Para Mães e Pais vacinas 4 anos

Vacinas de 4 anos: quais são e as possíveis reações

19 de julho de 2018

Essa semana, a Ana Júlia tomou as vacinas de 4 anos. É muito comum a gente esquecer dessas já que depois dos 15/24 meses, elas não são mais periódicas. A gente acaba se perdendo mesmo. Eu mesma atrasei três meses.

Quais são as vacinas de 4 anos?

– Penta/DTP (2º reforço)
– VIP/VOP (2º reforço)
– Varicela

Como são aplicadas a vacinas de 4 anos?

A VIP/VOP é gotinha, as outras duas são injeções. A princípio não há obrigatoriedade de local, mas a maioria dos filhos dos meus amigos (assim como na Ana Júlia) tomou a Penta na perna.

A Ana Júlia tomou uma na perna e uma no braço.

Quais são as possíveis reações das vacinas de 4 anos?

É comum haver dor no local na hora da aplicação da vacina. Além disso, pode acontecer febre e também dor no local da aplicação da Penta.

A Ana Júlia ficou quase 24 horas sem conseguir colocar a perna no chão e chorando muito toda vez que mexia! Lá no Instagram o pessoal comentou como foi a reação com seus filhos.

Sobre a febre, é importante lembrar que não pode dar antitérmico antes da vacina de forma preventiva. Remédio para febre antes da vacina é prejudicial e pode afetar o efeito da imunização.

Até que idade pode dar a vacina de 4 anos?

Converse com seu pediatra de confiança. Tem gente que diz que pode dar até 6 anos. Porém, sei que alguns reforços precisam ser dados dentro do prazo. Então, é melhor conversar com um profissional de saúde!

Meu filho de 4 anos só tomou duas vacinas

Várias pessoas comentaram nas redes sociais que, na unidade de saúde, só deram duas vacinas (gotinha e penta) para seus filhos de 4 anos. Comigo quase aconteceu isso.

Quando cheguei na unidade de saúde, a moça comentou que só seriam duas vacinas. Mas, daí, eu comentei que tinha lido – na véspera – o Ministério da Saúde falando que era a penta, a VIP/VOP e a de Varicela. Então, uma segunda pessoa que trabalhava na unidade de saúde disse para a primeira: “ah, é, eles estão dando a tal xxxx da varicela”.

Ou seja, pergunte! É triste, mas aparentemente nem todo mundo sabe corretamente quais são as vacinas de 4 anos.

Dificuldade para medir a febre da criança ou do bebê?

Esse termômetro só precisa ficar encostado por 1 segundo na testa da criança para dar a temperatura! Também pode ser usado para ambientes ou para superfícies (como mamadeira).

Clique na imagem para saber mais e comprar

*Política de transparência: Todas as vendas por esse link são comissionadas! :)

termometro de testa bebê

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Comentários

  1. Katia disse:

    Meu filho tomou nessa quinta-feira, 16, a vavina dos 4 amos. Com 3 meses de atraso. Foram 3 injeções e 1 de gotinha. Deu dó. Uma em cada braço e 1 na perninha. Ficou 2 dias sem andar direito. Mas o que mais me incomodou foi a falta de apetite e o sono alterado. Dormiu muito sabado, 18. E domingo,19, está dormindo alem do normal. Isso me preocupou muito. Espero que esses sintomas passem logo.

  2. Patrícia Dias disse:

    Minha filha tomou 4 vacinas de 4 anos. Na verdade já deram a da campanha junto. foram duas uma em cada braço , uma na perna é a gotinha.!

  3. Andreia Campos de Camargo disse:

    Minha filha tomou na campanha deram uma no braço a gotinha e uma no bum bum, já faz 24h que ela não mexe a perna, está com muita dor.

  4. Suzana disse:

    Meu filho tem 4 anos tomou hoje uma na perna e no braçoe e uma gotinha, coitado reclama muito de dor na perna.

  5. Gilcelli disse:

    Cheguei aqui porque estava muito aflita com meu filho . Ele tomou 3 vacinas ontem e a da perna estava me preocupando porque ele não consegue andar tomou ontem e só hj conseguiu colocar o pé no chão . Enfim agradeço o esclarecimento. Beijos

  6. Deborah disse:

    O meu filho também não m3xe a perna. Não quer sair da cama. Está com diarreia al3m da febre

  7. Sandra de Paula Virgens disse:

    Boa noite meu filho tomou 2 vacinas a varicela e dtp.
    Não teve febre mas dor no local ele tomou sexta feira dia 08/11/2018. Só que hoje domingo completando dois dias o braço dele está inchado no local vermelho e o local um pouco duro. Na internet fala que essas efeitos são normais. Estou um pouco preocupada.

  8. Mirian disse:

    Meu filho Joel tomou ontem 26/11/2018 3 vacinas de 4 anos a gotinha e uma em cada braço, tive dificuldade em segura-lo para tomar a vacina pois estou gestante ele reclamou muito da dor e o bracinho está bem inchado, vermelho, teve febre a noite e duas vezes durante o dia, ele diz que não dói mas não consegue levAntar o braço. Acredito que uma pomada para aliviar a dor no local ajudaria, levarei no pediatra amanhã para saber

  9. Meu netinho tomou as 3 vacinas,o bumbum ficou roxo e inchado dois dias com muita febre e dor e ainda sem apetite estou preocupada o que devo fazer?

  10. Francielly disse:

    Oi meu filho tomou ontem a vacina, chora muitooooooooooo e não mexe o braço..tem alguma coisa que amenize a dor?

  11. Minha filha tomou as 3 ontem. E a DTP foi dada no braço…agora imagina ela, morrendo de dor no braço e nem consegue mexer. Fora a febre. A única coisa ruim das vacinas são as reações que elas causam. Mas faço tudo para proteger minha pequena.

  12. Vi fala que se coloca couve no local ameniza meu filho tou hj e ta dormindo sem parar

  13. O que posso dar após meu filho tomar as 4 vacinas??

  14. marisa disse:

    Meu filho tomou as 2 hoje uma em cada braço, está chorando muito com dor em um braço ,dei paracetamol p ele,n ão está mexendo o braço.Vamos ver se melhora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

PUBLICIDADE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 9 anos, e Ana Júlia, 4 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados