Para Mães e Pais quanto tempo o leite materno pode ficar congelado

Quanto tempo o leite materno pode ficar congelado?

10 de maio de 2016

Já faz algum tempo que coloquei aqui no blog as orientações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e Sociedade Brasileira de Pediatria sobre como retirar e armazenar leite materno.

Hoje, resolvi repostar alguns dados nas redes sociais com a imagem abaixo sobre quanto tempo o leite materno pode ficar congelado e como armazenar.

quanto tempo o leite materno pode ficar congelado

 

Mas várias pessoas comentaram que já receberam a informação que, congelado, o leite pode ser armazenado por 30 dias, em vez de 15.

Assim, liguei novamente para a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano para esclarecer e eles disseram que a recomendação sobre quanto tempo o leite materno pode ficar congelado é 15 dias mesmo por duas razões:

QUANTO TEMPO O LEITE MATERNO PODE FICAR CONGELADO

Segurança alimentar:

O nosso congelador de casa é aberto com frequência e não tem a mesma acuidade na manutenção de temperatura que um freezer exclusivo. Assim, a recomendação de 15 dias contempla uma margem de segurança importante.

Qualidade nutricional:

Segundo a entidade, após 15 dias de congelamento, o leite materno começa a perder alguns nutrientes, em especial, cálcio e fósforo. Nos primeiros dias após esse prazo, a perda é pequena, mas já acontece.

Por isso, a indicação oficial da entidade é 15 DIAS. Lembrando que a fonte das informações é a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano – na minha opinião fonte confiável de informações sobre o tema. Claro que podem existir outras orientações, pesquisas e recomendações. Depende de você escolher qual seguir.

quanto tempo o leite materno pode ficar congelado

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados