O post que escrevi sobre a birra das crianças teve uma grande repercussão off-line. Segundo os comentários, eu dei a entender que as crianças têm desculpa para a birra e não devemos brigar com elas!
Não, essa não é a minha opinião!
Sei que muitas vezes, as crianças apenas batem o pé para aquilo que querem ou não querem e cabe a nós dizermos os “não”. A ausência do nosso posicionamento como pais, nesses momentos de birra, pode levar à criação de pequenos ditadores que mandam e desmandam.
Mais ainda, que se tornarão adultos com problemas sérios de relacionamento e vivência social. Afinal, o mundo em que nossos filhos viverão não dirá sempre “sim” a eles. Dizer “não” é amar e preparar para a vida!
A Bíblia diz que o pai corrige o filho que ama e se não corrigirmos os nossos filhos ainda na primeira infância, depois pode ser tarde demais. Amar é corrigir!
Volto, entretanto, a lembrar que muitas vezes, é possível prevenir e evitar que os ataques de birra aconteçam. Muitas vezes, nossos filhos estão dando sinais de que estão cansados e ficando nervosos e, ao ignorarmos isso, estamos montando o cenário perfeito para a chegada da cena tão temida!
Precisamos aprender a compreender nossos filhos e buscar o equilíbrio entre o lado firme e o lado suave do amor. Isso é fundamental! Difícil, mas fundamental!
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 12 anos, e Ana Júlia, 7 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.
Saiba mais