Como já contei que, na gravidez da Manuela, descobri que tinha um problema no útero, incompetência istmo cervical, que exigiu que eu fizesse uma cirurgia de emergência: a cerclagem.
Além da cirurgia, precisei ficar de repouso absoluto a partir da 25ª semana de gestação. A Manuela acabou nascendo de 33 semanas e eu fui avisada que numa futura gravidez eu precisaria repetir essa cirurgia – mas desta vez no tempo certo, entre 13 e 18 semanas.
É um cirurgia bem rápida em que o obstetra dá alguns pontos no cólo do útero.
O procedimento é indicado para situações específicas em que o cólo do útero pode não “aguentar” a gestação inteira e abrir antes do tempo. O meu estava ok, mas devido a meu histórico, o médico achou melhor fazermos.
A anestesia é raquidiana (cintura para baixo) e o procedimento é feito sem corte, via vaginal mesmo. O médico literalmente costura o cólo do útero para mantê-lo fechado.
Na primeira gestação, como a cerclagem foi de emergência e tardia, precisei ficar de repouso até o fim da gravidez.
Na segunda gestação, fique três dias no hospital e 15 dias de repouso leve. Pude caminhar com moderação, ficar sentada e, em caso de necessidade, até dirigir um pouquinho. Depois, ele me liberou geral, inclusive para minha hidroginástica.
Agora, na terceira gestação, foi um dia só no hospital e três dias de repouso leve. Sete dias sem atividade física e relação sexual. E depois, vida normal. Estou até correndo de leve.
Não, você não é obrigada a fazer cesárea. Se você quiser fazer parto normal – ou aguardar os primeiros sinais do parto (contrações ou bolsa romper) para fazer a cesárea -, o médico irá retirar os pontos da cerclagem ao completarem as 38 semanas de gestação para então aguardar como a gravidez irá evoluir. Se você for fazer cesárea, daí é melhor aguardar para retirar os pontos junto com o parto.
– Nos primeiros dias após a cerclagem é comum haver pequenos sangramentos (atenção, pequenos!). Depois disso, deve-se ficar atenta se eles persistirem.
– A cólica também é comum no início, afinal, eles mexeram no seu útero. Mas também não pode ser permanente.
– O médico me indicou (como na outra vez) medicação hormonal com o objetivo de evitar a contração uterina e o trabalho de parto prematuro.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais
na sua segunda gravidez vc ficou de repouso absoluto no s últimos meses?
Na segunda gravidez, fiz repouso só nos primeiros 15 dias após a cerclagem. Depois, vida normal até o final.
Bolsa rompeu e o trabalho de parto começou com 38 semanas.
Voce teve sangramento ao longo da gestacao que fez cerclagem.
Eu fiz com 14 semanas, mas desde 22 semanas eu apresento pelo menos 1x por semana um.episodio de sangramento ( pouco, mas tenho) . Ja fiz ultra, exames de sangue urina bacterioscopia e esta tudo ok.
Meu medico diz ser dos proprios pontos da cerclagem, mas fico preocupada.
Olá me chamo Bruna estou grávida de 24s+3d. Ano passado tive um parto prematuro com 22 semanas meu bebê não resistiu. Nessa gestação foi realizada a cerclagem com 14 semanas e até hoje está tudo bem não tibe sangramentos, só tenho algumas contrações tipo de treinamento indolores sabe fico com muito medo. Uso utrogestan e buscopan. Espero muito chegar nas 37 semanas pelo menos. Meu cólo ta medindo 3,05cm.
Oi me chamo Laryssa tenho 27 ano e estou na minha segunda gestação, fiz a cerclagem com 16+1 e faz tres dias que to cerclada ontem me deu vontade de vomitar e nao tive como segurar, quis me da um pouco de cólica tomei logo o ultragentan e o buscopan, tem perigo de abrir os pontos?
Olá,
Uma dúvida.. seu médico proibiu as relações sexuais apenas nos primeiros 15 dias após cerclagem?
O meu proibiu a gestação toda!
Meu Deus…sou mãe de 2 e nunca tinha ouvido falar sobre isso.
Obrigada por compartilhar essa informação!!
Olá!
Boa tarde!
Que lindo testemunho,mim deixou aí da mais esperançosa!
Eu tive uma perda tardia,na minha segunda gestação fiz a cerclagem,pra glória de Deus deu tudo certo!
Hoje estou na minha terceira gestação e irei fazer a cerclagem novamente,nas suas cerclagem vc teve sangramentos leves por alguns dias após o procedimento?
Agradecida!
Deus abençoe.
Boa tarde,estou de 16 1/7.e tenho q fazer uma cerclagem estou com muito.medo principalmente da anestesia e pós operatório gostaria que alguém me ajudasse …a cerclagem em.si.demora cerca de 20 min e a anestesia quanto tempo
Bom dia, obrigada por partilhar a sua experiência. Pode tirar uma dúvida? É necessário ter o uma diferença de 2 anos entre gravidezes para quem faz cerclagem e parto normal? A mulher que fez cerclagem na gravidez anterior pode voltar a tentar engravidar depois de um ano?
Olá boa tarde galera, tive 3 abortos, 1 gestação com com poucas semanas, e as 2 com 15 semanas com sangramento cólicas e e bolsa protusa no canal vaginal a 3 com 16 semanas com cólicas sem sangramento mas com descolamento de placenta quando a médica fez o toque estourou a bolsa então tive que fazer novamente a curetagem. Ágora estou grávida novamente corri atrás para fazer meu pré natal no hospital de alto risco e em seguida consegui fazer a cerclagem, fiz com 13 semanas e 1 dia, fiz recentemente dia 08/11/2022 é normal sentir dores leves no primeiro dia estou no meu 3 dia ainda sinto dores mas conforme passa o tempo diminuir por que é normal levei pontos no útero tive apena duas vezes sangramentos levíssimo 3 gotinhas de sangue a médica falou que é normal, mas tenho algumas dúvidas que são fazer força para evacuar, e se pode fazer massagem para evacuar, também tenho dúvidas sobre espirrar e as vezes tossir e os pontos abrirem, pq quando espirro e tusso sai xixi tenho medo de ir junto os pontos?.
Bom dia Melina, sou médico recém-formado e estou aprofundando nos estudos e achei o seu site. Gostei muito da sua iniciativa, pois pode tirar muitas dúvidas e ajudar muitas outras mães que desejam engravidar mas ficaram com traumas ou receios devido a gestações anteriores não sucedidas, por causa desse devido quadro. Não me contive em te parabenizar pelo conteúdo.
Obrigado.