Ir para a praia com criança implica planejamento e carregar muitas coisas. Faz parte, né? Se você está entrando nessa aventura agora, segue minha sugestão sobre o que levar para a praia com bebê e também como se organizar para esse momento especial.
Antes de falar sobre o que levar, só quero ressaltar sobre a importância de levar a criança para a praia no tempo certo. Antes dos seis meses, bebês não devem usar filtro solar devido à sensibilidade da pele – mesmo os específicos podem ser prejudiciais. Portanto, antes disso não é tempo de levá-lo para a praia. Se ele já é mais velho, com os cuidados adequados, a família toda pode aproveitar esse verão à beira-mar.
Leia também:
Primeira vez do bebê na praia: dicas para aproveitar
Então, confere algumas dicas do que levar para aproveitar a praia com bebê.
Obs: As imagens são meramente ilustrativas e não refletem necessariamente as marcas que eu utilizo sempre.
Todo mundo sabe que tem que fazer sombra para o bebê, o problema é que muita gente não sabe que o guarda-sol de nylon – aquele que a maioria de nós temos – não protege dos raios ultravioleta. Prefira os de lona ou algodão escuro. É preciso ficar preocupado sim!
A dermatologista Annia Cordeiro explica que todo o sol que a gente toma ao longo da vida é acumulado na pele. Ou seja, se a pele do seu bebê sofrer com a radiação ultravioleta (mesmo que não tenha queimadura solar), ela vai acumulando isso ao longo da vida, aumentando a chance de desenvolver um câncer de pele na vida adulta. Não é frescura nem brincadeira!
Antes de sair de casa – uns 15 minutos antes – você deve aplicar o filtro solar na criança. Que deve ser um protetor específico para a idade. Geralmente os filtros solares infantis têm alto fator de proteção, são físicos (menos química) e são formulados para evitar alergia de pele.
Na bolsa, é importante você levar o filtro para a reaplicação. Eu gosto de levar o protetor solar em spray para reaplicar na praia. Isso porque fica bem mais fácil se a criança estiver molhada ou com areia no corpo.
Importante lembrar: o filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas ou depois de banho de mar, sudorese excessiva ou quando a pele é seca com toalha. Porque a gente tira tudo!
Leve garrafinha com água doce para emergências, como tirar a areia do olho e da boca – também útil para lavar a mão do bebê depois de ele mexer na areia.
Talco é a melhor maneira de tirar areia da pele. Sério, é impressionante. Eu uso para limpar a mão, o pé e para trocar a fralda (quando a criança volta do mar e tem que tirar a fralda de água para colocar a tradicional). Sai toda a areia da virilha e das partes íntimas. É só jogar o talco e depois tirar com a mão.
Para a criança sentar na beirada e mexer na areia. Essa vai ser aquela que vai sujar mesmo!
Esse é para o bebê dormir, se ficar com sono.
Na beira do mar, é comum ter um ventinho bem gelado. Então, se o bebê dormir, você pode cobri-lo.
Use o copo com bico e tampa para levar a bebida do bebê para a praia. Isso diminui as chances de sujar de areia e você pode jogar na bolsa com mais tranquilidade. Se a rotina do bebê incluir um lanche nesse horário, leve as frutas – preferencialmente em um pote térmico.
Uma toalha para secar após o mar e pelo menos uns três paninhos de boca (ou fralda de pano) – é impressionante como um paninho limpo faz falta.
Fralda limpa, pomada e roupa limpa para colocar para a soneca.
Se a criança usar chupeta, não esqueça de levar. E use um porta-chupeta para evitar que suje de areia.
Além de saco para o lixo que você produzir, é importante guardar as coisas que não podem sujar em saquinhos tipo ziploc: chupeta, celular, um paninho de boca reserva etc.
Se você ainda não está 100% feliz com seu corpo pós-parto, vá com um maiô ou outra roupa de praia bem confortável para que você possa sentar na areia e brincar com seu bebê sem neura.
Não deixe de registrar a primeira ida do bebê na praia!
O que mais você leva?
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais
Dia 17 vou está levando meu Bebê pela primeira x ,ele vai tá com 10 meses.
Amei as dicas, ja estava esquecendo bastante coisas rs
Vou aplicar todas as dicas, obrigada