Para Mães e Pais devocional infantil download contentamento e gratidão

Devocional infantil para download: Fé em tempos difíceis – Paulo e Silas na prisão

2 de abril de 2020

Este é um devocional infantil para download escrito por Melina Pockrandt Robaina (autora do livro Ensinando no caminho – Práticas para investir na vida espiritual do seu filho) e ilustrado por Jociane Cavalli. Faça download do arquivo em PDF no link abaixo ou, antes, confira o conteúdo após a imagem.

DEVOCIONAL INFANTIL PARA IMPRIMIR: FÉ EM TEMPOS DIFÍCEIS – PAULO E SILAS NA PRISÃO

DEVOCIONAL INFANTIL DOWNLOAD IMPRIMIR

Devocional infantil para download: Fé em tempos difíceis – Paulo e Silas na prisão

E quando as coisas não dão certo?

Versículo-chave: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:12-13

História

Baseada em Atos 16

Logo depois que Jesus ressuscitou e foi para o céu, os discípulos começaram a contar sobre as boas-novas por todo o mundo, para que mais pessoas pudessem ser salvas. Porém, os líderes religiosos da época, aqueles que não acreditaram em Jesus, não aprovavam esse comportamento e faziam tudo o que podiam para impedir que o evangelho fosse pregado. Eles perseguiam os cristãos de todas as maneiras. 

Um dia, havia dois cristãos pregando sobre Jesus, os nomes deles eram Paulo e Silas. Eles, inclusive, usaram o nome do Senhor para libertar uma mulher que era presa por espíritos maus. Porém, os líderes da cidade não gostaram do que eles estavam fazendo, por isso eles foram espancados e depois presos. Eles deveriam estar muito tristes, não?

Pergunte para a criança como Paulo e Silas deveriam estar se sentindo. Conte como você acha que estaria se sentindo na mesma situação deles. Não tenha medo de falar de emoções com seus filhos!

Ao contrário do que a gente poderia imaginar, Paulo e Silas estavam cantando na prisão. Eles estavam louvando a Deus mesmo que estivessem machucados e presos. Criminosos que estavam naquele mesmo lugar e, até mesmo, o carcereiro ouviam as canções e, com certeza, ficaram impressionados com a atitude positiva dos dois cristãos.

No meio da noite, houve um terremoto e as portas das prisões se abriram! Ou seja, Paulo e Silas estavam livres para ir embora. O que você acha que eles fizeram?

Permita que a criança imagine o que aconteceu em seguida.

Porém, Paulo e Silas sabiam que se eles fossem embora, o carcereiro poderia ser punido por deixarem os presos fugirem. Inclusive, ele já estava pensando em se matar quando imaginou que todos tivesse sumido. Mas os dois cristãos disseram que ainda estavam lá e, por causa de seu coração bondoso, tiveram a oportunidade de falar de Jesus para aquele homem e toda sua família.

Se Paulo e Silas não tivessem sido presos, talvez toda aquela família não tivesse tido a oportunidade de ouvir sobre a salvação em Jesus. Mas e se os dois cristãos tivessem ficado chorando no canto da célula, será que o terremoto libertador haveria acontecido? E mais, se eles tivessem ido embora quando as celas se abriram sem se preocupar com o carcereiro?

Tantas coisas poderiam ter acontecido, mas Paulo e Silas sabiam que, mesmo nas situações mais difíceis, Deus era com eles, era digno de ser louvado e poderia usar qualquer mal para fazer o bem a eles e a outras pessoas.

Reflexão

Às vezes, é difícil ver o quanto Deus é bom quando as situações estão difíceis. Mas Ele nunca deixa de pensar em nosso bem e em ser soberano em todas as situações. Quando o papai ou e mamãe levam uma criança tomar vacina ou dão um remédio de gosto amargo, fazem isso para o bem do filho, mesmo que não pareça. Assim como você pode confiar no papai e na mamãe, você pode sempre confiar em Deus, mesmo quando as coisas parecem difíceis.

Oração (para a criança repetir)

“Senhor, me ajuda a viver contente em toda e qualquer situação porque eu sei que você está sempre comigo e me dá a força que eu preciso”

Sugestão de louvor

Cantando na Prisão – Minha Vida é Uma Viagem

Dicas aos pais

  • Antes de começar o tempo devocional com seu filho, remova as distrações do ambiente.
  • Explique à criança a importância de ‘alimentar’ o espírito com a Palavra de Deus diariamente.
  • Orem juntos para que o Espírito Santo fale aos corações.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Comentários

  1. Marli disse:

    Muito bom. Parabéns!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 11 anos, e Ana Júlia, 6 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2020 - Todos os direitos reservados