fbpx
Durante a Gravidez sintomas de gravidez

Sintomas de gravidez: será que estou grávida?

19 de agosto de 2021

Muitas pessoas perguntam sobre quais foram os meus sintomas de gravidez ou como descobri que estava grávida.

Eu conto mais sobre as minhas experiências pessoas no vídeo que está no fim do post, mas já posso adiantar quais são alguns sintomas comuns a muitas mulheres.

Sintomas de gravidez

Ah, só para começar, eu não gosto do termo “sintomas” porque parece que gravidez é doença, né? Mas só deixando claro que é a expressão mais comum, rs.

Atraso menstrual

O atraso menstrual é o sintoma clássico da gravidez (já que em uma gravidez saudável não é para haver sangramentos) e tende a ser o primeiro sinal que leva a mulher a desconfiar da gravidez.

Porém muita gente não percebe esse atraso por causa de outro sintoma, o…

Sangramento de nidação

Após o óvulo e espermatozoide se unirem e formarem o zigoto, o embrião se implanta na parede do útero e essa implantação pode gerar um pequeno sangramento. Para algumas é um borrãozinho na calcinha, para outras pode durar até três dias (não em fluxo constante).

O sangramento pode acontecer em um período grande após a fecundação, que pode chegar até mesmo à data esperada da menstruação. Assim, muitas mulheres percebem o sangramento de nidação como uma menstruação que veio desregulada.

Sensibilidade nas mamas e outros sintomas parecidos com a TPM

Muitas mulheres tem alguns sintomas bem comuns no período menstrual ou pré-menstrual, como sensibilidade nas mamas, alterações de humor e cólicas. Isso tudo causada por mudanças hormonais pertinentes ao ciclo.

Esses mesmos sintomas podem aparecer no início da gravidez, mas – novamente – serem confundidos com as alterações de rotina.

Vontade frequente de ir ao banheiro

Muita gente acha estranho esse sintoma no início da gravidez, mas ele acontece, sim. Enquanto, lá no final da gestação, é o peso sobre a bexiga que leva a mulher ao banheiro a cada cinco minutos; no início, são questões hormonais que aumentam o fluxo sanguíneo e a produção urinária.

Em segundo lugar, o útero já começa a crescer nas primeiras semanas de gravidez (ainda que o embrião seja bem pequenininho) e sua proximidade com a bexiga diminui a capacidade de armazenar a urina.

Aumento do sono

Aumento do sono é eufemismo. A gente fica caindo e desmaiando pelos cantos mesmo, hahahaha. Pelo menos, comigo foi assim!

As mudanças pelas quais o corpo está passando exige mais energia do corpo da mulher o que leva ao aumento do sono e também da fome!

Enjoo e náuseas

Entre 70 e 80% da gestantes sofrem com enjoo! Existem algumas possíveis razões para isso, entre eles: aumento da produção do suco gástrico, digestão mais lenta, maior sensibilidade no olfato, mas principalmente o aumento no nível do hormônio beta-hCG (aquele que é dosado no exame de sangue).

É um sintoma tão clássico que você não pode ter vontade de vomitar sem que alguém diga “será que está grávida?”. Leia aqui sobre ENJOO NA GRAVIDEZ: POR QUE ACONTECE E COMO LIDAR?

Outros sintomas de gravidez

Sim, existem outros sintomas e você vai percebendo que, ao longo das primeiras semanas, eles vão mudando! Mas esses da lista acima são os mais comuns entre a população.

Leia mais sobre gravidez.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 12 anos, e Ana Júlia, 7 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2021 - Todos os direitos reservados