Para Mães e Pais o que é apgar recém-nascido pode tomar fórmula

O que é apgar?

7 de janeiro de 2018

Você sabe o que é apgar? Primeiro, é uma daquelas palavras que a gente só aprende depois que engravida. Mas também é uma “nota” que o bebê recebe quando nasce com o objetivo de avaliar suas condições físicas.

️O teste de Apgar é feito logo que o bebê nasce para ter uma noção geral de sua saúde. É repetido com 5 minutos porque o bebê pode ainda estar meio “cansadinho” do trabalho de parto e ter um resultado mais baixo no primeiro minuto. A nota vai de 0 a 10.

A Manuela, por exemplo, apesar de ter nascido prematura teve nota 9 e 9 (1º e 5º minuto). Já a Ana Júlia, por causa do sofrimento no parto, teve nota 1 e 5 (1º e 5º minuto). Com 10 minutos, teve nota 7 e atingiu 8 apenas no 15º minuto de vida. A pediatra da maternidade disse que, como ela só atingiu o 8 após 15 minutos, era importante que ela fizesse uma avaliação com o neuropediatra.

Enfim, este teste não é definitivo e o resultado não é absoluto. Uma nota baixa não significa que a criança terá problemas de saúde na vida! A Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Americana de Pediatra têm diretrizes específicas para o uso desta nota e os pais não precisam ficar desesperados se o apgar no bebê foi baixo.

Teste de Apgar: O que é significa o resultado do Apgar?

Para o estabelecimento da nota, são avaliados cinco critérios, cada um valendo 2: frequência cardíaca, cor, respiração, reflexo e tônus muscular. Se a criança tiver de 8 a 10, já é considerado excelente. Entre 5 a 7, pode precisar de intervenção médica. Se for 4 ou menos, é necessário auxílio médico especial. O 1 da Ana Júlia foi do batimento cardíaco fraco que ela tinha.

Ou seja, teve 0 na cor, nada de tônus muscular nem reflexo, não respirava, mas o coração batia fraquinho. Foi para a assistência imediatamente após o parto para os procedimentos necessários.

o que é apgar

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − três =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados