Durante a Gravidez conselhos para grávidas

Pés inchados na gravidez: o que fazer?

21 de julho de 2016

Durante a gestação, acontecem muitas mudanças hormonais no corpo da mulher. Além disso, são comuns alguns desconfortos, como enjoos, dor nas costas e pernas, azia (ai, como eu sofria com azia), dificuldade para dormir… E também os famosos pés inchados na gravidez. Você sabe por que os pés das gestantes incham tanto?

De acordo com o ginecologista e obstetra, Maurício Sobral, ao longo da gestação uma das mudanças hormonais acaba dilatando os vasos sanguíneos. Isso facilita a passagem de líquidos do interior dos vasos para fora do sistema circulatório, causando o inchaço.

“No final da gravidez acontece a compressão do útero sobre as veias da pelve, o que diminui o retorno venoso (quantidade de sangue que chega ao coração por minuto) dos membros inferiores para o coração, outro fator que favorece o inchaço. Além disso, algumas mulheres também sofrem com vasos e varizes decorrentes da gravidez, porém, devem desaparecer em cerca de três meses após o parto”, completa o médico.

Ou seja, a circulação sanguínea (ou a falta dela) é a responsável pelos pés inchados na gravidez.

Como lidar com os pés inchados na gravidez?

Para ajudar, o especialista recomenda repousar deitada de lado. Dessa maneira o útero se desloca para frente e libera as veias da pelve para a circulação do sangue.

“Evitar levantar peso e seguir com uma vida saudável, com alimentação balanceada e exercícios físicos, são essenciais para controlar o inchaço. É preciso ficar atenta também a ingestão de sal e  alimentos gordurosos e industrializados, pois podem intensificar a retenção de líquidos”, finaliza Sobral.

pés inchados na gravidez

Sobre o especialista

Doutor Maurício Luiz Peixoto Sobral, CREMESP 90722, é especialista em Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia. Tem título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) de Especialista em Mastologia (TEMA). Também é preceptor de ginecologia e obstetrícia do Hospital Vila Nova Cachoeirinha (SP). Realizou mais de 10.000 partos e cirurgias ginecológicas ao longo dos 17 anos de formado. Tem larga experiência em Obstetrícia no atendimento público e privado em grandes Hospitais. Além disso é Sócio-diretor da Aclimed – Clínica Médica Aclimação Ltda.  www.facebook.com/dr.mauriciosobral

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados