Você sabia que afogamento, sufocação, intoxicação e queimadura ainda matam mais de 2 mil crianças por ano no Brasil? Desses casos, cerca de 30% acontecem com crianças entre 1 e 4 anos, fase em que elas começam a andar e explorar a casa. Nessa hora, a gente precisa investir na segurança de nossos filhos. Itens de segurança como protetor de tomada ou travas de portas e gavetas são essenciais para prevenir acidentes, como queimadura por choque elétrico ou ingestão de produtos tóxicos.
Acredito que a gente precisa, sim, ensinar limites, onde pode ou não mexer, o que pode ou não pegar. Porém, crianças até 6 anos não tem o cérebro completamente organizado para obedecer ordens de maneira racional sempre; elas ainda estão desenvolvendo esse raciocínio. Além disso, de zero a quatro anos, há questões naturais da idade que aumentam o risco de acidentes:
- Elas não reconhecem os perigos
- Ainda estão desenvolvendo sua coordenação motora
- O peso de sua cabeça possui uma proporção muito alta em relação ao peso total do corpo, o que favorece o desequilíbrio (a cabeça de um adulto equivale a 6% de sua massa corpórea; em crianças, essa proporção é de 25%).
(Fonte: ONG Criança Segura)
Confira algumas dicas da ONG Criança Segura, sobre como prevenir acidentes e conheça alguns itens de segurança para ter em casa. Os produtos foram fotografados na Xiquita Premium – megastore com coisas para bebês e crianças em Curitiba.
Como prevenir afogamentos?
- Nunca deixe crianças sozinhas quando estiverem dentro ou próximas da água, nem por um segundo.
- Ensine as crianças que nadar sozinhas, sem ninguém por perto, é perigoso.
- Fique atento! Crianças pequenas podem se afogar em qualquer recipiente com mais de 2,5 cm de água ou outros líquidos, seja uma banheira, pia, vaso sanitário, balde, piscina, praia ou rio.
- Depois do uso, mantenha vazios, virados para baixo e fora do alcance das crianças baldes, bacias, banheiras e piscinas infantis;
- Deixe a porta do banheiro e da lavanderia fechada ou trancada por fora e mantenha a tampa do vaso sanitário baixada (se possível, lacrada com um dispositivo de segurança)
Como prevenir queimaduras
- Mantenha as crianças longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições.
- Cozinhe nas bocas de trás do fogão e sempre com os cabos das panelas virados para dentro.
- Evite cuidar, ficar perto ou carregar as crianças no colo enquanto mexe em panelas no fogão ou manipula líquidos quentes. Até um simples cafezinho pode provocar graves queimaduras na pele de um bebê.
- Deixe comidas e líquidos quentes no centro da mesa, longe do alcance das crianças.
- Não utilize toalhas de mesa compridas ou jogos americanos. As crianças podem puxar esses tecidos, causando escaldadura ou queimadura de contato.
- As tomadas devem estar protegidas por tampas apropriadas, esparadrapo, fita isolante ou mesmo cobertas por móveis.
- Deixe itens inflamáveis, como roupas, móveis, jornais e revistas, longe da lareira, do aquecedor e do radiador.
- Guarde fósforos, isqueiros, velas e outros produtos inflamáveis em locais altos e trancados, longe do alcance das crianças.
- Muito cuidado com o álcool. Ele é responsável por um grande número de queimaduras graves em crianças. Guarde o produto longe do alcance delas.
Como prevenir envenenamento e intoxicação
- Mantenha os produtos tóxicos em suas embalagens originais para não confundir as crianças.
- Dê preferência por produtos cujas embalagens possuam tampas de segurança a prova de abertura por crianças;
- Sempre preste atenção em onde deixa os produtos tóxicos enquanto os usa e mantenha supervisão constante sobre ele.
- Jogue fora medicamentos com data de validade vencida e outros venenos potenciais. Procure por produtos de limpeza que você não utiliza mais e desfaça-se deles;
- Quando adquirir um brinquedo ou qualquer outro produto para a criança, certifique-se que ele é atóxico, ou seja, que não contenha componentes tóxicos;
- Guarde todos os produtos de higiene e limpeza, venenos e medicamentos trancados, em lugar alto e fora do alcance das crianças.
- Dica bacana: use travas de armário e gavetas para manter os produtos fora do acesso das crianças.
Como prevenir quedas
- As crianças devem brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são lugares para brincar.
- Use portões de segurança no topo e na base das escadas e corrimão. Caso a escada seja aberta, instale redes de proteção ao longo dela.
- Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos. Os espaços das redes e grades devem ser de no máximo 6 cm.
- Mantenha camas, armários e outros móveis longe das janelas, pois eles podem facilitar que crianças os escalem e se debrucem para fora do prédio ou casa;
- Cuidado com pisos escorregadios e coloque antiderrapante nos tapetes.
- Ensine as crianças a guardarem seus brinquedos depois de brincarem.
- Nunca coloque o bebê conforto em lugares altos, com superfícies lisas e escorregadias, como mesas e balcões.
- Mantenha sempre uma mão segurando o bebê durante a troca de fraldas. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, camas ou outros móveis, mesmo que seja por pouco tempo.
- O uso de andadores não é aconselhado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Além de comprometerem o desenvolvimento saudável da criança, podem causar sérias quedas;
Outros itens de segurança para casa com bebê
Objetos e locais simples da casa podem se tornar perigosos para as crianças. Dois itens de segurança que podem ser muito importantes são:
- Protetor de quinas de móveis.
- Protetor de porta – para não bater e não machucar os dedinhos dos pequenos.
E você, quais desses itens de segurança utilizou?
Onde comprar itens de segurança para casa com bebê em Curitiba
Você encontra esses e outros itens de segurança para a casa com bebê na Xiquita Premium, em Curitiba. Ache a loja mais perto de você: Al. Carlos de Carvalho, 1663; Rua dos Funcionários, 961 e o outlet: Rua João Dembinski, 3389. Telefone: 41 3019-9070.
Esse conteúdo foi apoiado pela Xiquita Premium, marca em que confiamos e confia em nós.