Acho que ninguém tem dúvida sobre os benefícios da amamentação exclusiva para a saúde do bebê e da mãe. Se alguém ainda não sabe ou duvida dessas vantagens, sugiro que leia a respeito.
O leite materno contém todos as vitaminas e anticorpos para o bebê. Para a mãe, o aleitamento ajuda a voltar à antiga forma. E o processo ainda ajuda na criação de um vínculo afetivo entre mãe e bebê! Mas, como acredito que esse assunto já é bem claro, queria mostrar algumas outras vantagens da amamentação exclusiva… um tanto quanto egoístas!
São vantagens que me levam a crer que se o aleitamento materno não existisse, seria inventado como solução para a correria dos tempos modernos!
Está sempre pronto – Ninguém tem tempo para ficar preparando fórmulas infantis, principalmente, quando se tem um bebê de menos de 6 meses chorando de fome (que desespero!). Nos dias atuais, o fato de o leite materno estar sempre pronto nos permite ter mais tempo para curtir o bebê, cuidar de si mesmo e aproveitar seus hobbies.
Está sempre quente – Essa vantagem na verdade, completa a anterior. Isso torna o aleitamento materno a forma de alimentação mais prática do mundo! Assim, o bebê pode ser alimentado em qualquer lugar e a gente evita o uso do micro-ondas, ganhando uns pontinhos com a natureza.
Está sempre na embalagem correta – Você não precisa ficar guardando em um recipiente especial (salvo mulheres que precisam armazenar o leite por alguma dificuldade de amamentar seu filho). Além de evitar contaminação por problemas de armazenamento, é uma coisa a menos para se preocupar na hora de sair com o filhote! Tem que separar fraldas, mudas de roupas e tantas outras coisas… mas o leite? não precisa de preocupar, é só levar o peito!
Não custa nada – Gente, em tempos de crise, essa pode ser a vantagem mais importante da amamentação! Quando minha filha saiu do hospital, ela estava na UTI e corria o risco de precisar complementar a alimentação com o PreNAN. Uma lata custa R$ 90,00. Graças a Deus, ela não precisou. Mas muitas mulheres que não podem amamentar, precisam alimentar seus filhos com fórmulas infantis que custam em média 20 reais a lata. O leite materno nunca vai acabar… enquanto o bebê mamar, ele sempre estará lá.
Bem, as vantagens são muitas e poderia ficar escrevendo por horas… mas se você ainda não ficou convencida, tem um argumento que é tiro e queda: AMAMENTAR EMAGRECE! Uma mãe queima cerca de 500 calorias a mais por dia, na produção de leite e na amamentação! Pois é, amamentar faz bem para o bebê, para a mamãe e também para o papai apaixonado…
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 12 anos, e Ana Júlia, 7 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.
Saiba mais