Para Mães e Pais quanto tempo o leite materno pode ficar congelado

Quanto tempo o leite materno pode ficar congelado?

10 de maio de 2016

Já faz algum tempo que coloquei aqui no blog as orientações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e Sociedade Brasileira de Pediatria sobre como retirar e armazenar leite materno.

Hoje, resolvi repostar alguns dados nas redes sociais com a imagem abaixo sobre quanto tempo o leite materno pode ficar congelado e como armazenar.

quanto tempo o leite materno pode ficar congelado

 

Mas várias pessoas comentaram que já receberam a informação que, congelado, o leite pode ser armazenado por 30 dias, em vez de 15.

Assim, liguei novamente para a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano para esclarecer e eles disseram que a recomendação sobre quanto tempo o leite materno pode ficar congelado é 15 dias mesmo por duas razões:

QUANTO TEMPO O LEITE MATERNO PODE FICAR CONGELADO

Segurança alimentar:

O nosso congelador de casa é aberto com frequência e não tem a mesma acuidade na manutenção de temperatura que um freezer exclusivo. Assim, a recomendação de 15 dias contempla uma margem de segurança importante.

Qualidade nutricional:

Segundo a entidade, após 15 dias de congelamento, o leite materno começa a perder alguns nutrientes, em especial, cálcio e fósforo. Nos primeiros dias após esse prazo, a perda é pequena, mas já acontece.

Por isso, a indicação oficial da entidade é 15 DIAS. Lembrando que a fonte das informações é a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano – na minha opinião fonte confiável de informações sobre o tema. Claro que podem existir outras orientações, pesquisas e recomendações. Depende de você escolher qual seguir.

quanto tempo o leite materno pode ficar congelado

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 9 anos, e Ana Júlia, 4 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados