Sobre Filhos quando levar o bebê ao dentista pela primeira vez

A primeira consulta no dentista deve ser ainda na barriga da mãe

1 de novembro de 2017

Você sabe quando levar o bebê ao dentista? Na verdade, a primeira consulta no odontopediatra deveria ser quando a criança ainda está na barriga da mãe. Isso porque os cuidados com a higiene bucal começam desde o primeiro dia.

E saber como proceder antes que as dúvidas surjam permite que sejamos mais eficientes ao cuidar da boca de nossos filhos.

Mas nem tudo está perdido! Se seu filho já nasceu e você não fez esse consulta pré-natal, não precisa se desesperar. É só marcar o quanto antes.

Por que consulta pré-natal?

A odontopediatra Denise Pazin, da SOI – Saúde Oral Integrada (Curitiba-PR), explica que essa consulta tem como objetivo orientar sobre a saúde oral das crianças.

“Há bebês que já nascem com dentes. Outros pais ficam em dúvida sobre o uso da chupeta ou não sabem como limpar as gengivas. E esses questionamentos começam no primeiro dia de vida”, explica a especialista. “Se a consulta foi feita durante a gravidez, eles não ficarão assustados e já saberão como agir.”

O que acontece na consulta com o odontopediatra?

Seja no pré-natal ou ainda nos primeiros meses do bebê (mesmo ainda sem dentes), o dentista vai explicar como fazer a higienização, o que é comum ou não na dentição dos bebês, quando deve nascer o primeiro dente, como agir e como lidar com a dor do nascimento dos dentes (leia sobre a Camomilina aqui), como a alimentação influencia na saúde dental etc.

E se eu não fui na gravidez, quando levar o bebê ao dentista?

Como a especialista falou antes, o que importa é levar o bebê ao odontopediatra pela primeira vez assim que possível. Isso porque quando os dentes já nasceram e a criança come diversos alimentos, é possível que a dentição já comece a sofrer por falta de higienização correta.

Uma criança de dois anos, por exemplo, que já consome açúcar pode apresentar quadros de cárie. É quase inacreditável, mas acontece!

Quando levar o bebê ao dentista, é melhor escolher um odontopediatra?

Sim, devido à experiência com a rotina dos cuidados orais do bebê. Além de estudar mais profundamente as especificidades da dentição infantil, esse profissional já está mais acostumado a atender os pacientes bebês e crianças.

Assim, ele sabe como lidar com as dificuldades que possam ocorrer durante a consulta, tendo um jeito diferente em falar com eles, além da maneira de se comunicar com as mamães também hahahaha.

Lembrando que a gente consegue ser uma espécie bem difícil quando quer, mas tem um papel fundamental nesse processo de cuidado dos dentinhos das crianças.

Acompanhamento periódico do bebê no dentista

A ida periódica ao odontopediatra é muito bacana porque a criança vai crescendo aprendendo sobre a necessidade da higienização correta dos dentes.

Isso facilita para nós, pais e mães, na hora dos filhos aceitarem a escovação e o uso do fio dental. As meninas vão ao dentista desde um ano de idade a cada seis meses e elas entendem claramente a importância dessa rotina.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 16 =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados