Para Mães e Pais DENTE PERMANENTE NASCENDO ATRÁS DO DENTE DE LEITE

Dente permanente nascendo atrás do dente de leite: o que fazer?

24 de janeiro de 2020

Dente permanente nascendo atrás do dente de leite do seu filho, o que fazer?

Aqui em casa, quando a Ana Júlia estava com 5 anos e 8 meses, o dente permanente começou a nascer antes de o dente de leite cair. Os dois centrais inferiores. Por incrível que pareça, isso não é tão incomum e acontece com certa frequência.

dente permanente nascendo atrás do dente de leite

O que fazer se o dente permanente nascer atrás do dente de leite?

Assim que você perceber que o dentinho está nascendo sem o dente de leite ter caído, é hora de levar seu filho ao odontopediatra.

Só o profissional poderá avaliar o dente de leite deve cair sozinho ou se será preciso arrancá-lo.

Importante lembrar que o ideal é que a criança faça consultas de rotina com o dentista a cada seis meses. Assim, o odontopediatra ir acompanhar melhor a dentição de seu filho.

Aqui em casa, nossa dentista percebeu que o novo dente estava nascendo alguns meses antes de despontar. Então, orientou a Ana Júlia a mexer no dentinho mole para estimular a queda. Mas o dente não caiu sozinho.

Meu filho tem que arrancar o dente

Aqui em casa, a nossa odontopediatra indicou a extração. Tanto do que já estava com o permanente nascendo atrás, quando o do lado.

Isso porque ela notou que o outro dente está prestes a aparecer também – e o de leite estava beeeem firme ainda, sem sinais de que cairia sozinho. Melhor seria extrair os dois dentes em um procedimento só.

Aqui, o procedimento foi feito com sedação com inalação de óxido nitroso. É um “cheirinho”, a criança logo dorme. No caso da Ana Júlia, ela nem chegou a dormir mesmo, apenas teve o amortecimento do local. Foi tudo muito rápido!

Na gengiva onde estavam os dentes, é importante não escovar nos primeiros dias, apenas enxaguar!

O dente vai ficar torto?

A força da língua e movimentação oral ajudam o dente a se ajustar à arcada dentária. Mas é preciso acompanhar! Aqui em casa, Ana Júlia está com sete e a arcada dentária inferior está perfeita!

Sobre o assunto, leia também

Quando levar a criança ao dentista pela primeira vez?

Quando começar a passar fio dental nas crianças?

Pasta de dente para criança deve ser com flúor ou sem flúor?

Quando os dentes do bebê começam a nascer?

 

 

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Comentários

  1. Meu filho tem 6anos acabou de trocar o segundo dente,mas ele tem esse problema os dentes dele não caem sozinhos mesmo estimulando!

  2. Grazielly Reginne Barbosa Novaes disse:

    Meu filho tem 4 anos e 7meses, e começou a reclamar de dor na boca. Olhei e os molares estão nascendo. Ele já tem os 20 dentes na boca, e essas que começou a nascer é atrás do último dente. Em cima, já saiu às pontas e em baixo, está aparecendo já dos dois lados. Não sei se é normal! Pode ser que seja precocemente? Estou aguardando a dentista voltar de férias pra levar ele lá.

  3. Jessica disse:

    Meu pai sempre falava pra mim e meus irmãos tirar logo o dente assim que estivesse mole,essa história de que o dente cai sozinho é conversa fiada,é por isso que os dentes de alguns ficam tortos,pq ficam esperando cair e quando viu já tá nascendo outro por cima.

  4. KELLY disse:

    O dente da minha filha não caiu por completo e já está nascendo outro estou desesperada

  5. Luiza disse:

    Meu filho tem um dente permanente atraz do de leite, e o dente permanente está empurrando o dente de leite para dentro da gengiva dele, oque posso fazer? E se o dente de leite entrar totalmente dentro da gengiva?

  6. Yaponira disse:

    O primeiro dente de leite de minha filha de 5 anos começou a amolecer, porém o permanente está saindo por trás dele. E agora?!

  7. Bruna Maria da Silva Bastos disse:

    Ah, estava super preocupada com o dentinho do meu filho que tem 5 anos e 9 meses. Ocorreu o mesmo caso da Ana Júlia, nenhum dente de leite amoleceu. Eu não percebi que já estava nascendo um por trás, e ele havia ido ao odontopediatra na semana anterior.

  8. Pedra disse:

    Minha filha tem 4 anos e o dente da frente parte superior está nascendo atrás do dente de leite?estou preocupada primeira filha não sei o que fazer.

  9. Grazielle aparecida da Silva maia disse:

    Meu filho tem 5 anos e 3 meses o primeiro dentinho dele está mole , já soltou toda a parte de trás mais a frente continua um pouco firme . Está nascendo um dente permanente por de trás dele oque eu faço? Estou preocupada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados