Para Mães e Pais crianças precisam de disciplina

7 necessidades básicas da criança #6: Disciplina

11 de julho de 2020

Disciplina é a sexta de sete necessidades que toda criança tem, segundo o autor John M. Drescher, autor de Sete necessidades básicas da criança (saiba mais sobre o livro aqui).

Leia também: Crianças precisam de elogios.

“A criança que tem liberdade ilimitada se assusta: ela suspeita que não é amada”, Leonard Gross.

Essa frase é citada pelo autor do livro falando sobre a importância de incluir limites claros para os filhos exatamente como prova de amor e cuidado.

A verdade é que há vários “inimigos” para que a disciplina (tem uma aula só sobre isso lá no nosso curso Disciplina que Funciona) e um deles é o desejo que a criança nos aprove – pais e mães. E infelizmente, paternidade implica tomar decisões que nem sempre são agradáveis a eles ou a nós – porém, que são importantes e essenciais para o bem do filho.

Vamos a alguns pontos importantes sobre disciplina?

*Disciplina não é castigo* Permitir ou colocar consequências aos comportamentos errados é parte do processo de disciplina, mas não é todo o processo. “A disciplina envolve a modelagem total do caráter da criança, encorajando o bom comportamento e corrigindo aquele que é inaceitável.”

O autor compara os pais com um jardineiro que cultiva as plantas (bons comportamentos) ao mesmo tempo que arranca as ervas daninhas (maus comportamentos).

O propósito da disciplina

Nesse processo é fundamental se questionar: por que disciplino meu filho? Qual é o objetivo final. Isso nos ajudará a nos mantermos no rumo certo.

Métodos de disciplina

O autor cita algo CHOCANTE: o método não importa tanto quanto a resposta da criança às ações disciplinares do pai e da mãe. Mas ele cita três categorias gerais em que os métodos se encaixam e devem ser consideradas.

1) Regulamentos: a criança entende que os pais estabelecem regras e elas devem ser cumpridas. Especialmente nos primeiros anos, em que seu filho não consegue compreender a razão de não fazer algo, esses limites claros e consistentes são fundamentais.

2) Imitação: a criança busca ser como aqueles que ela admira. Pais, vocês precisam ser o maior modelo dos bons comportamentos que desejam que seus filhos reproduzam.

3) Inspiração: A disciplina e as regras não vão ser eficazes se não existir dentro da casa uma estrutura de bons sentimentos, afeição e alegria. Os métodos jamais são tão importantes quando a consistência dos pais e um espírito presente de querer ajudar a criança. “O filho deve sentir a boa vontade e a afeição dos pais. As crianças gostam de faces sorridentes e respondem a elas”

Nenhum método é eficaz em um dia, um instante. A disciplina é um trabalho para a vida toda. Enquanto a criança estiver sob nossos cuidados, estaremos ensinando, educando, corrigindo disciplinando, etc.

crianças precisam de disciplina

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 11 anos, e Ana Júlia, 6 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2020 - Todos os direitos reservados