Coceira na barriga de grávida é estria? Muita gente tem essa dúvida.
Conversando sobre o assunto com a dermatologista Annia Cordeiro, ela desmistificou muitas coisas quando o assunto é coceira na barriga de grávida e estrias. Dê uma olhada nas orientações da especialista:
Normalmente, a barriga coça (como toda pele) porque está seca! Algumas grávidas desenvolvem um prurido decorrente da própria gestação (motivos hormonais). São pequenas bolinhas que aparecem no corpo e coçam bastante.
Não. Não necessariamente!
Não. Mas pode machucar a pele e não é indicado.
Hidratar ajuda bastante. Não passe nenhum remédio sem consultar o médico e avisar que está grávida.
Hidrate bastante e adequadamente, mas – acima de tudo – não ganhe mais peso do que o indicado. Por mais hidratada que a pele esteja, o tecido não resiste ao excesso de peso e não consegue esticar tanto sem “se partir”.
O óleo evita a perda da água, ou seja, a desidratação. Mas ele não hidrata e a pele seca vai continuar seca. O ideal é usar um creme ou loção hidratante, de acordo com a indicação médica.
Procure um dermatologista para que ele indique se há algo que pode ser feito durante a gravidez. Normalmente, você vai poder fazer algo após o período da amamentação.
Existem alguns produtos específicos para gestantes. Eles são direcionados porque tem uma composição química mais “suave” para evitar alergias e irritações.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 12 anos, e Ana Júlia, 7 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.
Saiba mais