Lá em Casa salto de desenvolvimento aos 2 anos

Salto de desenvolvimento aos 2 anos: será que foi isso?

19 de outubro de 2016

A última “fase daquelas” da Ana Júlia foi tensa. Foi tão longa que depois de um tempo achei que não era mais fase… achei que não ia passar. Mas passou, faz só alguns dias, ainda estou com medinho que contar vitória. Estou tentando descobrir se foi um salto de desenvolvimento aos 2 anos.

salto de desenvolvimento aos 2 anos

Foram mais de dois meses fugindo do quarto toda noite para não dormir. Caindo de sono, muito tarde e saindo da cama, correndo da gente, perturbando a irmã… a gente surtando, diariamente!

Cheguei a pensar no tal do pico de crescimento (leia mais aqui Afinal o que são saltos de desenvolvimento?), mas não encontrei nada sobre salto de desenvolvimento aos 2 anos.

Mas não quis acreditar que tinha “perdido” a minha filha que sempre foi um verdadeiro sonho na hora de dormir.

Entretanto, que salto seria?? Ela já fala, corre, anda, pula, grita, canta… me dei por vencida.

Todo dia me preparava para ser “da paz” na hora que a Ana Júlia fosse começar a cena. E fui… em duas das 60 noites. Talvez em outras cinco, eu tenha sido bacana por pelo menos uns 25 minutos. Mas o sono, a raiva, a revolta me venceram na maior parte do tempo.

Depois de gritos, choros, insistências, desenvolvimento de mil e uma técnicas, tentativas sem fim de fazer tudo da melhor maneira possível, passou. Simplesmente, PASSOU!!

Faz mais de uma semana que a Ana voltou a dormir boazinha, sem dramas, exatamente como fazia antes.

Por outro lado, notei dois grandes marcos do desenvolvimento de uns dias para cá: o desfralde evoluiu quase 100% e ela fala tudo o tempo todo. Diálogos completos, sobre qualquer assunto – praticamente conversar com a Manuela.

Enfim, acho que de fato foi um salto de desenvolvimento aos 2 anos: Ana Júlia (agora com 2 anos e 5 meses) passou por uma grande evolução fisiológica e de comunicação, que nos tirou algumas noites de sono. Mas estou crendo que definitivamente passou!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Comentários

  1. Gente, sei que já faz quase um ano, mas obrigada por compartilhar conosco. A minha está passando exatamente por isso. Dormia maravilhosamente bem, e agora, passa as madrugadas acordada. Há duas semanas não durmo mais do que 4 horas seguidas. Passa o dia grudada em mim. Ela já está com 2 anos e 3 meses, mas parece que sou mãe de RN. Além do grude e mamando direto e sem dormir, mudou completamente, tornou-se uma criança agressiva e chorona, mordendo e beliscando o tempo todo e todos. Mudou até o apetite. Um trabalho enorme para comer. E justamente, no mês que tinha separado para iniciar o desmame. Tou só o pó. :(
    Mas foi muito bom ler seu relato, pelo menos existe uma luz no fim do túnel. Continuarei no mantra. VAI PASSAR, VAI PASSAR, VAI PASSAR…. ARRRRRRRRRR!

    1. Carol disse:

      Ahhhh que maravilha ver este texto ! Minha filha com 2 anos e 6 meses passou pelo mesmo !!! Achei que ua surtar ! E de repente PASSOU UAU ! E VIROU UMA TAGARELA ! KKKKKK
      muito bom saber que não estamos sozinhas nessa !

      1. Patricia disse:

        Meu Deus, estou quase surtando e agora comecei a procurar alguma explicação como saltos ou picos.. mas graças a Deus não estou só,!! Minha filha está com 2 anos e 6 meses. Vai passar

        1. Melina disse:

          Vai passar, sim!!! Logo! :)

  2. Lise disse:

    Olá! O meu filho está com 2 anos e 6 meses e está a passar pelo mesmo! Adormecia sozinho no quarto dele e dormia a noite toda. Agora é uma birra para dormir. Não quer adormecer, levanta se dezenas de vezes, choraminga e durante a noite tb acorda várias vezes a chorar. “Só” começou há uma semana e já estou desesperada! Como lidou com a sua menina para adormecer? Ficava com ela até adormecer ou deixava-a choramingar até adormecer? Todas as dicas são bem vindas! Obrigada!

  3. LAIS CORREIA DA SILVA disse:

    Meu Deus obrigada
    Já estava achando q ia morrer !
    Minha filha está com 2 anos e 1 mês e não dorme
    Dorme tarde, chorando, acorda a noite toda não larga o peito
    Eu não durmo mais, e disisperador .
    O pior e que tenho q fazer o desmame pq estou grávida novamente .
    Jesus será q sobrevivo .

  4. Danieli disse:

    Procurei este post pq minha filha Melina também esta assim, com 2anos e 1 mês, muito chorona, quer ficar grudada em mim, acorda chorando de madrugada, chora por tudo, meu Deus, é muito difícil, que fase é essa? Agora com os relatos de vcs vejo q estamos no mesmo barco, Eu também estava preparando para o desmame e vejo que é melhor esperar, essa fase passar.

  5. Leticia disse:

    Oi, que bom ler essas experiências. O meu filho fez 2 anos e há umas 3 semanas está uma briga para dormir tbm, Demora um monte para dormir, foge da cama, acorda chorando no meio da noite, tem noites que acorda váárias vezes. Eu também estava começando a trabalhar com ele o desmame noturno, e tinha noites que eu até já estava conseguindo, mas nessas últimas semanas ele quer peito o tempo todo, quando chegava do trabalho ele dava só uma mamada rápida e deu, e agora está ficando um tempão no peito!!! Bom saber que não é só por aqui!!!

  6. Morgana disse:

    Minha filha fez 2 anos tá com 10 dias. Tá com 3 dias que acorda por volta de 23:30 ligada nos 220 volts. Querendo brincar, conversando com a gente, questionando tudo… e so volta a dormir 2 e pouco/3 horas da Madrugada, depois de muita luta. Ta sendo exaustivo e estressante!! Percebi que ela evoluiu muito no diálogo. Ela ja falava tudo, mas agora ja conversa, cria histórias e palavras que ela falava erradas, agora já fala da maneira correta. Lendo esse post me deu um certo alívio. Acredito que seja mesmo salto de desenvolvimento. É como se tivesse deixando de ser bebê pra ser criança. Rsrs.

  7. Daniela disse:

    Oi Morgana, que bom ouvir isso.. meu filho fez 2 anos esses dias e simplesmente acorda de madrugada ligado nos 220w. Fixs fa lando as palavras q sabe e todo o repertorio de palavras na linguagem dele. Fica umas 3 ou 3:30h acordado e so volta a dormir qdo clareia. Ta mto difícil

  8. Liliana disse:

    Minha filha tem 2 anos e 8 meses e da uma semana para cá tambem nao tem dormido bem. Nao quer adormecer sozinha, tenho sempre de estar eu ou o pai. A meio da noite acorda a chorar desesperada muitas vezes. De dia muito mais irritada, muito chorona e tambem nao come muito. Ela dormia tao bem e sozinha adormecia, e agora parece que tudo mudou. Espero que seje este pico dos dois anos e que volte de novo ao que era.

  9. Melissa aragao disse:

    Nossa, como me identifiquei nesse texto, faz uns 9 dias q meu filho de 2 anos e 1 mes esta me enlouquecendo de madrugada, me fazendo novamente chorar de cansaço ja que ja fico com ele o dia inteiro por conta dessa pandemia. Muito obrigada, espero passar aqui tb!!

  10. Cindy Gauer disse:

    Que texto maravilhoso e informativo. Eu tbm não conseguia acreditar que a minha filha teve uma mudança de comportamento por nada. Pesquisei muito sobre salto até chegar aqui.
    A minha pequena está a 2 semanas nessa de acordar a noite toda. Pensei que era reflexo da quarentena.
    Mas para mim o “pior” é o grude comigo. Tenho que acordar antes que ela para organizar as coisas se não já era. Chora por tudo.
    Em compensação, ela começou a falar algumas palavras (ela é prematura). Fala, fala, fala e eu só entendo algumas coisa.
    Mais uma vez, obrigada! Me sinto mais calma e pronta para a batalha!!

  11. Camilla disse:

    Nossa que alívio, meu filho tem 2 anos e 5 meses , já tem umas semanas que anda assim , realmente notamos que está mais esperto ele já falava super bem e agora brinca sozinho , conta história . Vamos seguir com paciência e Fé em Deus que logo essa fase vai passar !

  12. Juliana disse:

    Boa noite mãezinhas.
    Sou mãe de primeira viagem e meu filho está com 1 ano e 7 meses, desde a minha separação com o pai eu vejo que ele vem tendo alguns comportamentos bem diferentes.
    E de 1 mês pra cá tem tido surtos de choros por nada, outros por estar com sono e n se entregar e por um simples desenho acabar e ele querer na hora outro… Gente que fase. Eu tô me culpando e chorando o tempo todos 3 surto que ele dá e hoje eu apertei ele sacudindo pq eu n aguentava mais ele chorando.
    Chorava de dar desespero… Não sabia o que era, começou do nada,estava levando ele nos brinquedos do shopping,mas sem chances a crise do choro começou e durou em torno de 1 hora. Que desespero.
    Tô me culpando tanto em ter perdido a paciencia com ele, eh um bebê eu sei e não tem culpa alguma.
    Eu rezo pra ele não chorar pq já fico em desespero, o choro já me faz surtar…
    ?? Li algumas dicas em sentar do lado e esperar ele se acalmar, farei isso da próxima vez pois sei que terão mais… fases acima de fases.
    Não quero mais perder a cabeça, ele N tem culpa ?

  13. JULIANA NEVES disse:

    Muito obrigada por esse texto. Hoje qd minha filha acordou novamente as 5:40 eu estava certa q era um salto. Ela tem falado cada dia mais.
    Passou 10 dias seguidos dormindo a noite toda por 12h seguidas, e do nada, uma briga pra pegar no sono e desperdando essas horas. Me sinto mais reconfortada. ??

  14. Weslayne disse:

    Essa hora da madrugada e eu aqui, desesperada procurando respostas para essa mudança tão repentina na rotina do sono do meu filho. Afonso desde RN dormia muito bem, mas de umas 2 semanas pra cá está sendo muito difícil. Ele dorme no quarto com minha mãe, pois na casa que moro só tem 2 quartos e minha mora comigo desde que meu padrasto faleceu. Mas eles emepfe dividiram o quarto e sempre foi uma benção a hora de dormir, mas agora ele prestes a fazer 2 anos e 3 meses passou a não querer dormir, briga pra tirar a soneca da tarde e a noite está sendo terrível.
    Hoje mesmo eu tive de preparar uma mamadeira com chá de camomila as 01:20 par ver se ajuda ele a acalmar e dormir, pois eles foram pra o quarto por volta das 21:15 e ele ainda não havia dormido fica tentando sair da cama, joga os travesseiros para baixo, muito agitado.
    Mas também tenho percebido algumas mudanças nele em relação a fala, ele é muito esperto, mas não fala quase nada e de uns dias pra cá ele tem tentado muito mais falar.
    Espero que essa fase também passe por aqui e se for para ajudar no desenvolvimento dele, vamos continuar lutando, orando e esperando.

  15. Naty disse:

    Muito obrigado pelas palavras, pw o meu bebê tem 2 anos e 1
    mês, e de uns 15 dias pra cá luta pra dormir e grande quase 1hr de Nintendo, sem contar as birras por tudo, tudo deixa ele estressado, que bom saber que isso vai passar

  16. Julia disse:

    O texto que eu precisava ler, minha filha começou a não dormir e não achei nada sobre saltos de desenvolvimento, obrigada por compartilhar!

  17. Cíntia disse:

    Nossa que bom ter encontrado esses relatos pois estava bastante preocupada, minha filha tem 2anos e 12 dias não fala quase nada e está desse jeito acordando de demais chorando, não quer comer direito…e a uns dias atrás não tinha problema nenhum com isso..tomara que seja esse salto pra ela começar a falar e voltar tudo ao normal… obrigado ❤️

  18. TAIANA disse:

    Será possível a bebê começar com isso com apenas 1 ano e 6 meses? Sempre teve os saltos bem antes também, mas isso já é muito antes e já estou em pânico.
    Ela sempre foi uma criança boazinha, mas de uma tempo pra cá começou com o Não em tudo e se contrariada faz birra e chora. Perda de apetite mas mama quer o tempo todo, e sempre grudada em mim 24h por dia. O sono regrediu, desde que nasceu sempre dormiu as 19:30h, mas agora ultrapassa as 21h, além de ficar com sono agitado. Pânico estou

  19. Pâmela disse:

    É bom ouvir relatos similares pois traz esperança! Minha filha tem 2 anos e 4 dias e nos últimos dias, além de não dormir direito, anda super zangada com tudo, joga as coisas no chão, chora bastante e está bem mais dengosa e apegada comigo… Mudanças grandes do nada! Bate um desespero, principalmente com uma rotina de trabalho corrida… Sempre que vou trabalhar é muito choro, ela me agarra e não quer soltar por nada (fico com o coração partido, me sentindo culpada por ter que sair, mas não tem jeito :/ ). Quanto tempo esse salto dura?

  20. Graziele Monnerat disse:

    Gente do céu, tô passando por isso, minha filha tem 2 anos e 5 meses e já tem alguns dias que passou a dormir pouco, dormia sozinha no quarto a noite toda, agora tá muito resistente ao sono e acordando de madrugada e não consegue dormir. Só pode ser salto de desenvolvimento, não tem lógica não.

  21. Sara disse:

    Obrigada mesmo por compartilhar, agora sei o que se passa por aqui. Eu já estava ficando maluca a pensar que havia algo grave acontecendo com meu filho. Já faz mais de uma semana que não dorme bem, está bem desafiador e chorão.

  22. Sandra disse:

    Olá, obrigado por passar a experiência adiante, aqui está a mesma coisa, estranhei porque minha filha estava dormindo super bem e agora acorda chorando, irritada, ela tem 2 anos e 2 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − 2 =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados