fbpx
Para Mães e Pais só faz cocô na fralda não faz cocô no vaso

Desfralde incompleto: meu filho não quer fazer cocô no penico

9 de julho de 2018

Meu filho só quer fazer cocô na fralda ou na cueca! Já ouviu essa história? Toda vez que falo de desfralde é comum receber alguns comentários bem parecidos: “meu filho não quer fazer cocô no penico”, “meu filho faz xixi no banheiro, mas na hora do cocô pede a fralda”, “o desfralde só funcionou para o xixi, não sei o que fazer com o cocô”, “meu filho prende o cocô para não fazer no vaso”.

Eu não tive essa dificuldade com as minhas filhas, mas não se desespere se está passando por isso: é muito comum a criança não querer fazer cocô no banheiro, mesmo que o desfralde do xixi tenha sido bem-sucedido.

Por isso, pedi para a psicóloga Camila Machuca para falar um pouco sobre como agir quando seu filho não quer fazer cocô no vaso, ainda que já tenha desfraldado do xixi.

Camila Machuca é especialista em neuropsicologia pela USP e em PCIT – Parent Child Interaction Therapy pela University os West Virgínia (EUA).

Meu filho só quer fazer cocô na fralda ou na cueca. E agora?

Segundo a psicóloga, é importante lembrar que fazer cocô no penico ou no vaso é um processo que também precisa ser aprendido pelas crianças. Se separar da fralda para fazer cocô em outro lugar é uma coisa nova que, inicialmente, pode causar estranheza por diversos motivo.

Meu filho não quer fazer cocô no vaso: algumas razões

“Por mais estranho que possa parecer, um deles é a criança ter medo de fazer cocô porque acredita que ela irá cair e ser sugada pelo buraco do vaso ou, ainda, temer que um pedaço dela possa cair junto com o cocô”, comenta a especialista.

Outra razão, bem comum, é a criança não ter paciência para ficar esperando entre o processo entre a vontade de ir ao banheiro até que o cocô saia. Algumas crianças não gostam da sensação da água espirrando no bumbum.

Há também aquelas que associaram o fazer cocô com alguma dor em algum momento de diarreia ou constipação e agora têm medo de fazer uma nova tentativa.

Dica para o desfralde do cocô

A psicóloga Camila Machuca listou algumas dicas para ajudar a criança a aprender a fazer cocô no vaso. Lembrando que algumas estratégias podem ser combinadas.

– Tente identificar em que momento do dia seu filho sente vontade de ir ao banheiro (manhã, tarde ou noite). Observe por alguns dias seguidos e registre a hora em que o cocô vem.

– Após descobrir, fique atento no período para observar os sinais que a criança começa a dar e convide-a a ir ao penico ou vaso.

– Se você tiver um animal de estimação, pode aproveitar e mostrar que ele também faz cocô e que tem um espaço específico para isso.

No banheiro

Se você perceber que a criança tem alguma resistência ao banheiro, veja se não é possível levar o penico para outro lugar da casa.

Ofereça alguma atividade quando enquanto seu filho está esperando o cocô. Pode ser o tablet ou um livro. Você pode ler junto com ele, reforçando o vínculo e aumentando a segurança para esse momento.

Mas pode ser que seu filho prefira a privacidade. Nem todos gostam de companhia. Então, experimente deixá-la sozinha na hora do cocô. Nesse caso, deixe uma cestinha com livros próxima ao penico ou privada para que ele tenha a distração que precisa.

De qualquer maneira, não deixe seu filho por muito tempo no vaso. Se ela não conseguir fazer cocô naquele momento, é melhor tirá-la e retornar outra hora.

Ah, e lembre de garantir apoio para o pé da criança: o próprio chão no caso do penico ou um banquinho no caso do vaso!

Em caso de escape do cocô

Caso seu filho tenha algum escape na fralda ou cueca, jogue o cocô na privada! Mas leve seu filho junto com você e envolva-o no processo de apertar a descarga e dar tchau para o cocô.

Importante lembrar: nunca castigue ou prive a criança de afeto por não conseguir fazer cocô no vaso ou penico. “Lembre que ela está aprendendo e precisa de toda sua paciência e amor.”

Recompensa pelo cocô no vaso?

A psicóloga explica que o sistema de recompensa quando a criança fizer o cocô no vaso. “Pode ser um adesivo especial ou uma balinha de determinada cor. Não deve ser algo muito caro nem elaborado, mas precisa ser incentivador.”

Literatura para as crianças sobre cocô

É bacana apresentar para a criança livros que falam sobre o tema, como Até as princesas fazem cocô ou Cocô no trono.

Nada está funcionando?

Uma coisa importantíssima de lembrar é: será que o desfralde está acontecendo na hora certa?

Se você estiver em dúvida que algo não está normal no processo de desfralde do seu filho, é importante consultar um médico para que as causas fisiológicas sejam descartadas.

Dicas de produtos para ajudar:

Troninho ou redutor de assento com apoio para os pés

Clique na imagem para saber mais e comprar.

Política de transparência: todas as vendas pelo link são comissionadas :)

troninho musical burigotto

O mais legal desse é que vira degrau para usar direto no vaso depois! E a parte interna sai para ficar mais fácil de “dar tchau” para o xixi e cocô e limpar.

 

redutor de assento com escada

Esse dá autonomia, apoio e segurança para a criança e já vai tudo para o vaso!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Comentários

  1. Sheila disse:

    Meu filho tem 3 anos e 7 meses e já fiz tudo o que diz nesse texto.Nada funcionou.Teria outra dica?

    1. Melina disse:

      Já procurou um psicólogo também?

  2. Estou na mesma situação, o meu tem 3anos… Faz 100% xixi no vaso, mas o coco tudo na roupa ou fralda! Nem sei onde estou errando! 😔

  3. FERNANDA farinha disse:

    Mães, procurem no YouTube um vídeo chamado “O cocô amigo” e mostrem para as crianças. Meu sobrinho estava na mesma situação e depois de ver a historinha só faz cocô no vaso 🙂
    É muito legal!

  4. Vanessa Lima disse:

    Vou tentar esse vídeo amanhã. Minha filha completou 3 anos esse mês e só quer fazer na fralda. Em relação ao xixi, nem escape noturno ela está tendo mais. Na verdade, nesses últimos 3 dias, ela tá prendendo o cocô por causa de uma assadura. E não está obstipada, pq o coco sai melando a fralda e eu acho que essa sensação de estar melada tem a incomodado. Ela pede pra trocar a fralda e quando a gente vai ver, só fez melar. Só hj, foram mais de 10 fraldas. Tentei levá-la pra o vaso, mas ela se acabou de chorar. Tô perdida…
    Tomara que esse vídeo dê certo.

  5. RAfaela disse:

    Eu mostrei Fernanda e ele achou mega kegak. Coloco todos os dias agora rsrars obrigada

  6. Ana kuhar disse:

    Oi boa noite. Não sei mais o q fazer .meu filho já está com 7 anos e ainda se nega a fazer coco no vaso. Já tentei muitas coisas já levei a duas psicólogas e nada funcionou.do meu primeiro filho fiz o desfraude de xixi e coco antes dos 2 anos inclusive para dormir a noite. Foi super fácil
    Mais desse nao estou conseguindo. Aos 2 anos ele prendia o coco .quando se obrigava a fazer era terrível gritava que não queria fazer ..se puder me ajudar eu agradeço.

    1. Melina disse:

      Acho que você deveria procurar outro psicólogo. Se for de Curitiba, tente a Camila Machuca. Se não, peça indicação na escola dele!

  7. Graziela Dick disse:

    Ja ouviu falar sobre encoprese ? Leia sobre o assunto, meu do meio está com 9 e sofre disso, meu mais novo completou 3 e estou tb com dificuldades. A minha mais velha foi rápido e simples, com 3 não usava nem mais a noturna

  8. Jaqueline disse:

    Depois de tres anos e cinco meses descobri q cada crianca tem seu tempo… Logico q dialogo ajuda muito, mas no caso da minha filha ela comecou a fazer coco no vaso assim q entrou na escolinha de meio periodo.. No segundo dia. Entao acho q a unica coisa q podemos fazer e aumentar cada vez mais o dialogo e esperar o tempo da crianca. Valeu as dicas!

  9. Rosângela disse:

    Preciso de ajuda,a minha filha tem 2 anos e 8 meses e uns 3 meses atrás fiz o desfralde durante uma semana ela ficou sem fralda,porem ela deve uma suspeita de infeção de urina e naquele processo de colher urina fazer exame ela voltou usar fraldas,agora tentamos denovo e ela só faz cocô no vaso xixi de jeito nenhum se deixa fica o dia todo sem fazer xixi,oque devo fazer,fico com medo de deixa ela muito sem fazer xixi e fazer mal,neim no hora de fazer cocô ela faz xixi,me ajude não sei oque fazer não si colocar a fralda pra ela fazer xixi atrapalha

    1. Melina disse:

      Procure um médico ou um psicólogo. Ela deve ter sentido dor na época de infecção e agora não quer fazer mais.
      Espero que tudo melhore aí!

  10. Michele disse:

    Boa tarde.. meu filho tem 3 E 6 meses… E a 1 ano saiu da fralda só o xixi o coco sempre fazia na fralda… nunca gostou da privada. E há em torno de 3 meses ele está segurando o coco,ele sente vontade pedi a fralda mas a hora q o coco vai sair ele segura nao sei mais o que fazer. Tem dias que passo o dia todo limpando o bumbum dele pq escapa um pouco do coco e comeca a assar. E ele fica muito incomodado já tentei de tudo e nada da certo!

    1. Melina disse:

      Leve-o no médico para ver se está tudo bem e, se estiver, procure um psicólogo para ver estratégias para ajudá-lo.
      :)

  11. Lucyvania disse:

    Meu filho tem 4 anos e dez meses já vai fazer 5 anos e até agora não consegui que ele faça cocô no vaso!!! Tento dialogar com ele é nada… na hora de fazer cocô tem que colocar fralda e ele se esconde no quarto… ele não faz cocô na escola, pois tem vergonha de colocar fralda para e os amiguinhos o vê… ele fica segurando o cocô e não faz de jeito nenhum na escola já me ligaram dele está com dor na barriga de fazer cocô e não faz. A gente sofre junto com eles!!!

  12. Mellyzabethy disse:

    Ah, minha filha tem 4 anos e já tentei todas as dicas possíveis, mas nenhuma resolve!

  13. Jussara Leite disse:

    Estou na mesma minha filha tem 5 anos e nunca fez cocô no faso ela sempre pede a fralda o xixi foi super rápido de desfraldar A pediatra orientou um psicólogo

  14. Mari oliveira disse:

    Meu filho tem 8 anos e não consegue fazer no vaso .ja tentei todos o métodos possíveis ! 😢

    1. Melina disse:

      Procura um psicólogo de crianças para te ajudar nesse processo! ;)

  15. Madalena disse:

    Meu filho tem 4 anos e 5 meses e ainda não faz cocô no vaso, por mais que ensinamos. Ele sabe o discurso perfeito, mas na prática nada. Xixi ele faz com tranquilidade. Ele só faz cocô na fralda ou na cueca e fica se escondendo. Converso com ele e o mesmo promete que vai ao banheiro mas não vai. Quando ele começa soltar pum, convido-o para ir ao vaso e ele não quer. Diz que já fez no vaso. Então passa um pouco ele faz cocô na cueca ou fralda. A minha gestação foi bem complicada, tomei muito remédio para fortalecer o pulmão e amadurecer o coração dele, fiquei de repouso muito tempo porque era gravidez de risco, tive duas ameaças de abordo e ele nasceu com 8 meses por parto normal. Isso influencia em alguma coisa? Estou muito angustiada com essa situação, me sinto impotente. Meu filho mais velho de 10 anos foi desfraldado de tudo com 2 anos na maior facilidade. O que devo fazer?

    1. Melina disse:

      Leva num psicólogo!

  16. deluvia disse:

    O meu filho tem 3 anos e 3 meses, ele também faz xixi normalmente, a 8 meses iniciei com o processo de desfraldar, só funcionou como o xixi. Ele faz mesmo na cueca e faz poucas porções várias vezes ao dia.
    O que faço?

  17. Lislaine disse:

    Minha filha tem3 anos e faz xixi no pinico mas na hora do coco pede a fralda .Se tentamos colocar ela no pinico ela faz um griteiro chora sai correndo e diz q tem medo do coco
    O q faço

  18. Tais Fernanda Rosa disse:

    Boa noite …estou na mesma situação minha filha de 3 anos 6 meses tbm pede xixi faz …mais na hora de fazer cocô só faz na calcinha ..na hora de fazer no vaso coloco ela lá..mais ela prende o cocô ..já fiz todos os método falei com a pediatra ela falou após almoço coloca pra fazer coco ..nada resolveu …..vou optar por uma psicóloga que ano que vem ela vai a escolinha

  19. Leticia Da Silva Rodrigues Quevedo disse:

    Estou na mesma situacao com meu filho de 3 anos e 6 meses .o desfralde com o xixi tranquilo mas o Coco nao quer ir no vaso diz qie tem medo e pede a fralda e se esconde no quarto dele pra fazer.ja tentei varias coisas e nao esta dando certo eu acabo ficando impaciente e nervosa porque ja nao sei mais o que fazer eu sofro junto com isso

  20. Leticia da Silva rodrifues quevedo disse:

    Preciso de ajuda com meu filho de 3 anos e seis meses para que perca o medo de fazer coco no vaso estou angustiada com.isso e sofro ppr meu filinho estar com.medo e esta inseguranca de ir ao vaso ,tenho tentado de tudo e nao estou vendo resultado 😭😭😭😭😭😭😭😭😭

  21. Rejane Aparecida Machado disse:

    Meu filho tem 5 anos e 4 meses, foi desfraldado aos 2 anos, mas o cocô ele não consegue fazer no vaso, pede fralda sempre que quer fazer. Se nego fica dias sem fazer até que tenho que entrar com uso de supositório. Já fiz de tudo , agora estou levando em uma psicóloga. Mas até agora sem resultado.

  22. Márcia disse:

    Passei por esse problema com minha filha, e realmente é muito difícil. Até os 05 anos ela se recusava a fazer cocô no vaso. O xixi foi normal e o desfralde noturno também, mas na hora da “dor de barriga” ela pedia a fralda, não tinha jeito, conversa, brinquedo ou nada que fizesse ela aceitar sentar no vaso. Ou botava fralda ou ela fazia na roupa, depois de não aguentar segurar mais. Quando ela fez 6 anos, nesta mesma semana, eu lhe disse pra tentar a começar a fazer cocô no vaso, e ela começou a chorar que não conseguia. Então eu lhe falei, com firmeza mas com carinho, que, daquele dia em diante, ela poderia continuar a fazer na fralda se quisesse, mas não a levaria mais a um lugar para o qual ela adorava ir, quando viajávamos para lá nós ficávamos vários dias. Disse pra ela que as pessoas iriam ver que ela não fazia cocô no vaso, e pra ela não ficar com vergonha nós deixaríamos de ir a esse passeio até ela conseguir fazer cocô no lugar certo. Não sei o que aconteceu naquele momento na cabecinha dela, mas parece que foi o “empurrão” que faltava pra ela conseguir enfrentar seu medo, e deu certo, Percebi que na verdade ela se também se sentia envergonhada com a situação, ela não queria se sentir diferente das outras crianças, e foi um momento de afirmação e libertação pra ela. O que eu posso dizer para os pais que passam por esta situação é que não se desesperem, que vai chegar um momento em que a criança vai conseguir enfrentar seu medo, mas que até que isso aconteça ela não deve se sentir recriminada ou rejeitada, pois a parte mais difícil de não conseguir, de sofrer com a situação, é da criança, podem ter certeza.

  23. Glaucia Valin disse:

    Meu filho tem 3 anos. Td mundo dizia q tinha q desfraldar com 2 anos, tentei mas sem sucesso. Para nao virar trauma uma coisa natural esperei ate o mes passado e em 2 dias ele ja fazia xixi no vaso. O cocô esta um pouco mais dificil pq ele nao gosta que ninguem fique olhando. Converso muito com ele e estou deixando ele a vontade mas evito por a fralda nele(pq ele pede p fazer cocô as vezes) tenho medo dele acostumar e ficar preguiçoso . Temos q ter muita paciencia com eles. A pediatra dele disse q cada criança tem seu tempo e se ate os 4 anos ele nao desfraldasse a gente ia p psicóloga. Que Deus nos ajude a superar essa fase e que eles se sintam bem a fazer uma coisa que é o natural da vida!

  24. JOSIELe Fuchter disse:

    Minha filha tem 3 anos e 7 meses. Já tentei desfralda-la 2 vazes e nao deu certo. Na primeira vez ela até já pedia para fazer xixi e o cocô era normal, mas fazia na roupa. De repente ela passou a nao pedir mais para fazer xixi e passou a segurar o cocô. Aí veio o inverno e coloquei fralda novamente. Passado o inverno, tentei desfralda-la novamente. Mas ela nao pedia para fazer xixi e o cocô continuava segurando. Tentei também neste momento o desfralde noturno, mas sem resultado positivo. Veio o inverno novamente e ela estava cada pouco molhada. Levei na pediatra e ela me disse que minha filha nao estava pronta para desfraldar. Voltou novamente para a fralda. Agora faz uma semana que estou novamente tentando desfralda-la. Mas, ela nao pede para fazer xixi. Às vezes resiste e nao quer ir ao banheiro. O cocô às vezes ela segura, às vezes faz na roupa. E às vezes se der vontade e ela estiver no banho, ela senta no vasinho e faz tranquilamente. Nao consigo entender o que se passa na cabecinha dela. Neste momento tbm estou levando ela ao psicólogo. Confio que tudo tem seu tempo e vai passar. Mas, isso parece interminável. Está difícil.

  25. Claudia Maria disse:

    Estou passando novamente por isso, meu primeiro filho foi muito difícil tirar da fralda, cocô só na roupa, quando falava em vaso ficava aos prantos, é agora meu caçula está com 3 anos e 4 meses e estou com o mesmo problema, ele chora pra não ir pra o vaso fazer cocô, xixi as vezes vai fazer no vaso, as vezes faz na roupa, é muito angustiante, sofre eles é nós Pais, eu tentei algumas vezes deixar ele no vaso, depois de muito tempo ele faz, aí explico que tem que pedir pra ir pra o vaso quando quiser fazer de novo, mais ele não pedi, ele fica pelos cantos, se esconde é faz na roupa, não sei mais o que fazer, alguém pode me ajudar, fico me sentindo tão mal, parece que não sei educar meus filhos, uma sensação muito ruim, mais vi que várias mães passam por isso, me senti um pouco aliviada, mais é muito difícil.

  26. Maria Luísa disse:

    Estou passando por um caso semelhante ao da Vanessa Lima, chegando a 28 vezes em um único dia. Depois de muita pesquisa, médicos diferentes, cheguei no diagnóstico de encoprese. Com o uso do peg4000 estamos “resolvendo” parte do problema. Agora o cocô no vaso, ainda é um outro caminho que estamos na luta para trilhar.

  27. Cibely disse:

    Meu filho completou 4 anos no mês de Janeiro e está na mesma situação, xixi ele vai no banheiro de boas, mas quando se trata de cocô ele pede a fralda e fica um tempão embaixo da mesa, Já conversei sobre isso com e ele fica muito irritado quando falo sobre o uso do banheiro. Já não sei mais o que fazer, pratiquei todas as dicas citadas acima e nada.

  28. Karla oyama disse:

    3 anos e 7 meses , xixi desfraldou 3 anos e 3 meses e até l momento coco só na fralda ou calcinha, na verdade consegui algumas vezes com muita firmeza que fizesse no pinico. Está usando peg 4 mil, porque se não ela segura o coco por até 5/6 dias. Queria tanto que estas mãezinhas que postaram em 2018/2019 viesse nos contar se tiveram algum avanço e como fizeram…lendo estes comentários me sinto mais normal , e vejo que minha filha não é a única …pensando em levar numa psicóloga

  29. Calízia disse:

    Apesar de não ter encontrado nenhuma solução aqui, me senti acolhida. Pela primeira vez encontrei uma página onde passam pelo mesmo problema q eu. Meu filho tem 5 anos e desfraldou do xixi antes dos 2 anos, nunca fez xixi na cama, mas o cocô é só na fralda, já tentei tudo q falaram, me identifiquei com todas, Ele chega a sentar no vaso, não é medo de vaso, mas não faz o cocô… tentei penico, colocar penico em outro lugar da casa, redutor de vaso, já pedi até pra fazer no chão do banheiro, pq imaginava q era a posicao de cócoras q facilitava, ele não faz na roupa, apenas pede a fralda. Um dia ele correu no guarda roupa pra pegar a fralda e havia acabado, então ele mentiu dizendo q a vontade tinha passado, que ele não queria mais… tentei por 3 dias, minutos a fio no vaso, chão, penico… e ele prendia o cocô, dei mamão 3x ao dia pra vê se ajudava a ponto dele não consegui segurar e nada… só fez qnd coloquei a fralda, no terceiro dia sem fazer. Estou desesperada. Psicólogo não deu jeito em nada, então essa não é uma.soluca pra mim…

  30. Denise disse:

    O meu filho tem 4 anos e 6 meses o xixi ele faz bem normal no banheiro mas o cocô só faz na roupa. Já fiz de tudo levei a psicóloga a gastro a pediatra e nada resolveu. Ela está usando o peg 4000 mas também não estava resolvendo. Converso com ele, ele me diz que vai ir ao banheiro, mas quando chega na hora se esconde e faz na roupa. Não sei mais o que fazer. Tudo o que me ensinaram eu fiz. Nada resolve. Estou muito angustiada. Me pergunto onde errei. Se alguém puder me ajudar eu agradeço!

  31. Ane disse:

    Meu filho tem 3 anos e 9 meses ja fiz de tudo conversei com ele, ja tentei por fralda ele nao quer, segura e qndo nao aguenta mais, faz na cueca e no vaso uma pelota enorme, estou em tratamento pois ele se enquadra em encoprese. Tem medo do coco machucar e segura, ele toma peg4000. Se para de tomar volta tudo de novo.
    Mesmo com lachantes e frutas de fibra, ele segura, tem escapes na roupa, nao sei mais o que fazer. Ja vi muita maezinha que leva no psicologo mais nao tem resultados.

  32. Erica disse:

    Minha filha vai fazer 4 anos e ainda não faz cocô no banheiro, já não sei o que fazer mais.

  33. Danila disse:

    Meu filho já tem 5 anos e 2 meses , mas continua fazendo.coco na cueca , trata com psicóloga, já levei em gastro mudei a alimentacao , ele não gosta de ficar esperando ele não sabe a hora ele se contorce num canto levo no banheiro e a vontade passa , ele toma peg 4000 mas nada resolve ….já tentei histórias no começo ele ficava mais não saia nada na9 quer mais , as x do celular pra assistir desenho aí ele vai no vaso mas não sai nada parei de dar o celular pois ele só que e fala que vai no vaso e não saia nada ele segura ele diz que na9 quer que saia me ajuda

  34. TAise disse:

    Não tarde! Pode fazer a gentileza de me passar o contato dessa psicóloga. Obrigada Taise

  35. SISSIA Rezende disse:

    Minha filha tem 5 anos e meio. Pouco depois de fazer 3 anos ela começou a segurar o cocô, ficando até 9 dias sem fazer e quando fazia, chorava muito e era muito grande e firme. Foram muitas idas ao médico que já havia receitado o peg4000, porém nunca acertou a dose, de modo que sujava umas 15 calcinhas/dia. Foi quando levei num gastro pediatra e com um mês acertou a dose. Faz um ano que estamos na dose correta. Porém, se recusa a fazer no vaso, sempre faz no chão do box. O médico até disse no início que o importante era fazer, mas agora já indicou o vaso/penico e ela não aceita. Já tentei de tudo, fez tratamento psicólogo um ano e nada (com a pandemia parou). Como estamos em casa, resolvi tentar. O problema é que nunca pede pra fazer também, suja a calcinha às vezes até na hora do banho, que é quando faz. Hoje foi o terceiro dia que a coloquei no vaso antes do banho, fez quase nada e quando coloquei pra dormir a calcinha estava suja. Cheguei a jogar a calcinha no lixo, chorou horroses, tentei conversar e disse ter vergonha. Mas no chão ela faz (eu coloco, não pede). Isso tem me irritado bastante. O medicamento é uma fibra solúvel que não deixa ela segurar, porém se não é no lugar que ela quer, faz pouco ou não faz. Minha angústia maior é ela ser menosprezada por outras pessoas, passar vergonha. Não sei mais o que fazer… Até quando vai fazer o cocô no chão…

  36. Deise Pereira disse:

    Eu estou passando pelo mesmo problema meu filho tem 4 anos e 11 meses e nunca fez cocô no vaso já fiz de tudo e nada deu certo não sei mais o que fazer

  37. Camille disse:

    Meu filho tem 3 anos e 3 meses. E já não sei mais o que fazer. O xixi já faz tempo que ele faz no vaso dele, mas o cocô não faz na cueca nem no vaso. Só faz se estiver com fralda. Já conversei tanto, mas não sei o que acontece. Agora vendo tantos comentários de mães que estão a mesma luta, vejo que é muito comum. Muito difícil viu. Quando acabar a pandemia vou procurar um psicologo pra ver se ajuda.

  38. ivaldete nascimento disse:

    meu filho tem 4 anos e 3 meses, ele ja faz o xixi sozinho ja tem um bom tempo, porem o coco , pra mim ta esta sendo muito dificil,pois acabo perdendo a paciencia, ja convencei com ele, mas ele sempre fala q promete q vai azer no vaso e nao faz, e quando fez, uma vez ficou sozinho sujou o banheiro todo, passou a mao no coco, sujo o lavatorio, toalha, o chao ,nao sei o q fazer mais ,me ajudem.

  39. fernanda s lorscheiter disse:

    sou uma pessoa de 34 anos sou deficiente e não consigo fazer coco e xixi no banheiro só na roupa. quando me da vontade de fazer xixi ou coco já é tarde demais fiz na roupa isso acontece em casa e em todos os lugares que eu vou não sei o que posso fazer presiço de ajuda.

  40. Meu filho está com 3 anos e 4 meses, estou desesperada, ele não faz nem cocô e nem xixi no banheiro, pinico, mictório, ele não quer fazer em lugar nenhum porém como andei colocando cueca ele gosta de ficar e pede, tem vezes que pede a fralda pra fazer cocô, mais se está sem fralda ele segura muito o xixi e o cocô, não sei mais o que fazer, pq com fralda ele não gosta muito de ficar agora pq estranha, mais levamos no banheiro ele foge, não quer fazer de jeito nenhum.

  41. Juliana disse:

    Minha filha de 2 anos e 5 meses desfealdou do xixi, mas cocô ela segura não quer fazer, nem em fralda, nem.em.calça, nem no vaso, nem no pinico, ela simplesmente se desespera e não vai! .
    Ela grita É chora, não sei oq fazer!

  42. Carolyne Silva da rosa disse:

    Oi.o meu filho tem 2 anos e faz xixi tranquilo no vaso e no penico mais na hora de fazer cocô ele não quer ficar sentado para fazer.e normal?o que posso fazer pra ajudar ele?

  43. Noemi disse:

    Meu filho tem 5 anos e tbm não faz cocô no vaso e nem penico. E ainda está com uma mania de colocar a mão pra coçar,pq ele não fala q está cagado. Já tentei de tudo e nada até agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 11 anos, e Ana Júlia, 6 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2021 - Todos os direitos reservados