Os primeiros dentes começam a nascer por volta dos 6 meses, podendo variar a caso a caso. Muitas vezes, os sintomas do nascimento dos dentes do bebê começam a aparecer muito tempo antes e os pais ficam preocupados porque não sabem o que está acontecendo. Então, vem se informar!
Os sintomas do nascimento dos primeiros dentes mais comuns são:
Coceira na gengiva: a criança começa a colocar as coisas na boca com mais frequência (inclusive a mão)
A gengiva pode ficar meio inchada e esbranquiçada
Irritabilidade: mais choro aparentemente sem motivo e pode haver dificuldade para dormir
Mexer na orelha com maior frequência. Às vezes, a dor do nascimento dos dentes irradia para a região do ouvido e o bebê passa a mexer mais ali.
Febre e diarreia. Alguns especialistas dizem que isso não tem nada a ver, mas eu vivo ouvindo pais e mães que dizem que aconteceu com o bebê deles.
Diminuição do apetite. Menos interesse pelos alimentos e até pelo leite materno. Em outros casos, diminuição do apetite pelos alimentos e desejo apenas de ficar no seio.
As questões psicológicas (irritabilidade, choro e dificuldade de dormir) precisam de muito carinho, colo, amor e compreensão. É uma fase: vai passar!
Para o desconforto local, da gengiva, você pode dar mordedores para a criança. Existem alguns que foram feitos para colocar na geladeira e, assim, geladinhos, aliviam ainda mais o incômodo na região.
Também tem a Camomilina C, que ajuda a aliviar a dor do nascimento dos primeiros dentes, mas converse com seu médico antes. Aqui no blog tem mais informações sobre a Camomilina C para aliviar os sintomas do nascimento dos primeiros dentinhos.
Você pode também fazer massagens com o dedo (limpo, né? rs) ou com dedeiras de silicone.
Se os dentes estão nascendo ou começando, confira aqui os cuidados com a limpeza dos primeiros dentes do bebê.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais