Sobre Filhos

Dermatite: quais são os tipos de alergia de pele?

26 de novembro de 2014

Este texto é da dermatologista Angélica Vasselai, que mantém um blog super bacana para pais e mães. 

Dermatite é o nome dado a um processo inflamatório crônico de pele. As características frequentes da condição são lesões vermelhas que coçam e podem descamar. Os tipos mais comuns são: atópica, de contato e seborreica. Se o seu filho apresenta os sintomas abaixo, um dermatologista pediatra deve ser procurado para indicar o melhor tratamento.

Dermatite atópica

Atopia é uma predisposição genética que a criança pode desenvolver patologias como asma, bronquite, rinite e dermatite. O histórico familiar é a causa mais frequente para o aparecimento dessa dermatite. Nela, há uma reação exagerada do organismo a fatores como mudanças climáticas, produtos químicos e perfume, por exemplo. Normalmente, a alergia se localiza no rosto das crianças mais novas. Nas maiores, as partes do corpo mais atingidas são as dobras dos joelhos e cotovelos.

Alguns cuidados devem ser seguidos, como banhos rápidos com pouco sabonete e água morna, além da aplicação de hidratantes. Na hora de vestir o seu filho, prefira as roupas de algodão e evite os tecidos sintéticos e de lã. As janelas devem estar sempre abertas para o ar circular. A dermatite atópica surge com mais frequência em crianças de até cinco anos e normalmente melhora durante o crescimento. Mas o tratamento deve ser realizado por um especialista para impedir desconfortos.

Dermatite de contato

É a alergia causada pelo contato direto com substâncias que podem ser irritantes, como cosméticos, produtos químicos, sabonetes e detergentes, por exemplo. Um histórico de outras infecções pode agravar o risco dessa condição. As reações alérgicas podem acontecer de imediato ou só muito tempo depois da exposição a um determinado produto, isso vai depender do nível da sensibilidade da pele. Por isso, maquiagens e cosméticos produzidos para adultos não podem ser aplicados nas crianças.

O diagnóstico é feito, normalmente, com um teste de sensibilidade, com aplicação de placas contendo alergênicos. Depois de 48 horas, essas substâncias são retiradas para verificar a reação que o organismo teve. Para prevenir, é importante sempre lavar bem a pele do seu filho com água e sabonete neutro. Principalmente, se ele teve contato com algum produto possivelmente alérgico.

Dermatite seborreica

É uma inflamação que causa vermelhidão e escamação da pele em áreas específicas como sobrancelha e couro cabeludo. A causa também tem origem genética ou, ainda, fatores como estresse, temperatura fria ou excesso de oleosidade.

Em recém-nascidos, a dermatite seborreica é conhecida como crosta-láctea, mas é uma condição temporária e inofensiva. Vale ressaltar que essa doença não é causada por falta de higiene, como muitas pessoas acreditam. Também não é contagiosa.

O tratamento e os produtos adequados que podem prevenir o aparecimento, como shampoos, devem ser indicados pelo dermatologista.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados