fbpx
Durante a Gravidez sexagem fetal

O que é sexagem fetal? Perguntas sobre o exame

6 de julho de 2021

Você já ouviu falar sobre o exame de sexagem fetal? É um exame laboratorial que consegue identificar o sexo do bebê de maneira mais precoce.

Pedi para o Thiago Guerino, biomédico e gerente de produto do DB Molecular (empresa referência na área de realização de exames de biologia molecular, genética e citogenética) para explicar um pouco sobre como funciona esse exame.

O que é a sexagem fetal?

É um exame de sangue que tem como objetivo a descoberta do sexo do bebê de modo mais precoce.

Quando dá para fazer a sexagem fetal?

O exame de sexagem pode ser feito a partir da 8ª semana completa de gestação. No caso de esperar pela ecografia, normalmente só é possível descobrir o sexo do bebê a partir de 13 ou 14 semanas, normalmente na morfológica de segundo trimestre. Aqui em casa demorou mais!

É confiável?

A taxa de confiabilidade é de 99%, segundo a DB Molecular. No caso da ecografia, existem dados que estimam 90% de confiabilidade na indicação do sexo pela ultrassonografia após as 18 semana.

Como que funciona a sexagem fetal?

É um exame de sangue (dois tubos) normal que visa buscar traços do cromossomo Y  no plasma da mãe. Como o Y é um cromossomo exclusivamente masculino, se estiver presente no sangue, o bebê é menino. Sua ausência indica que é uma menina.

Tem alguma contraindicação?

Uma contraindicação é para gestantes que receberam sangue ou passaram por um transplante de órgãos ou medula, no qual o doador era homem. Nesses casos, o resultado pode ser falso, visto que assim seria possível encontrar o cromossomo Y mesmo na gestação de um bebê do sexo feminino.

O plano de saúde cobre?

A Agência Nacional de Saúde (ANS) não inclui o exame de sexagem fetal no rol de procedimentos, ou seja, os planos de saúde não são obrigados a cobri-lo ou reembolsá-lo. Mas alguns planos englobam o exame em sua cobertura.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 12 anos, e Ana Júlia, 7 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2021 - Todos os direitos reservados