No mês passado (sim, estou atrasada), nós fomos no Parque Vila dos Animais, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. É um passeio muito bacana para fazer com as crianças.
O parque é aberto ao público aos domingos e nos feriados nacionais, das 12h às 18h.
Apesar de várias áreas, tudo é meio próximo, o que facilita o passeio com as crianças. São várias “casinhas” com diferentes animais. Tem vaca, bezerro, porcos grandes e pequenos, cavalos, pôneis, coelhos, porquinhos-da-índia, pato, avestruz, galinha, bode, carneiro… Enfim, vários animais de fazenda. Eles parecem ser muito bem cuidados e as crianças recebem um saquinho de ração para que possam alimentá-los ao longo do passeio.
Além disso, há várias atividades programadas para o dia, como a “coleta” dos ovos das galinhas, pentear o pelo dos cachorros, passeio de trator (que a Manuela AMOU), pesca esportiva, entre outros. Ao longo do dia, as crianças também podem andar a cavalo ou pônei. Até as menores podem, com o papai ou a mamãe segurando sua mão.
Estava muito calor, então nós acabamos indo embora pouco antes das 17h, principalmente porque estávamos com a Ana Júlia no carrinho e a Manuela com o gesso no braço. Mas ela curtiu muito, muito mesmo!
A lanchonete fica aberta o dia todo, vendendo lanches como bolo, pipoca, crepe suíço, sorvete e bebidas. No local, há parquinhos – para os grandes e também para os menores -, algumas “tendas” montadas para oferecer sombra às famílias e também um área com várias redes penduradas nas árvores – uma delícia.
Os animais, ainda que presos, parecem muito bem cuidados. Acho que é uma forma de proporcionar os contatos das crianças com os bichos e levantar algumas questões sobre o cuidado com eles. Por exemplo, Manuela quis muito pescar. Ela pescou e depois que devolveu o peixinho para a água ficou pensando no machucado que o anzol faz na boca dele. Quando viu o cavalo na sombra, expliquei que ele estava descansando depois de todo mundo ficar andando nele. Enfim, é uma forma de aproximar os pequenos da natureza e do cuidado com os animais.
O ingresso custa R$ 35, cada criança ganha um pacote de ração, as atividades do dia estão inclusas. A alimentação é comprada à parte – na hora do almoço, funciona um restaurante por quilo com comida deliciosa – e não é permitidos entrar com comidas ou bebidas – apenas alimentos de bebê.
O funcionamento depende das condições climáticas, mas é possível entrar no site no dia e verificar se o lugar irá funcionar normalmente. Confira as informações aqui.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais