Para Mães e Pais volta Às aulas

O que o professor do seu filho quer que você saiba no 1º dia de aula

2 de fevereiro de 2018

O 1º dia de aula não precisa ser tão tenso! Este post foi resultado de um aprendizado de anos das minhas filhas na escola, mas também conversando com uma amiga professora. A gente fez até um vídeo sobre o assunto.

Todo mundo está nervoso

Entenda que o professor também é um ser humano, então seja simpático, respeitoso, acolhedor, procure entender os sentimentos dele e mostre que você confia no trabalho dele. Afinal, não importa a idade ou se ele tem filho, se ele não fosse apto para estar naquela posição, não estaria.

Tenha (e demonstre) confiança em suas escolhas

O ponto acima está muito baseado na confiança. Você precisa confiar na escola em que matriculou seu filho, na metodologia, no projeto pedagógico etc. Isso é fundamental para você ficar tranquila e passar essa tranquilidade para a criança.

Explique para a criança o que deve acontecer no 1º dia de aula

Não faça comentários irreais, do tipo “você vai fazer muitos amigos e vai se divertir muito”. É o primeiro dia de aula, seja realista: “você vai conhecer pessoas novas e a rotina será diferente, mas a professora está lá para te ajudar e eu volto te buscar no final da tarde”.

Também não diga que vai ficar na escola e que voltará buscá-lo se ele chorar. Mesmo que você esteja disposta a isso, seu filho precisa aprender que a escola é um lugar importante para o desenvolvimento dele

Não rotule seu filho

1º dia de aula não é hora para chegar falando de todas as dificuldades de seu filho. A professora precisa conhecer e ter suas próprias impressões da criança. Lembre que o aluno reage de maneiras diferentes em locais e com professores distintos. Assim, não é porque ele teve dificuldade em uma matéria no ano anterior que ele terá novamente. Não crie pré-conceitos sobre ele para o novo professor.

Reunião na hora certa

O primeiro dia também não é hora de querer conversar com o professor sobre temas diversos. Ele está ocupado com outros pais e alunos. Então, se precisar, marque uma reunião ou peça para a escola te ligar.

Valorize a escola e o professor

Isso é por minha conta mesmo: seu filho precisa entender a importância da escola na vida dele e a autoridade que o professor tem em sala de aula. Ele deve respeitar os profissionais e ter a vida escolar como sua responsabilidade pessoal.

No mais, tenha um ótimo ano letivo!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 9 anos, e Ana Júlia, 4 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados