Eu não enjoei nada na gravidez da Manuela. Agora, em compensação, não está nada fácil para o meu estômago. Com oito semanas de gestação, eu tenho enjoado há um mês. Graças a Deus, não chego a vomitar, mas fico o dia inteiro com um mal-estar como se estivesse em um barco. (Leia também? Por que gravida fica enjoada? E como lidar com o enjoo na gravidez)
A culpa, segundo os especialistas, é a combinação das variações hormonais e as mudanças no corpo da mulher: entre elas, a maior acidez no estômago, olfato mais sensível e cansaço.
Uma das indicações para diminuir a sensação é comer porções pequenas em intervalos menores. Eu sinto que de fato isso faz diferença, por enquanto não como, fico enjoada. Mas, depois que como, fico “fastiada”. Sabe aquela sensação de que você comeu demais e que a digestão parou? Só que eu como pouco e já fico assim. Não é fácil!
Enfim, a esperança é que, como acontece com a maior parte das gestantes, esse mal-estar acabe depois do primeiro trimestre.
O melhor resumo dessa fase foi com a imagem do aplicativo do BabyCenter: agora que posso comer de tudo, não tenho vontade de comer nada!
Atualização: Passando o primeiro trimestre, os enjoos diminuíram gradativamente até desaparecerem por completo, graças a Deus. Agora, com 26 semanas, o problema com a comida é o “cansaço” que dá depois de comer. Sempre parece que acabei de sair de um rodízio de carne, mas geralmente comi uma quantidade normal…
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais