fbpx
Sem categoria

Princípios são maiores do que regras e métodos

23 de setembro de 2021

Uma das regras básicas aqui de casa (e imagino que na maioria das casas) é “arrumar o que bagunçou”.

Por isso, desde muito cedo, bato nessa tecla com as meninas. Além disso, sempre que tinha criança visitando aqui em casa, eu já dava aquele toque “peça para ela te ajudar a arrumar a bagunça que fizerem porque senão você terá que arrumar sozinha depois que ela for embora”.

E o mesmo eu fazia quando estávamos na casa de alguém: “filha, arruma a bagunça porque daqui a pouco estamos indo”.

Certo dia, conversava com uma amiga e falávamos sobre como as crianças não gostam de arrumar a bagunça – ela falava sobre seu filho em uma ocasião específica. E eu comentei sobre ensiná-lo a pedir para o convidado ajudar e ela me falou algo que me marcou:

“Eu não quero que ele faça isso porque quero ensiná-lo que quando recebemos pessoas, nos divertimos e fazemos o melhor para nossos convidados, mesmo que haja o ônus da bagunça depois”.

Eu sei que para muitas pessoas pode não fazer sentido. Mas, para mim, fez completamente! Porque ainda que a organização seja uma regra importante; a hospitalidade é um princípio ainda maior para a minha família. Assim, a regra precisa estar submetida ao princípio, que é maior!

Isso deve guiar a educação dos meus filhos.

Elas vão seguir sendo ensinadas a organizar a bagunça que fizerem na casa dos outros, mas – aqui em casa – as ensinarei a receber as pessoas e a servirem como Jesus faria.

Eu não gosto, por exemplo, que minhas visitas lavem louça na minha casa (ainda que haja certa pessoa que eu nunca consigo tirar da pia, né dona Du?!) porque eu prefiro aproveitar a companhia e porque eu JAMAIS deixaria Jesus sequer tirar a mesa do jantar se ele viesse comer aqui em casa (se bem que tenho certeza de que Ele iria querer fazê-lo).

Enfim, conjecturas mil para lembrar que as regras e métodos são válidos e podem ser de grande ajuda, mas na prática do dia a dia não esqueça de submete-los aos valores e princípios mais importantes que norteiam a sua família!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 12 anos, e Ana Júlia, 7 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2021 - Todos os direitos reservados