Para Mães e Pais filtro solar nas crianças depois da praia

Cuidados com a pele e o cabelo das crianças depois da praia

12 de setembro de 2016

Mergulhos nas ondas do mar, castelo de areia, brincadeiras na piscina, passeios no final de tarde no parque aproveitando a brisa. A exposição ao sol, areia, vento e cloro podem deixar a pele e os cabelos secos e opacos. Por isto, depois da praia, é hora de se cuidar!

Como tratar dos cabelos e pele de crianças depois da praia?

– Primeiro de tudo, CRIANÇA DEVE USAR PRODUTOS DE CRIANÇA, pois sua pele e cabelos são diferentes dos adultos.

– Os banhos devem ser com água morna. Use de preferência sabonete líquido sem perfume e sem corante e não use buchas ou esponjas.

– Para hidratar a pele passe, imediatamente após o banho, ainda com a pele úmida, bastante hidratante no corpo todo. O ideal é que o hidratante também seja sem perfume ou corante.

– Use shampoo infantis ou também pode ser usado shampoo para cabelos delicados. Existem linhas de cosméticos naturais e também linhas para pessoas com pele e cabelo sensíveis ou delicados que não sem perfumes (ou com perfumes mais suaves) e corantes.

–  O shampoo ideal para crianças deve, de preferência, ser SEM SULFATO e o condicionador SEM PETROLATO (vale verificar os rótulos!)

– Criança NÃO deve usar shampoo anti-resíduos, pois pode irritar o couro cabeludo sensível.

– Para crianças com menos de 3 anos, a hidratação dos cabelos pode ser feita com óleos naturais (como de coco) aplicados nos fios 1 hora antes do banho (para lavar depois). Também pode ser usado condicionador infantil/baby de uso habitual. Basta aplicar após o banho, mecha a mecha, deixar agir por cerca de 5 minutos e enxaguar abundantemente.

Crianças dos 3 aos 10 anos, podem usar máscara infantil ou kids, com ou sem touca após a aplicação, respeitando o tempo orientado por cada produto.

Adolescentes após 10-12 anos já podem usar máscaras indicadas para adultos, mas sempre vale a pena testar em uma pequena parte dos cabelos para ter certeza de que não haverá irritação. A partir desta idade sabonetes esfoliantes suaves também estão liberados, usados de 1 a 2 vezes por semana e sempre com uma hidratação intensa em toda a pele após o banho.

Cuide da pele e dos cabelos de seus pequenos e pequenas desde cedo!!

Um beijo
Dra Ju

Dra. Juliana Loyola Presa é pediatra, com especialização em dermatologia. Mestre e Doutora em saúde da criança e do adolescente, professora adjunta de pediatria na UFPR e presidente do Departamento de Dermatologia da Sociedade Paranaense de Pediatria. Você pode acompanhá-la pela sua página no Facebook.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 10 anos, e Ana Júlia, 5 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados