Para Mães e Pais o que é apgar

O que é apgar?

7 de Janeiro de 2018

Você sabe o que é apgar? Primeiro, é uma daquelas palavras que a gente só aprende depois que engravida. Mas também é uma “nota” que o bebê recebe quando nasce com o objetivo de avaliar suas condições físicas.

️O teste é feito logo que o bebê nasce para ter uma noção geral de sua saúde. É repetido com 5 minutos porque o bebê pode ainda estar meio “cansadinho” do trabalho de parto e ter um resultado mais baixo no primeiro minuto. A nota vai de 0 a 10.

A Manuela, por exemplo, apesar de ter nascido prematura teve nota 9 e 9 (1º e 5º minuto). Já a Ana Júlia, por causa do sofrimento no parto, teve nota 1 e 5 (1º e 5º minuto). Com 10 minutos, teve nota 7 e atingiu 8 apenas no 15º minuto de vida. A pediatra da maternidade disse que, como ela só atingiu o 8 após 15 minutos, era importante que ela fizesse uma avaliação com o neuropediatra.

Enfim, este teste não é definitivo e o resultado não é absoluto. Uma nota baixa não significa que a criança terá problemas de saúde na vida! A Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Americana de Pediatra têm diretrizes específicas para o uso desta nota e os pais não precisam ficar desesperados se o apgar no bebê foi baixo.

O que é avaliado?

Para o estabelecimento da nota, são avaliados cinco critérios, cada um valendo 2: frequência cardíaca, cor, respiração, reflexo e tônus muscular. Se a criança tiver de 8 a 10, já é considerado excelente. Entre 5 a 7, pode precisar de intervenção médica. Se for 4 ou menos, é necessário auxílio médico especial. O 1 da Ana Júlia foi do batimento cardíaco fraco que ela tinha.

Ou seja, teve 0 na cor, nada de tônus muscular nem reflexo, não respirava, mas o coração batia fraquinho. Foi para a assistência imediatamente após o parto para os procedimentos necessários.

o que é apgar

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

Comentários do Facebook

PUBLICIDADE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados