Para Mães e Pais vacina contra VSR PREMATUROS

Está na hora de imunizar os bebês prematuros contra o VSR. Veja se seu bebê precisa!

15 de fevereiro de 2019

Você já ouviu falar do VSR? Seu filho já foi imunizado contra esse vírus? Leia e entenda quem precisa ser imunizado! Agora, nos meses do primeiro semestre, é a hora indicada de prevenir a infecção.

O que é o VSR (vírus sincicial respiratório)?

O VSR (Vírus Sincicial Respiratório) é um vírus responsável por infecções respiratórias. No caso de bebês prematuros, cardiopatas e broncodisplásicos,  é o principal causador de bronquiolite e pneumonia.

A infecção por VSR é perigosa?

Em adultos e crianças saudáveis acima de dois anos, a infecção pelo VSR pode ser confundida com um resfriado comum.

Porém, pode levar à hospitalização ou até mesmo ser fatal em bebês prematuros, com doenças de coração (cardiopatia congênita) ou displasia broncopulmonar (condição que afeta os pulmões normalmente de prematuros que necessitam de ventilação mecânica ou outras intervenções nos primeiros dias de vida).

Como prevenir a infecção por VSR?

Para evitar a transmissão, devemos adotar  as mesmas práticas de higiene que temos para evitar gripes e resfriados: lavar bem e frequentemente as mãos, usar álcool gel, evitar ambientes fechados, manter distância de pessoas com coriza e tosse, etc. Porém, para bebês considerados de risco (prematuros, broncodisplásicos e cardiopatas), é necessária também a imunização preventiva.

Imunização contra VSR

Como a infecção pode apresentar riscos graves e até ser fatal para parte dos bebês, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações incluíram a profilaxia contra o VSR no calendário nacional de imunização do prematuro.

Quem precisa ser imunizado contra VSR?

As recomendações são:

– Bebês que nasceram com até 28 semanas de gestação devem tomar no primeiro ano de vida. Ou seja, se seu bebê nasceu antes de 28 semanas, mas já tem mais de 1 ano, não precisa tomar.

– Bebês que nasceram até 32 semanas de gestação devem tomar nos primeiros seis meses. Ou seja, se seu bebê nasceu antes de 32 semanas, mas já tem mais de seis meses, não precisa tomar.

– Bebês até 2 anos com doença pulmonar crônica de prematuridade e/ou cardiopatia congênita que estejam em tratamento dessas condições nos últimos seis meses.

Como é a imunização contra VSR?

A aplicação é intramuscular – sim, injeção ☹. E é dada uma dose por mês (enquanto a criança estiver dentro dos critérios acima) até, no máximo, cinco doses.

É fornecida pelo SUS?

Dentro dos critérios pré estabelecidos, a imunização é oferecida pelo SUS conforme calendário de cada região do Brasil. Também é oferecida em clínicas privadas, sendo que faz parte do rol da ANS (Agência Nacional de Saúde) de procedimentos obrigatórios para os planos/operadoras de saúde.

O mais importante: quando imunizar contra VSR?

Os bebês dentro desses critérios  devem ser imunizados contra VSR ANTES que ocorra o pico de sazonalidade (quando aumenta a circulação) do vírus em cada região. Ou seja, o melhor momento é agora, nos meses do início do primeiro semestre, conforme a sua região. Quanto antes, melhor!

Quando vacinar contra o VSR bebê prematuro

Este conteúdo foi patrocinado pela AbbVie. Para conhecer a nossa política de transparência sobre publiposts, acesse aqui.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 9 anos, e Ana Júlia, 4 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados