Para Mães e Pais sintomas câncer infantil crianças e adolescentes

Sintomas de câncer infantojuvenil (câncer em crianças e adolescentes)

19 de setembro de 2018

O câncer infantojuvenil – câncer em crianças e adolescentes – infelizmente, ainda é uma das causas mais comuns de morte não acidental. A boa notícia é que a doença tem 70% de chances de cura se diagnosticada precocemente. Para isso, é fundamental saber quais são os sintomas do câncer infantojuvenil.

– Dores de cabeça pela manhã e vômito;
– Caroços no pescoço, axilas, virilha e ínguas que não resolvem;
– Dores nas pernas;
– Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
– Aumento do tamanho de barriga;
– Brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

Por serem sintomas comuns a outras doenças também, é necessário observação e avaliação médica. Se não desaparecerem em um prazo de 7 a 10 dias, volte ao médico e insista para obter um diagnóstico mais detalhado com exames laboratoriais e radiológicos.

sintomas de câncer infantojuvenil crianças e adolescentes

Movimento dourado

O mês de setembro é marcado pela campanha nacional de conscientização do câncer infanto-juvenil, o Setembro Dourado, reconhecido dessa maneira como forma de lembrar que as crianças valem ouro.

Em parceria com uma das mais representativas instituições brasileiras sem fins lucrativos de apoio ao tratamento do câncer infanto-juvenil, o Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer (GRAACC), a Bettanin desenvolveu a campanha Movimento Dourado para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 12.500 crianças e adolescentes desenvolverão câncer no Brasil ao longo de 2018. A instituição aponta a prevenção como principal arma de combate à doença. A cada minuto, uma criança é diagnosticada com câncer no mundo. No Brasil, o câncer infanto-juvenil é uma das causas de morte não acidental mais comuns. Felizmente, a doença possui cerca de 70% de chances de cura se diagnosticada precocemente.

Saiba mais em: graacc.org.br.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 9 anos, e Ana Júlia, 4 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados