Coceira na barriga de grávida é estria? Muita gente tem essa dúvida.
Conversando sobre o assunto com a dermatologista Annia Cordeiro, ela desmistificou muitas coisas quando o assunto é coceira na barriga de grávida e estrias. Dê uma olhada nas orientações da especialista:
Normalmente, a barriga coça (como toda pele) porque está seca! Algumas grávidas desenvolvem um prurido decorrente da própria gestação (motivos hormonais). São pequenas bolinhas que aparecem no corpo e coçam bastante.
Não. Não necessariamente!
Não. Mas pode machucar a pele e não é indicado.
Hidratar ajuda bastante. Não passe nenhum remédio sem consultar o médico e avisar que está grávida.
Hidrate bastante e adequadamente, mas – acima de tudo – não ganhe mais peso do que o indicado. Por mais hidratada que a pele esteja, o tecido não resiste ao excesso de peso e não consegue esticar tanto sem “se partir”.
O óleo evita a perda da água, ou seja, a desidratação. Mas ele não hidrata e a pele seca vai continuar seca. O ideal é usar um creme ou loção hidratante, de acordo com a indicação médica.
Procure um dermatologista para que ele indique se há algo que pode ser feito durante a gravidez. Normalmente, você vai poder fazer algo após o período da amamentação.
Existem alguns produtos específicos para gestantes. Eles são direcionados porque tem uma composição química mais “suave” para evitar alergias e irritações.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais