fbpx
Para Mães e Pais coronavirus criança

O que as crianças precisam saber sobre o coronavírus?

13 de março de 2020

O coronavírus já foi definido como uma pandemia mundial devido ao número de países infectados. No Brasil, alguns casos já foram confirmados e há muito pânico causado por informações desconexas ou incorretas. Em tudo isso, a pergunta: como falar sobre coronavírus com as crianças? Meu filho precisa saber sobre o coronavirus?

Nada de pânico

A primeira coisa mais importante é que os pais e responsáveis dessa criança mantenham a calma. Nós somos aqueles que protegemos e transmitimos segurança a nossos filhos, não podemos agir no desespero.

Informação é essencial

Existem momentos trágicos da vida que não precisam ser compartilhados com as crianças. Porém, há situações em que a informação vai proteger o seu filho. Esse é um caso! Se a criança souber um pouco mais acerca da doença, poderá tomar medidas que a ajudarão a se proteger.

Explique de maneira simples

Você pode explicar que o coronavírus é um vírus parecido com o da gripe. Que entra no nosso corpo e nos faz ficar doentes, com tosse, febre e dificuldade para respirar. Porém, depois de alguns dias, ele vai embora e o paciente fica bem na maioria das vezes.

Porém, para algumas pessoas, o vírus pode fazer bem mal e é, por isso, que devemos cuidar para que ele não fique “passeando” por aí.

Cuidados básicos

Para evitar que o vírus vá para onde não deve, os cuidados das crianças envolvem:

Evitar beijos, abraços, mãos dadas: explique que o vírus gosta de “pular de uma pessoa para outra”, então devemos evitar o contato físico.

Manter as mãos limpas: ensine a criança a lavar a mão de maneira adequada. Especialistas dizem que uma boa lavagem dura em média 20 segundos. Escolha uma musiquinha para a criança cantar enquanto lava para controlar o tempo.

Álcool gel: o álcool 70° (gel ou líquido) é importantíssimo. Ensine a criança a passar com frequência e esperar secar na mão.

Pare de tocar o rosto: se não tiver certeza que a mão está bem limpa, não dá para ficar tocando olhos, boca e narizes. O mesmo vale para você, mamãe, que limpa o nariz e a boca do seu filho com a mão (#tamojunto)

Está com sintomas? Evite sair e ter contato com outras pessoas. Mães e pais, eu sei como é difícil manter a criança em casa quando está doente – principalmente, se temos que trabalhar -, mas é questão de saúde pública.

E verifique qual é orientação da sua cidade para investigar os sintomas (febre, tosse e dificuldade para respirar). Aqui em Curitiba, os pacientes com suspeita devem ligar para o SAMU antes de ir à unidade de saúde.

Vídeo para as crianças

Fafá Conta, maravilhosa, gravou um vídeo para as crianças.

Cartilha para ler com as crianças

O vídeo da Fafá foi baseada na cartilha escrita pela psicóloga infantil Manuela Molina (@mindheart.kids). Compartilhei no instagram também.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 11 anos, e Ana Júlia, 6 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2020 - Todos os direitos reservados