Para Mães e Pais só faz cocô na fralda não faz cocô no vaso

Desfralde incompleto: meu filho não quer fazer cocô no penico

9 de julho de 2018

Meu filho só quer fazer cocô na fralda ou na cueca! Já ouviu essa história? Toda vez que falo de desfralde é comum receber alguns comentários bem parecidos: “meu filho não quer fazer cocô no penico”, “meu filho faz xixi no banheiro, mas na hora do cocô pede a fralda”, “o desfralde só funcionou para o xixi, não sei o que fazer com o cocô”, “meu filho prende o cocô para não fazer no vaso”.

Eu não tive essa dificuldade com as minhas filhas, mas não se desespere se está passando por isso: é muito comum a criança não querer fazer cocô no banheiro, mesmo que o desfralde do xixi tenha sido bem-sucedido.

Por isso, pedi para a psicóloga Camila Machuca para falar um pouco sobre como agir quando seu filho não quer fazer cocô no vaso, ainda que já tenha desfraldado do xixi.

Camila Machuca é especialista em neuropsicologia pela USP e em PCIT – Parent Child Interaction Therapy pela University os West Virgínia (EUA).

Meu filho só quer fazer cocô na fralda ou na cueca. E agora?

Segundo a psicóloga, é importante lembrar que fazer cocô no penico ou no vaso é um processo que também precisa ser aprendido pelas crianças. Se separar da fralda para fazer cocô em outro lugar é uma coisa nova que, inicialmente, pode causar estranheza por diversos motivo.

Meu filho não quer fazer cocô no vaso: algumas razões

“Por mais estranho que possa parecer, um deles é a criança ter medo de fazer cocô porque acredita que ela irá cair e ser sugada pelo buraco do vaso ou, ainda, temer que um pedaço dela possa cair junto com o cocô”, comenta a especialista.

Outra razão, bem comum, é a criança não ter paciência para ficar esperando entre o processo entre a vontade de ir ao banheiro até que o cocô saia. Algumas crianças não gostam da sensação da água espirrando no bumbum.

Há também aquelas que associaram o fazer cocô com alguma dor em algum momento de diarreia ou constipação e agora têm medo de fazer uma nova tentativa.

Dica para o desfralde do cocô

A psicóloga Camila Machuca listou algumas dicas para ajudar a criança a aprender a fazer cocô no vaso. Lembrando que algumas estratégias podem ser combinadas.

– Tente identificar em que momento do dia seu filho sente vontade de ir ao banheiro (manhã, tarde ou noite). Observe por alguns dias seguidos e registre a hora em que o cocô vem.

– Após descobrir, fique atento no período para observar os sinais que a criança começa a dar e convide-a a ir ao penico ou vaso.

– Se você tiver um animal de estimação, pode aproveitar e mostrar que ele também faz cocô e que tem um espaço específico para isso.

No banheiro

Se você perceber que a criança tem alguma resistência ao banheiro, veja se não é possível levar o penico para outro lugar da casa.

Ofereça alguma atividade quando enquanto seu filho está esperando o cocô. Pode ser o tablet ou um livro. Você pode ler junto com ele, reforçando o vínculo e aumentando a segurança para esse momento.

Mas pode ser que seu filho prefira a privacidade. Nem todos gostam de companhia. Então, experimente deixá-la sozinha na hora do cocô. Nesse caso, deixe uma cestinha com livros próxima ao penico ou privada para que ele tenha a distração que precisa.

De qualquer maneira, não deixe seu filho por muito tempo no vaso. Se ela não conseguir fazer cocô naquele momento, é melhor tirá-la e retornar outra hora.

Ah, e lembre de garantir apoio para o pé da criança: o próprio chão no caso do penico ou um banquinho no caso do vaso!

Em caso de escape do cocô

Caso seu filho tenha algum escape na fralda ou cueca, jogue o cocô na privada! Mas leve seu filho junto com você e envolva-o no processo de apertar a descarga e dar tchau para o cocô.

Importante lembrar: nunca castigue ou prive a criança de afeto por não conseguir fazer cocô no vaso ou penico. “Lembre que ela está aprendendo e precisa de toda sua paciência e amor.”

Recompensa pelo cocô no vaso?

A psicóloga explica que o sistema de recompensa quando a criança fizer o cocô no vaso. “Pode ser um adesivo especial ou uma balinha de determinada cor. Não deve ser algo muito caro nem elaborado, mas precisa ser incentivador.”

Literatura para as crianças sobre cocô

É bacana apresentar para a criança livros que falam sobre o tema, como Até as princesas fazem cocô ou Cocô no trono.

Nada está funcionando?

Uma coisa importantíssima de lembrar é: será que o desfralde está acontecendo na hora certa?

Se você estiver em dúvida que algo não está normal no processo de desfralde do seu filho, é importante consultar um médico para que as causas fisiológicas sejam descartadas.

Dicas de produtos para ajudar:

Troninho ou redutor de assento com apoio para os pés

Clique na imagem para saber mais e comprar.

Política de transparência: todas as vendas pelo link são comissionadas :)

troninho musical burigotto

O mais legal desse é que vira degrau para usar direto no vaso depois! E a parte interna sai para ficar mais fácil de “dar tchau” para o xixi e cocô e limpar.

 

redutor de assento com escada

Esse dá autonomia, apoio e segurança para a criança e já vai tudo para o vaso!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 9 anos, e Ana Júlia, 4 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados