Para Mães e Pais

Reação da vacina BCG (tuberculose) e outras dúvidas

24 de julho de 2017

A vacina BCG é conhecida por deixar aquela cicatriz que todo mundo tem (ou deveria ter) no braço. Por isso, ela assusta muitas mães após a aplicação. Afinal, qual é a reação da vacina BCG/ Tuberculose? Como saber se aquela feridinha no braço do bebê é normal ou não?

Essa vacina deve ser tomada até os 30 dias de vida do bebê (ele deve estar com mais de 2,5 kg) e tem como função prevenir tuberculose. Não significa que você estará totalmente imune, mas se, por um acaso, tiver a doença será de maneira bem mais branda. Diferentemente de outras vacinas que podem ser orais ou intramusculares, a BCG é intradérmica e exige uma técnica diferenciada de aplicação. Para cumprir sua função, a vacina causa uma espécie de infecção no braço. Inicialmente, a reação normal da BCG é fazer uma pequena ferida, que pode vazar um pouco e depois cicatriza. Para a nossa triste surpresa, o meu sobrinho teve uma reação adversa anormal à vacina. A ferida no braço ficou muito grande, infeccionou muito e foi preciso tomar antibiótico.

Por isso, pedi à minha irmã (não a mãe do meu sobrinho) – que é médica de família – para esclarecer um pouco algumas dúvidas comuns sobre a vacina:

O que é normal e esperado na reação da vacina BCG?

Na área da aplicação, a reação da vacina BCG resulta em uma pústula de até 1,5cm: uma elevação da pele que fica vermelha com um pontinho branquinho no meio, parecendo pus. Ela vai abrir sozinha e vazar; os pais não devem tentar estourar.

Quando que a reação começa e quando deve passar?

A pústula aparece cerca de 45 dias após a aplicação da vacina e deve desaparecer em até 15 dias.

Pústula em processo de cicatrização

Preciso ter algum cuidado especial após a vacina? E com a pústula?

No dia da aplicação, o bebê pode mexer menos o braço, mas como é muito pequeno ainda, quase não percebemos. Não é uma vacina que faz febre, então não é necessário nenhum medicamento. Pode-se lavar normalmente a região onde está a pústula evitando esfregar. Não precisa nem se deve fazer curativo.

Que sintomas apontam uma reação anormal?

A vacina pode apresentar a reação pela falta de técnica adequada de aplicação, mas também por uma reação do sistema imunológico do bebê. Alguns sinais são uma pústula muito grande (a do meu sobrinho chegou a 3cm), infecção na área (muito vermelha, excesso de pus) e aparecimento de linfonodos (aquelas bolinhas que se sente ao apalpar regiões próximas à clavícula e axila).

Pústula muito grande e infeccionada no bracinho do meu sobrinho.

O que fazer em caso de reação anormal?

Se você tiver dúvidas de que algo está errado com a reação da vacina BCG, vá à unidade de saúde para que a criança passe por uma avaliação e, se necessário, inicie um tratamento!

reação da vacina bcg

Muito pus indicando infecção na pústula

Se a criança não apresentar a pústula?

A pústula e a cicatriz indicam que a vacina fez efeito. Se não houver a reação esperada no braço, é preciso informar na unidade de saúde para que sejam feitos os procedimentos para verificar a eficácia da aplicação ou refazer a dose.

A foto em destaque no começo do post é da Mariana Giamundo

Dificuldade para medir a febre da criança ou do bebê?

Esse termômetro só precisa ficar encostado por 1 segundo na testa da criança para dar a temperatura! Também pode ser usado para ambientes ou para superfícies (como mamadeira).

Clique na imagem para saber mais e comprar

*Política de transparência: Todas as vendas por esse link são comissionadas! :)

termometro de testa bebê

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Comentários

  1. Cristina Corrêa disse:

    meu filho que hoje está com 3 anos quando recém- nascido tomou a bcg a infermeira do sus aplicou a vacina e depois segundo elaa vacina vazou toda para fora,, ela pediu para eu esperar uns 20 dias para ver se tinha necessidade de reaplicar,, esperei mas não fez a bolinha nem marca,,, ficou como se não tivesse tomado,, quando voltei no posto de saúde ela se negou aplicar a vacina de novo,, ela disse que tinha pegado e que alguns não fica marca … não havia necessidade de reaplica-lá… falei com meu pediatra ele concordou com a posição dela,, eu acabei deixando por isso mesmo,,, hoje ele está com 3 anos,,, como tive agora outro bebê e a bcg está encaminhando tudo corretamente me surgiu essa dúvida em relação ao ocorrido com meu primeiro filho, ele está imunozado? ou não como saber e o que posso estar fazendo para saber?

  2. Ana Paula disse:

    Minha filha está com 3 meses e agora que a vacina bcg inflamou e saio pus só que ela está dando febre e normal?essa febre pode ser da vacina?

  3. Dalila disse:

    Meu filho tem 7 mês e a bcg tá uma bolinha com sangue algum sabe me explicar oque pode ser isso que está acontecendo

  4. Sandra Santos disse:

    Minha bebé tem 1 mês e 2 semanas
    a vacina inflamou e sem querer passei a mão no braço aquilo espremeu tudo saiu o pús todo criou um buraqúnico depois de 2 dias inflamau novamente e tem pus o que devo fazer? Ao trocar de roupa saiu mas um pouco de pús ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados