O 1º dia de aula não precisa ser tão tenso! Este post foi resultado de um aprendizado de anos das minhas filhas na escola, mas também conversando com uma amiga professora. A gente fez até um vídeo sobre o assunto.
Entenda que o professor também é um ser humano, então seja simpático, respeitoso, acolhedor, procure entender os sentimentos dele e mostre que você confia no trabalho dele. Afinal, não importa a idade ou se ele tem filho, se ele não fosse apto para estar naquela posição, não estaria.
O ponto acima está muito baseado na confiança. Você precisa confiar na escola em que matriculou seu filho, na metodologia, no projeto pedagógico etc. Isso é fundamental para você ficar tranquila e passar essa tranquilidade para a criança.
Não faça comentários irreais, do tipo “você vai fazer muitos amigos e vai se divertir muito”. É o primeiro dia de aula, seja realista: “você vai conhecer pessoas novas e a rotina será diferente, mas a professora está lá para te ajudar e eu volto te buscar no final da tarde”.
Também não diga que vai ficar na escola e que voltará buscá-lo se ele chorar. Mesmo que você esteja disposta a isso, seu filho precisa aprender que a escola é um lugar importante para o desenvolvimento dele
1º dia de aula não é hora para chegar falando de todas as dificuldades de seu filho. A professora precisa conhecer e ter suas próprias impressões da criança. Lembre que o aluno reage de maneiras diferentes em locais e com professores distintos. Assim, não é porque ele teve dificuldade em uma matéria no ano anterior que ele terá novamente. Não crie pré-conceitos sobre ele para o novo professor.
O primeiro dia também não é hora de querer conversar com o professor sobre temas diversos. Ele está ocupado com outros pais e alunos. Então, se precisar, marque uma reunião ou peça para a escola te ligar.
Isso é por minha conta mesmo: seu filho precisa entender a importância da escola na vida dele e a autoridade que o professor tem em sala de aula. Ele deve respeitar os profissionais e ter a vida escolar como sua responsabilidade pessoal.
No mais, tenha um ótimo ano letivo!
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais