Para Mães e Pais fio dental nas crianças

Quando começar a passar fio dental nas crianças?

27 de outubro de 2016

Outro dia, postei no instagram uma imagem com alguns dos principais erros que os pais cometem em relação à higiene oral dos filhos. Entre eles, estava “não passar fio dental”. Na hora, muita gente perguntou: quando começar a passar fio dental nas crianças??

A odontopediatra Denise Pazin, da SOI – Saúde Oral Integrada (Curitiba-PR), explica que o fio dental nas crianças deve começar a ser usado assim que os dentes se tocam lateralmente. “Quando eles começam a se posicionar lado a lado, os contatos laterais impossibilitam a escovação entre eles”, comenta.

Ou seja, se está difícil de fazer a higiene entre os dentes, está na hora de começar a passar fio dental na criança.

COMECE ANTES A USAR O FIO DENTAL NAS CRIANÇAS

Entretanto, a especialista vai além e indica que o hábito seja inserido o quanto antes. “É interessante que, mesmo com dentes espaçados, a criança conserve esta prática, veja seus pais usarem e os imitem. Com certeza, na troca da dentição haverá necessidade de usar o fio dental e já será um hábito bem consolidado.”

começar a passar fio dental nas crianças

A verdade é que acho passar fio dental algo tão chato, que é uma das últimas coisas que queria me preocupar com as meninas. Mas não temos muita escolha, né? Precisamos cuidar porque mesmo bebês com dente de leite podem apresentar cárie. E ninguém quer ter que ver seu filho pequeno sendo anestesiado para tratar o dente!

Lá em casa, eu tenho aqueles que são individuais (veja o modelo aqui – sei que vende na Drogaria Iguatemi) e que ajudam muito. A Manuela, com 7 anos, já consegue usar sozinha – e usa toda noite. E a Ana Júlia já tenta imitar. Confesso que, com a AJ, eu ainda não tenho o hábito, mas sei que está na hora de começar a passar fio dental nela também.

Por mais chato que seja, precisamos lembrar: quanto antes eles aprenderem esses hábitos, melhor para eles.

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados