Para Mães e Pais

Quem tem medo do parto normal?

12 de março de 2016

medo do parto normal

Doula Patrícia Teixeira falando sobre o trabalho de parto

No dia 28 de fevereiro, aconteceu a nossa palestra “Quem tem medo do parto normal?”, com o apoio da FeelClean Lenços Umedecidos, aqui em Curitiba. O evento foi lindo e lotou! E o mais legal, foram muitos pais acompanhando as suas companheiras e mostrando que querem participar ativamente deste momento tão importante que é o nascimento do seu filho. Outra surpresa bacana foi a presença de várias mulheres que não estão grávidas, mas já estão planejando e buscando informações. Esse é o primeiro passo para se tornar protagonista de sua própria gestação e do seu parto: informação é libertadora!

O encontro começou com a palestra da técnica em enfermagem e doula Patrícia Teixeira (já falamos aqui no blog sobre quem é a doula e sua função), que falou de maneira super esclarecedora sobre o trabalho de parto, sua evolução e também sobre as diferenças entre parto normal, parto natural e parto humanizado. De maneira bem resumida, parto normal é o parto vaginal, mas ele pode envolver vários procedimentos e intervenções médicas (episiotomia, ruptura mecânica da bolsa, anestesia etc). No parto natural, nenhuma intervenção acontece.

Quem tem medo do parto normal?

E o parto humanizado? Bem, esse deveria ser a regra, seja no vaginal ou em uma cesárea: “a humanização é devolver o protagonismo do parto à mulher. É garantir-lhe o direito de escolha, realizar um mínimo de intervenções médicas e apenas autorizadas pela gestante – sempre levando em conta a segurança e a saúde dela e do bebê”, afirmou Patrícia.

Você sabia por exemplo que até o ambiente de centro cirúrgico pode ser considerado uma intervenção desnecessária no parto? Patrícia explicou que a ocitocina, hormônio responsável pelo trabalho de parto, é liberado quando a gestante sente-se segura, protegida e em um local de bem-estar (já notou como é grande o número de trabalhos de parto que começam à noite, quando a mulher está em sua casa, em segurança, com sua família?). Se a grávida chega em um hospital onde é levada para uma sala com luzes fortes, equipe agitada (e muitas vezes grosseira), colocada em uma cama desconfortável e em uma posição que não facilita o processo, o organismo irá começar a liberar adrenalina por conta do estresse, que irá inibir a produção de ocitocina. “Por isso, a importância de oferece no hospital um ambiente acolhedor e aconchegante para a mulher em trabalho de parto.”

Quem tem medo do parto normal?

Patrícia também falou sobre as posições em que a mulher pode dar à luz, benefícios do PN e concluiu sua palestra com um vídeo emocionante (veja abaixo), mostrando alguns parto e a importância do papel do pai nesse processo. Em seguida, as participantes tiveram uma hora para fazer as perguntas que quisessem sobre o parto para a doula. Foi muito bacana e esclarecedor.

Tivemos um delicioso coffee break da Koisas da Vovó e partimos para a segunda palestra, com a obstetra Lara Nahar, que também trouxe um conteúdo riquíssimo.

A médica falou sobre as reais indicações de cesárea, indicações relativas e os mitos que são usados como argumentos para muitas cirurgias desnecessárias. Explicou que só existe uma indicação absoluta que será definida durante a gestação e que as demais situações em que uma cesárea é realmente necessária acontecerão durante o trabalho de parto. Sobre as indicações relativas, mostrou que depende muito de cada paciente e sobre os mitos, reconheceu que é preciso médicos que tenham coragem para realizar o PN em alguns casos, como o do “bebê sentado”, por exemplo. Claro que, apesar de ressaltar os benefícios do parto normal, Dra. Lara apontou que a mulher pode ter a escolha de fazer a cesárea, salientando a importância de esperar ao menos as 39 semanas de gestação.

Quem tem medo do parto normal?

O registro maravilhoso foi da fotógrafa Michelle Rodrigues, que faz um trabalho especializado em parto normal e humanizado, inclusive domiciliar, com vasta experiência na área.

quem tem medo de parto normal

O evento aconteceu no Espaço Quality Mulher, no bairro Água Verde (em Curitiba). O local é um estúdio de saúde, beleza e bem-estar, voltado para mulheres, que têm inúmeras atividades e tratamentos com foto na gestante e pós-parto. Crianças são bem-vindas, até mesmo os bebês em aulas de ginástica, e eles contam com um espaço kids com cuidadora. Por tanto carinho e atenção com esse público, achei um lugar perfeito para reunir os nossos participantes.

Agradeço imensamente às palestrantes, aos participantes e também aos nossos patrocinadores e apoiadores que tornaram possível o evento: FeelClean Lenços Umedecidos, Multikids Baby, Aspirar Baby, Mili e Programa Gestar Bem (do Espaço Quality Mulher). As empresas ainda oferecem alguns persentes, o que garantiu que cada participante saísse do evento com uma sacola de produtos: linha de lenços umedecidos e brindes FeelClean, babador descartável Multikids Baby, desconto da Michelle Rodrigues e kit de amostras Mili.

Parto humanizado

Este vídeo fez parte da palestra da doula Patrícia Teixeira, na palestra “Quem tem medo do parto normal?”, que aconteceu em fevereiro de 2016, em Curitiba.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 2 =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados