Viagens e Passeios

Livro infantil: O segredo do anel e outros contos do bem-viver

12 de fevereiro de 2016

Na semana passada, recebi aqui em casa o livro O segredo do anel e outros contos do bem-viver, do selo Tordesilhinhas, da Editora Alaúde. Gente, que livro! Eu me apaixonei. Quase chorei em um dos contos e vou mandar para a professora da Manuela conhecer e avaliar se não vale a pena usar na escola.

o construtor de pontes

É um livro que reúne 11 histórias lindas. Algumas bastante conhecidas do público, outra menos, mas todas com mensagens que nos fazem pensar e ter vontade de mudar, sem chatice ou pieguice. A filosofia da obra é fazer o bem sem olhar a quem, construir pontes, agradecer, cooperar.

Na história que dá título ao livro, um rei pede aos sábios da corte um ensinamento que seja útil e verdadeiro em todas as ocasiões, pois tudo nesta vida passa – inclusive a glória. No conto seguinte, um homem pede a um carpinteiro que construa uma imensa cerca para eliminar de sua vista a propriedade do irmão, com quem tivera uma briga definitiva, o carpinteiro, porém, constrói uma ponte, e com este gesto de desobediência consegue unir os dois irmãos. Pelas palavras de um sábio monge, entendemos que o céu e o inferno habitam dentro de nós. E o filósofo Sócrates nos ensina a inutilidade da fofoca.

Na deliciosa “Xô, vaquinha magrela”, um mestre toma uma atitude radical para salvar a vida de uma família acomodada em sua desgraça, lembrando-nos como é verdadeiro o ditado que diz que há males que vêm para o bem. Já “A incrível mestra das tendas” mostra o valor da perseverança. Náufraga em vários momentos da vida, uma jovem está sempre aprendendo e se reinventando, recusando-se a se deixar abater. Ao final, o conhecimento que construiu vai lhe angariar o respeito de todo um povo.

A Manuela, aos 7 anos, gostou do livro, mas não entendeu de imediato as lições contidas. Foi preciso explicar. Mas ainda assim acho válido, pois são histórias que nós podemos ler para as crianças e levantar discussões e questionamentos. Eu tranquilamente indicaria o livro para todas as idades, pois, até para mim, foi impactante.

O autor

Lauro Henriques Jr. é mineiro, vive há mais de dez anos em São Paulo, onde trabalhou como jornalista em alguns dos principais veículos do país antes de dedicar-se ao universo da literatura. Já publicou sete livros.

A ilustradora

Ionit Zilberman nasceu na cidade de Tel Aviv, em Israel, mas chegou a São Paulo ainda criança, aos 6 anos. Aos 18 anos, cursou artes plásticas enquanto trabalhava numa livraria, onde começou a sonhar com os livros infantis. Os sonhos viraram desenhos, primeiro em algumas revistas, depois nos mais de 40 livros que já ilustrou. Aqui nesta obra, ela fez um trabalho maravilhoso. As ilustrações são de uma delicadeza incrível, sem perder a objetividade e traços que atraem o público infantil.

segredo-anel-alta

O segredo do anel e outros contos do bem-viver

Autor: Lauro Henriques Jr.
Editora: Tordesilhinhas (Alaúde)
Preço: R$ 42,00

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados