Para Mães e Pais como abrir poupança para criança

Como abrir poupança para criança

6 de novembro de 2018

Você sabe como abrir poupança para criança na Caixa?

Aqui em casa, tenho uma previdência privada para as meninas, para retirar quando elas completarem 17 anos. A ideia é termos um dinheiro disponível para faculdade, um carro ou mesmo um intercâmbio. Não sabemos quais serão os planos na ocasião, mas é bom estar preparado.

Mas há bastante tempo, minha mãe está pedindo para eu abrir uma poupança na Caixa para ela colocar um dinheirinho mensal para as netas. Como ela recebe aposentadoria pela CEF, facilitaria a transação. Depois de muito tempo, decidir ir!

Como abrir poupança para criança na Caixa?

Na Caixa Econômica, que foi onde fiz, um dos pais deve comparecer à agência com os documentos necessários. Já tinha ouvido falar que pode abrir poupança na lotérica, mas não se aplica para conta poupança para menores de idade, segundo me foi informado.

Documentos necessários para abrir um poupança para menor de idade na Caixa

O pai ou mãe (ou representante legal) deve comparecer à agência com:

– RG do adulto
– CPF do adulto
– Comprovante de residência atualizado (últimos três meses)
– Certidão de nascimento ou RG da criança
– CPF da criança

Para a abrir a poupança, a criança precisa ter CPF – que pode ser emitido junto com a certidão de nascimento atualmente. Ou seja, dá para abrir poupança para bebê!

Se seu filho ainda não tem, você pode ler como tirar o CPF das crianças aqui no blog.

Demora para abrir a poupança?

O processo na agência que eu fui demorou uns 10 minutos. Foi o tempo de digitar os dados e aguardar o sistema. E eu fiz duas né? A da Ana Júlia e a da Manuela.

Poupança de criança tem cartão?

Ainda não recebi, mas a atendente afirmou que vai chegar aqui em casa o cartão para movimentação da poupança das duas. Na hora da abertura da conta, já cadastrei a senha do cartão.

Também posso acessar as contas das meninas pela internet ou app. O cadastro é feito com os dados dela e senha que foi definida na hora da abertura da conta.

Preciso fazer um depósito para abrir poupança?

Não! Não é obrigatório depositar nenhum valor para abrir a poupança das crianças.

Poupança tem taxa ou manutenção?

A poupança da Caixa Econômica não tem taxa de administração, é isenta de imposto de renda e IOF e não tem valor mínimo para resgate. E não tem custo para abrir!

 

como abrir poupança para criança

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Comentários

  1. Renata disse:

    Não é por nada, mas se não tem um depósito inicial, pra que abrir uma poupança? Poupanças encerram automaticamente em 30 dias se não receberem valores.
    Muito melhor fazer uma previdência privada, que tem rendimento melhor, do que abrir uma poupança.

    1. Melina disse:

      “Aqui em casa, tenho uma previdência privada para as meninas, para retirar quando elas completarem 17 anos. A ideia é termos um dinheiro disponível para faculdade, um carro ou mesmo um intercâmbio. Não sabemos quais serão os planos na ocasião, mas é bom estar preparado. Mas há bastante tempo, minha mãe está pedindo para eu abrir uma poupança na Caixa para ela colocar um dinheirinho mensal para as netas. Como ela recebe aposentadoria pela CEF, facilitaria a transação. Depois de muito tempo, decidir ir!”

  2. Eu posso fazer saques através da conta poupança da criança ? Pq o caso é q o pai dele de outra cidade quem irá fazer o depósito da pensão através da conta poupança, e eu gostaria de ter acesso, obs eu quem fui fazer a conta .

  3. Felipe disse:

    O mala não leu o artigo… vamos ver se agora ele resolver ler antes de comentar!

  4. Thais Santos disse:

    Eu adorei. Estava bem confusa de como abria uma conta poupança para minha filha.. ela tem 10 meses.. tenho que abrir logo, se não acabo gastando a toa.. me conheço.. rs.
    Mas obrigada pela as informações. 😘

  5. Nadylla rabelo disse:

    Eu vou fazer uma sugestão para quem fica na dúvida se vai fazer uma poupança ou Previdência privada, eu acho interessante fazer as duas, porque a poupança pode ser usado em alguma emergência e a previdência pra quando a criança completar uma fase de maioridade, assim fica mais viável pra usar quando for necessário.
    Mas cabe a cada um analisar a situação a que será melhor para o beneficio da criança.

  6. fui a uma agencia e me cobraram 3.000 reais para abrir a poupança para meu filho de 3 anos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 9 anos, e Ana Júlia, 4 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados