Para Mães e Pais vacinas 4 anos

Vacinas de 4 anos: quais são e as possíveis reações

19 de julho de 2018

Essa semana, a Ana Júlia tomou as vacinas de 4 anos. É muito comum a gente esquecer dessas já que depois dos 15/24 meses, elas não são mais periódicas. A gente acaba se perdendo mesmo. Eu mesma atrasei três meses.

Quais são as vacinas de 4 anos?

– Penta/DTP (2º reforço)
– VIP/VOP (2º reforço)
– Varicela

Como são aplicadas a vacinas de 4 anos?

A VIP/VOP é gotinha, as outras duas são injeções. A princípio não há obrigatoriedade de local, mas a maioria dos filhos dos meus amigos (assim como na Ana Júlia) tomou a Penta na perna.

A Ana Júlia tomou uma na perna e uma no braço.

Quais são as possíveis reações das vacinas de 4 anos?

É comum haver dor no local na hora da aplicação da vacina. Além disso, pode acontecer febre e também dor no local da aplicação da Penta.

A Ana Júlia ficou quase 24 horas sem conseguir colocar a perna no chão e chorando muito toda vez que mexia! Lá no Instagram o pessoal comentou como foi a reação com seus filhos.

Sobre a febre, é importante lembrar que não pode dar antitérmico antes da vacina de forma preventiva. Remédio para febre antes da vacina é prejudicial e pode afetar o efeito da imunização.

Até que idade pode dar a vacina de 4 anos?

Converse com seu pediatra de confiança. Tem gente que diz que pode dar até 6 anos. Porém, sei que alguns reforços precisam ser dados dentro do prazo. Então, é melhor conversar com um profissional de saúde!

Meu filho de 4 anos só tomou duas vacinas

Várias pessoas comentaram nas redes sociais que, na unidade de saúde, só deram duas vacinas (gotinha e penta) para seus filhos de 4 anos. Comigo quase aconteceu isso.

Quando cheguei na unidade de saúde, a moça comentou que só seriam duas vacinas. Mas, daí, eu comentei que tinha lido – na véspera – o Ministério da Saúde falando que era a penta, a VIP/VOP e a de Varicela. Então, uma segunda pessoa que trabalhava na unidade de saúde disse para a primeira: “ah, é, eles estão dando a tal xxxx da varicela”.

Ou seja, pergunte! É triste, mas aparentemente nem todo mundo sabe corretamente quais são as vacinas de 4 anos.

Dificuldade para medir a febre da criança ou do bebê?

Esse termômetro só precisa ficar encostado por 1 segundo na testa da criança para dar a temperatura! Também pode ser usado para ambientes ou para superfícies (como mamadeira).

Clique na imagem para saber mais e comprar

*Política de transparência: Todas as vendas por esse link são comissionadas! :)

termometro de testa bebê

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Comentários

  1. Katia disse:

    Meu filho tomou nessa quinta-feira, 16, a vavina dos 4 amos. Com 3 meses de atraso. Foram 3 injeções e 1 de gotinha. Deu dó. Uma em cada braço e 1 na perninha. Ficou 2 dias sem andar direito. Mas o que mais me incomodou foi a falta de apetite e o sono alterado. Dormiu muito sabado, 18. E domingo,19, está dormindo alem do normal. Isso me preocupou muito. Espero que esses sintomas passem logo.

  2. Patrícia Dias disse:

    Minha filha tomou 4 vacinas de 4 anos. Na verdade já deram a da campanha junto. foram duas uma em cada braço , uma na perna é a gotinha.!

  3. Andreia Campos de Camargo disse:

    Minha filha tomou na campanha deram uma no braço a gotinha e uma no bum bum, já faz 24h que ela não mexe a perna, está com muita dor.

  4. Suzana disse:

    Meu filho tem 4 anos tomou hoje uma na perna e no braçoe e uma gotinha, coitado reclama muito de dor na perna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

PUBLICIDADE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados