Para Mães e Pais

Capacidade de adiar recompensa: por que e como ensinar ao seu filho

17 de dezembro de 2021

Outro dia, saímos de uma programação bem cansativa no shopping e a Ana Júlia estava reclamando “ai que sede, ai que sede”. Eu ia parar e comprar água, mas antes disso, passei em uma loja para retirar um produto e ainda passei no banheiro. Olha a capacidade de adiar recompensa entrando aí…

Quando entramos no banheiro, a Ana falou “estou com tanta sede que vou tomar água da pia”. Eu abaixei, olhei dentro dos olhos e dela e disse “filha, calma. você não vai morrer de sede nesses minutos. Eu também estou com sede. Você CONSEGUE esperar”. Saímos dali e compramos a água (em menos de 15 minutos da primeira reclamação)

A gente precisa treinar nossos filhos a esperarem, não só por “obrigação” (porque afinal, eu que iria dar ou não água para ela), mas também por opção. Eles precisam aprender que não são escravos dos seus impulsos e desejos. Isso é libertador!

A disciplina, regras e limites são ferramentas maravilhosas de ajudar nossos filhos a desenvolverem essa capacidade de adiar recompensas. Não deixe de ensinar! O futuro do seu filho agradece!

Mas o que é a capacidade de adiar recompensas?

A capacidade de adiar recompensa é uma habilidade socioemocional de grande valor para a vida. De maneira simples, é a capacidade de dizer não para um prazer momentâneo, em prol de algo melhor ou mais importante no futuro.

Por exemplo, o dizer “não” para o brigadeiro agora pelo prazer de entrar naquela roupa daqui um mês; ou dizer “não” para o cinema com os amigos hoje para poder estudar e passar no vestibular no final do ano. E assim por diante.

Mais do que momentos pontuais, a capacidade de adiar recompensas nos faz lidar melhor com obrigações do cotidiano, como acordar cedo para ir trabalhar ou lidar com as dificuldades específicas da vida de mãe.

Já é consenso que as habilidades socioemocionais devem ser ensinadas o quanto antes para as crianças, para o seu próprio bem. Isso inclui a capacidade de adiar recompensas.

Como ensinar a capacidade de adiar recompensas?

Limite o tempo de exposição às telas. O entretenimento pronto (TV, games, tablet, celular) trazem recompensas imediatas e torna a criança e o adolescente mais intolerante à espera, à frustração e até à realização de tarefas simples que não trazem recompensa imediata.

Estimule o planejamento financeiro. Ajude seu filho a planejar o que ele deseja comprar e economizar para isso.

Resista à tentação de dar presentes a toda hora. Guarde para ocasiões especiais.

Não tenha medo do “NÃO”. A criança precisa saber quando a resposta é negativa para algo que ela quer e isso é fundamental para ela aprender a lidar com a frustração de suas vontades.

Leia também

Cartões e jogos para educação emocional.

Como ajudar meu filho a lidar com as frustrações e outras emoções

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 6 =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados