Sobre Filhos

Saiba sobre a importância de vacinar seu filho desde cedo

1 de março de 2016

Os bebês precisam de cuidados especiais quando nascem por não terem ainda proteção contra os agentes nocivos que circulam em nosso meio e que para os adultos se tornam inofensivos pelo fato de já terem anticorpos suficientes para defesa do sistema orgânico.

Com as crianças não funciona assim, pois quando estão nos primeiros meses e anos de vida, não possuem as mesmas defesas, por isso é de suma importância vacinar seu filho desde cedo para que ele esteja protegido contra doenças e vírus dos mais comuns aos mais graves.

importancia-da-vacina-para-o-bebe

Vamos tomar como exemplo o sarampo que é uma doença conhecida há muitos anos e que infelizmente ainda mata e põe em risco muitas pessoas em todo o planeta. No Brasil pouco se ouve falar em contágio, mas ainda tem crianças, poucas, e até adultos que são diagnosticados com sarampo. Uma doença viral que compromete o sistema respiratório, dores no estômago, infecção no intestino e nos ouvidos dentre outros danos.

Em geral, a vacina contra o sarampo é gratuita, fornecida pelo Ministério da Saúde, mas os pais podem optar pela vacinação particular realizada em clínicas especializadas que atuam com todo o segmento de vacinas incluindo as doses subsequentes de reforço, importante para a total prevenção.

Outra doença que assim como todas requer atenção é a tuberculose e para evitar o contágio, o bebê deve tomar a vacina logo após nascer, que é a BCG.

Não há riscos quando a vacinação é realizada respeitando todos os critérios de segurança e armazenagem, aliás, essa é uma preocupação que pouco se fala, mas que deve ser observada pelos pais. Para que haja eficácia na imunização, a vacina precisa ser armazenada dentro dos padrões recomendados pelos laboratórios em que foram produzidas.

Veja o quanto é importante vacinar seu filho, compare os índices de crianças que foram registradas com sarampo e poliomielite nas últimas décadas com os registros os últimos 10 anos. Verá que o número de infectados caiu para quase zero, pois as crianças estão sendo vacinadas cada vez mais cedo e com o apoio dos pais, obedecendo ao cronograma do calendário de vacinação.

É indiscutível o quanto é importante e necessário vacinar as crianças. Podem chorar, gritar ou fazer beicinho, tudo isso é apenas um momento de poucos minutos que garantirá a saúde de toda uma vida. Os pais não precisam se sentir culpados por parecer estar causando desconforto nos filhos, ao contrário, o que estão fazendo é um ato de amor.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =

Comentários do Facebook

PUBLICIDADE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados