fbpx
Para Mães e Pais como abrir poupança para criança

Como abrir poupança para criança

6 de novembro de 2018

Você sabe como abrir poupança para criança na Caixa?

Aqui em casa, tenho uma previdência privada para as meninas, para retirar quando elas completarem 17 anos. A ideia é termos um dinheiro disponível para faculdade, um carro ou mesmo um intercâmbio. Não sabemos quais serão os planos na ocasião, mas é bom estar preparado.

Mas há bastante tempo, minha mãe está pedindo para eu abrir uma poupança na Caixa para ela colocar um dinheirinho mensal para as netas. Como ela recebe aposentadoria pela CEF, facilitaria a transação. Depois de muito tempo, decidir ir!

Como abrir poupança para criança na Caixa?

Na Caixa Econômica, que foi onde fiz, um dos pais deve comparecer à agência com os documentos necessários. Já tinha ouvido falar que pode abrir poupança na lotérica, mas não se aplica para conta poupança para menores de idade, segundo me foi informado.

Documentos necessários para abrir um poupança para menor de idade na Caixa

O pai ou mãe (ou representante legal) deve comparecer à agência com:

– RG do adulto
– CPF do adulto
– Comprovante de residência atualizado (últimos três meses)
– Certidão de nascimento ou RG da criança
– CPF da criança

Para a abrir a poupança, a criança precisa ter CPF – que pode ser emitido junto com a certidão de nascimento atualmente. Ou seja, dá para abrir poupança para bebê!

Se seu filho ainda não tem, você pode ler como tirar o CPF das crianças aqui no blog.

Demora para abrir a poupança?

O processo na agência que eu fui demorou uns 10 minutos. Foi o tempo de digitar os dados e aguardar o sistema. E eu fiz duas né? A da Ana Júlia e a da Manuela.

Poupança de criança tem cartão?

Ainda não recebi, mas a atendente afirmou que vai chegar aqui em casa o cartão para movimentação da poupança das duas. Na hora da abertura da conta, já cadastrei a senha do cartão.

Também posso acessar as contas das meninas pela internet ou app. O cadastro é feito com os dados dela e senha que foi definida na hora da abertura da conta.

Preciso fazer um depósito para abrir poupança?

Não! Não é obrigatório depositar nenhum valor para abrir a poupança das crianças.

Poupança tem taxa ou manutenção?

A poupança da Caixa Econômica não tem taxa de administração, é isenta de imposto de renda e IOF e não tem valor mínimo para resgate. E não tem custo para abrir!

 

como abrir poupança para criança

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Comentários

  1. Renata disse:

    Não é por nada, mas se não tem um depósito inicial, pra que abrir uma poupança? Poupanças encerram automaticamente em 30 dias se não receberem valores.
    Muito melhor fazer uma previdência privada, que tem rendimento melhor, do que abrir uma poupança.

    1. Melina disse:

      “Aqui em casa, tenho uma previdência privada para as meninas, para retirar quando elas completarem 17 anos. A ideia é termos um dinheiro disponível para faculdade, um carro ou mesmo um intercâmbio. Não sabemos quais serão os planos na ocasião, mas é bom estar preparado. Mas há bastante tempo, minha mãe está pedindo para eu abrir uma poupança na Caixa para ela colocar um dinheirinho mensal para as netas. Como ela recebe aposentadoria pela CEF, facilitaria a transação. Depois de muito tempo, decidir ir!”

  2. Eu posso fazer saques através da conta poupança da criança ? Pq o caso é q o pai dele de outra cidade quem irá fazer o depósito da pensão através da conta poupança, e eu gostaria de ter acesso, obs eu quem fui fazer a conta .

  3. Felipe disse:

    O mala não leu o artigo… vamos ver se agora ele resolver ler antes de comentar!

  4. Thais Santos disse:

    Eu adorei. Estava bem confusa de como abria uma conta poupança para minha filha.. ela tem 10 meses.. tenho que abrir logo, se não acabo gastando a toa.. me conheço.. rs.
    Mas obrigada pela as informações. 😘

  5. Nadylla rabelo disse:

    Eu vou fazer uma sugestão para quem fica na dúvida se vai fazer uma poupança ou Previdência privada, eu acho interessante fazer as duas, porque a poupança pode ser usado em alguma emergência e a previdência pra quando a criança completar uma fase de maioridade, assim fica mais viável pra usar quando for necessário.
    Mas cabe a cada um analisar a situação a que será melhor para o beneficio da criança.

  6. fui a uma agencia e me cobraram 3.000 reais para abrir a poupança para meu filho de 3 anos…

  7. Patricia disse:

    Vc pode me contatar por e-mail e me falar sobre a previdência privada para criança? Vc pesquisou qual banco oferece melhor rendimento? Qual vc escolheu?

  8. Quero fazer uma pro meu neto que ainda não fez nem um mês mas ele o sr. Pedro H enrique mega star tem logo que ter dinheiro.

  9. Gabriel H. disse:

    Minha mãe fez uma conta poupança pra mim quando eu era criança, mas não consigo acessar ela pelo aplicativo porque os dados não batem, tenho quase certeza que na época eu não tinha nem cpf nem rg. Será e vou ter que ir em uma agências pra resolver isso? Ainda tô pesquisando se da pra resolver de alguma outra maneira.

  10. francisco disse:

    quero abrir uma poupança para minha neta de anos como devo proceder.
    se puderem responder no meu email.
    att

  11. ana ariel disse:

    Vc pode me contatar por e-mail e me falar sobre a previdência privada para criança?

  12. Ana disse:

    Aqui onde moro nao aceita colocar senha de app de menores. Tentei con meu filho de 14 anos e atendente nao aceitou disse que por ser menor nao consegue.

  13. Jordana de cassia aRaujo disse:

    Os documentos podem ser xerox ?

  14. Quero abrir uma conta poupança pro meu filho.ele mora com a mãe.quero saber se ela pode sacar o dinheiro dele.

  15. klauber lucas francisco silva disse:

    Boa noite,
    Atualmente não é mais possível controlar conta poupança da caixa do menor de 16 anos pela internet ou App.

  16. Romualdo Tavares Pereira disse:

    Quero abrir uma poupança pra mi ha filha de 11 anos, mais ela mora com a mãe em outro município. É preciso a presença dela pra assinar?

  17. HODÉLIA FIRMINO DA SILVA disse:

    Olá Boa tarde meu marido foi abrir uma poupança pra meu filho de 1 ano e 6 meses mais eu não queria abrir uma conta que ele só tire com 18 anos não. Eu queria poder também tirar o dinheiro quando haver necessidade pra isso , porque afinal é nós mesmo que estamos depositando , podemos tá fazendo essa movimentação na conta dele de tirar uma parte do dinheiro se houver necessidade?

  18. Daniele disse:

    Fui até uma agência e me falaram que não é possível abrir conta para menores a não ser que seja para receber pensão alimentícia, e com ordem judicial.. Meu filho tem 12 anos! Terei de abrir no meu nome! 🤦🏻‍♀️

  19. Milton Antonio dos Santos disse:

    Não existe isso de não poder abrir. Você pode sim ir a uma agência e exigir que a conta seja aberta, pois trata-se de menor. A conta é aberta no nome da criança, deve-se levar o CPF da criança, do pai ou mãe, e um comprovante de endereço (água,luz, telefone, cartão de crédito, conta de celular). Quem abrir a conta, pai ou mãe é quem assina se a criança tiver menos de 16 anos e é o responsável por ela até o menor atingir os 18 anos.

  20. Milton Antonio dos Santos disse:

    Além do RG ou certidão de nascimento do menor e o documento de identificação de um dos pais, todos em bom estado de conservação.

  21. Neldeme disse:

    Meu bebê tem menos de dois meses de vida, tenho como objetivo ao abrir a poupança dele garantir de já um fundo de garantia para seu futuro.
    Gostaria de saber se mediante o dentário q vivemos hoje, essa pandemia que nos limita a sair de nossos lares…, podemos abrir a conta Poupança para meu bebê a distância?
    Obs; na minha cidade não tem agência Caixa.

  22. Nara Raiane disse:

    É possível abrir a conta ainda para quem tem 16 anos ? No caso o pai ou mãe ainda pode abrir essa conta ?

  23. Olá bom dia preciso abrir uma conta no nome da minha filha de 8 anos para que eu possa ficar usando a conta no nome dela e controlando o dinheiro depositando fazendo saque movimentando a conta

  24. Patricia disse:

    Ola, fiz uma conta poupanca pra meu filho, so q eles la n mandou eu cadastrar senha n. sera q vem junto c o cartão?

  25. Jacqueline disse:

    Para abrir uma conta poupança para um menor de idade precisa paga alguma tacha?

  26. Mariana ribeiro disse:

    Perdi meu RG, posso levar minha carteira de trabalho e CPF?

  27. Rosirene disse:

    Ola Boa tarde ..tenho vontade de abrir uma conta poupança para meus dois netos o meu neto sou eu que sou responsável por ele..tenho a tutela dele e tudo mais ja a minha neta mora com a mãe..dela..então quero fazer uma poupança pra eles mais para que eles venha poder usar esse dinheiro quando fazerem 15 anos..E depois..aos ..18 anos..quero saber se seria bom a conta poupança ou se vc tem uma outra transação melhor pra mim apresentar por favor?

  28. john wayne ta araujo disse:

    Preciso abrir uma caderneta de poupança para minha neta um ano como proceder , posso fazer sem documentação ? ou quais.

  29. Rodrigo disse:

    Prezados, eu abri conta para meus filhos (3 e 7 anos) sem sair de casa, tudo pelo celular. É uma conta digital do Banco Inter que funciona como qualquer conta em banco (tem cartão, pode fazer saques, transferências e etc). Só precisa do RG das crianças e do responsável legal. A conta fica no nome da criança mais o responsável legal que controla tudo. Totalmente sem tarifas, sem taxas nem pegadinhas. E é melhor que uma simples poupança, pois há várias opções de investimento, que rendem bem mais. Se quiserem maiores informações, deem uma olhada no meu facebook/instagram ou Youtube: PoupandoParaFilhos

  30. Marisilda Andrade disse:

    O que é melhor poupança ou previdência privada .
    Fico preocupada com os impostos.
    Quero abrir para meu netinho de dois anos.
    Plano de retirada com 15 ou 18 anos.
    Agradeço a informação .

    1. Melina disse:

      Previdência. Mas o melhor é falar com alguém que entenda de finanças…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 12 anos, e Ana Júlia, 7 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2022 - Todos os direitos reservados