Para Mães e Pais

Pode usar lenço umedecido no bebê?

31 de agosto de 2017

Acho fundamental começar esse texto dizendo que eu usei, sim, lenço umedecido nas minhas filhas. No início, usei algodão com água, mas depois parti para a praticidade dos lencinhos. Mas isso não significa que eu tenha feito certo. Por isso, perguntei para a dermatopediatra Juliana Loyola Presa: pode usar lenço umedecido no bebê? Confere as informações que ela me passou.

O que é o lenço umedecido?

O lenço umedecido é um pedaço de tecido não tecido (TNT) com grande porcentagem de água (cerca de 50%) e embebido em algumas outras substâncias.

Que substâncias são essas?

– Componentes químicos para impedir o crescimento de bactérias e fungos no lenço.
– Componentes químicos para impedir que ocorra ferrugem (devido à grande quantidade de água e por estar fechado isto pode acontecer).
– Componentes químicos de ação detergente e para fazer espuma (existe um detergente natural que vai em alguns lenços que é extraído do cocô da vaca!)
– Componentes químicos para dar perfume e fragrância.
– Alguns lenços possuem o conservante chamado metilisotiazolinona, que é um produto químico altamente irritante. Fuja das marcas com esse componente.

Quais são os problemas com essas substâncias?

Todos estes produtos químicos com os quais a pele das crianças entra em contato desde muito cedo são um potencial causador de dermatite de contato. A pele fica vermelha, com bolinhas e pode coçar.

Então não posso usar lenço?

Quando saímos de casa ou em um lugar público, o lenço pode ser de grande ajuda. Mas a rotina, principalmente em casa, deve ser o uso do algodão com água mesmo! Em alguns casos, que aquele cocô homérico pode aparecer, o melhor é tirar o excesso com algodão e leva a criança para lavar o bumbum com água e sabonete mesmo! Às vezes, a gente insiste no lenço, tem que passar diversas vezes e acaba irritando ainda mais a pele do bebê. E nem sai tão fácil quanto com água!

Na escola do meu filho usam!

A Dra. Juliana diz ser contra também ao uso de lenços umedecidos nas escolas, para fazer a higiene das mãos e rosto das crianças. “Sei da dificuldade de lidar com várias crianças pequenas ao mesmo tempo depois do lanche ou de uma atividade no parque. Mas convenhamos que é muito mais higiênico e menos agressivo para a pele lavarmos as mãos e rosto com água e sabonete.”

A natureza também agradece

Para fechar com chave de ouro: pense o tempo enorme que um só lenço demora para degradar na natureza. Agora imagine um monte de lenços usados por anos a fio. Use menos! A pele agradece e a natureza também.

Serviço

Dra. Juliana é pediatra com especialização em dermatologia. Você pode ter mais informações sobre cuidados com a pele das crianças pelos seus perfis nas redes sociais:
Instagram@drajuloyolapresa
FacebookDra. Juliana Loyola Presa

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 8 =

Comentários do Facebook

PUBLICIDADE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados