Para Mães e Pais crianças precisam de elogio

7 necessidades básicas da criança #5: Criança precisa de elogios

10 de julho de 2020

Criança precisa de elogios.

Elogios é a quinta de sete necessidades que toda criança tem, segundo o autor John M. Drescher, autor de Sete necessidades básicas da criança (saiba mais sobre o livro aqui).

Leia também: Crianças precisam amar e serem amadas.

Esse tema é um dos meus preferidos (coincidentemente, um dos meus maiores desafios em casa): crianças precisam de ELOGIOS!

Criança precisa de elogios.

A verdade é que nós temos grande facilidade em repreender, corrigir e criticar os nossos filhos. É muito fácil apontar os erros e o que não foi feito por eles. Porém, segundo o autor, as maiores mudanças no comportamento de qualquer pessoa não vêm pela crítica e sim pelo elogio.

“Um grama de louvor pode fazer mais do que uma tonelada de críticas.”

Se você olhar em retrospecto a sua própria vida, você muito provavelmente lembra de palavras de motivação e elogio que recebeu de pais, professores ou outras pessoas que deram a você autoconfiança e motivação para melhorar em várias áreas.

Por outro lado, a crítica te leva, muitas vezes, a mudar pontualmente e limitadamente um comportamento. Mas não estimula a melhorar!

Como elogiar a criança?

“O elogio feito com sinceridade é o calor e a ternura que todos precisamos para mudar se ser melhor.”

“Elogiar não estraga a criança. A criança que não recebe um elogio ao fazer uma coisa digna de louvor é aquela que irá buscar recebê-lo de maneira bizarra. Quando o grupo a louva por mentir ou roubar, ela procurará naturalmente a se tornar perita nisso.”

Listo aqui algumas alguns pontos citados pelo autor para tornar o elogio mais efetivo!

Elogie o desempenho e não a sua personalidade. Quando você elogia algo que a criança fez (e não o que ela é), você permite que ela saiba quais são os comportamentos louváveis. É concreto e não abstrato. “Parabéns. Você é muito bonzinho” x “Parabéns por ter compartilhado seu brinquedo. Você foi generoso e fez o seu irmão feliz.”

Além disso, elogie o esforço mesmo que o sucesso não seja completo. Ex: “Vi que você procurou organizar todos os pijamas no armário” – mesmo que eles não estejam bem arrumados como você gostaria.

Entenda que o elogio é necessário especialmente por parte das pessoas importantes para a criança A opinião dos pais é fundamental para a criança! “A falta de reconhecimento faz com que a criança se sinta desnecessária, indesejada e se julgue um aborrecimento.”

Elogie com sinceridade A criança sabe quando você é sincero! Então, não elogie o que não for louvável na sua opinião. Se você não achou o desenho bonito, não diga que é. Elogie algo do desenho ou do esforço da criança que merece louvor.

A atitude dos pais é tão importante quanto o elogio Só falar por falar sem nem ouvir a criança não é um elogio efetivo!

Elogie a criança quando ela faz algo por iniciativa própria Fazer algo louvável sem ninguém mandar merece um encorajamento especial, segundo o autor. Isso inclui elogiar “o perdedor”. Se a criança tentou, mas não conseguiu, porém recebe um elogio pela iniciativa, ela irá ser motivada a tentar mais vezes!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − seis =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados