Acho fundamental começar esse texto dizendo que eu usei, sim, lenço umedecido nas minhas filhas. No início, usei algodão com água, mas depois parti para a praticidade dos lencinhos. Mas isso não significa que eu tenha feito certo. Por isso, perguntei para a dermatopediatra Juliana Loyola Presa: pode usar lenço umedecido no bebê? Confere as informações que ela me passou.
O lenço umedecido é um pedaço de tecido não tecido (TNT) com grande porcentagem de água (cerca de 50%) e embebido em algumas outras substâncias.
– Componentes químicos para impedir o crescimento de bactérias e fungos no lenço.
– Componentes químicos para impedir que ocorra ferrugem (devido à grande quantidade de água e por estar fechado isto pode acontecer).
– Componentes químicos de ação detergente e para fazer espuma (existe um detergente natural que vai em alguns lenços que é extraído do cocô da vaca!)
– Componentes químicos para dar perfume e fragrância.
– Alguns lenços possuem o conservante chamado metilisotiazolinona, que é um produto químico altamente irritante. Fuja das marcas com esse componente.
Todos estes produtos químicos com os quais a pele das crianças entra em contato desde muito cedo são um potencial causador de dermatite de contato. A pele fica vermelha, com bolinhas e pode coçar.
Quando saímos de casa ou em um lugar público, o lenço pode ser de grande ajuda. Mas a rotina, principalmente em casa, deve ser o uso do algodão com água mesmo! Em alguns casos, que aquele cocô homérico pode aparecer, o melhor é tirar o excesso com algodão e leva a criança para lavar o bumbum com água e sabonete mesmo! Às vezes, a gente insiste no lenço, tem que passar diversas vezes e acaba irritando ainda mais a pele do bebê. E nem sai tão fácil quanto com água!
A Dra. Juliana diz ser contra também ao uso de lenços umedecidos nas escolas, para fazer a higiene das mãos e rosto das crianças. “Sei da dificuldade de lidar com várias crianças pequenas ao mesmo tempo depois do lanche ou de uma atividade no parque. Mas convenhamos que é muito mais higiênico e menos agressivo para a pele lavarmos as mãos e rosto com água e sabonete.”
Para fechar com chave de ouro: pense o tempo enorme que um só lenço demora para degradar na natureza. Agora imagine um monte de lenços usados por anos a fio. Use menos! A pele agradece e a natureza também.
Dra. Juliana é pediatra com especialização em dermatologia. Você pode ter mais informações sobre cuidados com a pele das crianças pelos seus perfis nas redes sociais:
Instagram: @drajuloyolapresa
Facebook: Dra. Juliana Loyola Presa
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 11 anos, e Ana Júlia, 6 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.
Saiba mais