Durante a Gravidez Exames na gravidez

Alguns exames que toda gestante precisa fazer

29 de janeiro de 2016

A principal função dos exames na gravidez é dar informações sobre o desenvolvimento do feto e a saúde da mulher. As mães devem estar atentas às recomendações médicas durante toda a gravidez e alguns exames devem ser repetidos para acompanhamento. Segue alguns exames essenciais que todas as gestantes devem fazer, segundo os profissionais da Clínica da Mama.

HEMOGRAMA

Este exame é realizado durante os três trimestres da gravidez, verifica sinais de infecção, anemia ou alterações nas plaquetas. Ele também determina o tipo sanguíneo da gestante – caso o Rh seja negativo, providências devem ser tomadas.

EXAMES NA GRAVIDEZ: URINA E FEZES

A gestante deve fazer o exame de urina pelo menos uma vez na gravidez para checar se há alguma anormalidade nos rins e no aparelho urinário. Infecções e doenças tratadas podem levar ao trabalho de parto prematuro. É útil para gestantes diabéticas. O exame de fezes serve para identificar presença de parasitas no intestino que podem provocar problemas como anemia.

ULTRASSOM INTRAVAGINAL

Este ultrassom serve para visualizar o embrião e o saco gestacional, calcular o tempo de gravidez e a data provável do parto. Deve ser repetida no segundo e terceiro trimestres para acompanhar o desenvolvimento do feto e seus batimentos cardíacos.

ULTRASSOM MORFOLÓGICO

Realizado entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, esse exame detecta se o feto apresenta alguma alteração genética, como a Síndrome de Down, além de medir o feto e estimar seu peso, e analisar os órgãos do bebê, que, a essa altura, já se encontram formados.

TRIAGEM DE DIABETES GESTACIONAL/ GLICEMIA

A triagem de diabetes é útil para detectar intolerância à glicose e diabete. O teste feito no início da gravidez é repetido, quando o corpo apresenta mais dificuldade para assimilar o açúcar. A diabetes gestacional é uma doença que requer cuidados especiais e possível antecipação do parto. O exame também é conhecido como curva de tolerância glicêmica ou teste oral de tolerância à glicose.

SOROLOGIA

O exame deve ser realizado no 1º e 3º trimestre. A sorologia para HIV, sífilis, toxoplasmose, hepatite B, hepatite C e rubéola determina se a gestante já teve contato com essas doenças. Em caso afirmativo, são tomadas medidas para que o bebê não seja infectado. Algumas elas podem provocar como má-formação, cegueira e até mesmo a morte.

DÚVIDAS

Neste período, o exame de mamografia deve ser evitado em mulheres que não apresentam qualquer sintoma nas mamas. No entanto, em casos de suspeita do surgimento da doença na gestação, o exame indicado é o ultrassom, que não expõe a criança a radiações que possam prejudicar a formação de suas células.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados