fbpx
Para Mães e Pais pode dar remédio para febre antes da vacina

Remédio para febre antes da vacina é prejudicial

1 de setembro de 2017

Eu já ouvi muita gente perguntar se pode dar remédio para febre antes da vacina (tipo paracetamol) para prevenir possíveis reações no bebê. Entretanto, isso é muito prejudicial, pois reduz a resposta da vacina.

Conversei com o Dr. Renato Kfouri, vice-presidente do departamento de imunizações da Sociedade de Pediatria de São Paulo, e ele explicou que os remédios antitérmicos – aqueles que a gente dá para febre – podem ser usados se houver reação APÓS a vacinação, mas não antes, como forma de prevenção.

“Até algum tempo atrás, era comum as pessoas fazerem a profilaxia. Mas foi realizada uma série de estudos com pacientes que tomaram paracetamol antes da imunização e outros que não usaram o medicamento. Aqueles que tomaram o remédio tiveram uma redução significativa na produção dos anticorpos, ou seja, a função da vacina foi comprometida”, explicou. Ou seja, nada de dar remédio para febre antes da vacina!

Hoje os médicos já entendem isso e, por isso, não pode dar remédio para febre antes da vacina. É contraindicado dar qualquer medicamento como prevenção de reações!

“Existem situações, em que as crianças têm algum comprometimento neurológico ou apresentam convulsão febril, em que essa prevenção é indicada. Mas são casos muito específicos e o ideal é seguir a recomendação do pediatra.”

Exceção: quando pode dar remédio para febre antes da vacina

A única exceção à essa regra é a vacina de meningite B que foi disponibilizada recentemente, há cerca de dois anos.

“Os fabricantes realizaram os teste utilizando o medicamento antitérmico como prevenção e não houve nenhum tipo de prejuízo na produção dos anticorpos com essa vacina. Então, como ela tende a apresentar bastante reação, nesse caso somente, é comum o pediatra indicar a profilaxia.”

Dificuldade para medir a febre da criança ou do bebê?

Esse termômetro só precisa ficar encostado por 1 segundo na testa da criança para dar a temperatura! Também pode ser usado para ambientes ou para superfícies (como mamadeira).

Clique na imagem para saber mais e comprar

*Política de transparência: Todas as vendas por esse link são comissionadas! :)

termometro de testa bebê

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Comentários

  1. Erika disse:

    Posso da Dipirona depois da vacina pra aliviar a dor

    1. Melina disse:

      Converse com seu médico!

  2. Josiane disse:

    Tenho uma bb de 05 dias de nascida e não tomou nenhuma vacina posso da remédio pra ela antes da vacina

  3. Joice disse:

    Oi meu filho tomou a vacina tmb uma gotinha uma no braço e uma na perna,ele tomou faz dois atrás ele ta arrastando a perna dói quando pega ou dobra a perna é normal quando tempo fica assim sera3…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 11 anos, e Ana Júlia, 6 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2020 - Todos os direitos reservados