Para Mães e Pais fio dental nas crianças

Quando começar a passar fio dental nas crianças?

27 de outubro de 2016

Outro dia, postei no instagram uma imagem com alguns dos principais erros que os pais cometem em relação à higiene oral dos filhos. Entre eles, estava “não passar fio dental”. Na hora, muita gente perguntou: quando começar a passar fio dental nas crianças??

A odontopediatra Denise Pazin, da SOI – Saúde Oral Integrada (Curitiba-PR), explica que o fio dental nas crianças deve começar a ser usado assim que os dentes se tocam lateralmente. “Quando eles começam a se posicionar lado a lado, os contatos laterais impossibilitam a escovação entre eles”, comenta.

Ou seja, se está difícil de fazer a higiene entre os dentes, está na hora de começar a passar fio dental na criança.

COMECE ANTES A USAR O FIO DENTAL NAS CRIANÇAS

Entretanto, a especialista vai além e indica que o hábito seja inserido o quanto antes. “É interessante que, mesmo com dentes espaçados, a criança conserve esta prática, veja seus pais usarem e os imitem. Com certeza, na troca da dentição haverá necessidade de usar o fio dental e já será um hábito bem consolidado.”

começar a passar fio dental nas crianças

A verdade é que acho passar fio dental algo tão chato, que é uma das últimas coisas que queria me preocupar com as meninas. Mas não temos muita escolha, né? Precisamos cuidar porque mesmo bebês com dente de leite podem apresentar cárie. E ninguém quer ter que ver seu filho pequeno sendo anestesiado para tratar o dente!

Lá em casa, eu tenho aqueles que são individuais (veja o modelo aqui – sei que vende na Drogaria Iguatemi) e que ajudam muito. A Manuela, com 7 anos, já consegue usar sozinha – e usa toda noite. E a Ana Júlia já tenta imitar. Confesso que, com a AJ, eu ainda não tenho o hábito, mas sei que está na hora de começar a passar fio dental nela também.

Por mais chato que seja, precisamos lembrar: quanto antes eles aprenderem esses hábitos, melhor para eles.

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 10 anos, e Ana Júlia, 5 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados