Para Mães e Pais como ensinar seu filho a fazer cocô no vaso

Como ensinar seu filho a fazer cocô no vaso

6 de julho de 2018

É muito comum ouvir mães falarem que o filho já faz xixi no vaso, mas insiste em fazer cocô só na fralda (ou na calcinha/cueca). Está tendo problemas com o desfralde do cocô? A psicóloga Camila Machuca já falou sobre o assunto por aqui (leia mais) e também deu algumas dicas sobre como ensinar seu filho a fazer cocô no vaso.

Dicas para ensinar seu filho a fazer cocô no vaso

A psicóloga Camila Machuca lembra que a criança precisa aprender e, para isso, não deve ser punida quando erra. Ela precisa de paciência e amor!

Identifique e observe

Tente identificar em qual período do dia o seu filho sente vontade de fazer cocô e fique mais atento nesses momentos para observar os sinais que ele dá de que está na hora.

Leve ao banheiro

Na hora que a criança der sinais de que vai fazer cocô, leve-a ao banheiro. Se ela tiver uma rejeição pelo banheiro, pode colocar o penico temporariamente em outro lugar da casa.

Ofereça distrações

Você pode levar um livro para criança ou mesmo o tablet para que ela se distraia enquanto espera o cocô vir.

Com ou sem companhia

Algumas crianças se sentirão mais seguras nesse processo se o pai ou a mãe ficar junto no banheiro com ela. Outras preferem ficar sozinhas. Observe como seu filho se sente melhor.

Segurança

Verifique se a perna da criança não está balançando mo ar. É importante que os pés tenham apoio em um banquinho ou direto no chão para que seu filho tenha segurança nesse processo.

Não insista no banheiro

Se seu filho demorar muito, não mantenha-o no vaso. É melhor tirar a criança do banheiro e voltar em outro momento.

Cocô escapou na calcinha ou na fralda?

Se a criança fizer cocô na fralda ou na calcinha/cueca, jogue no vaso e chame seu filho para esse processo. Peça para ele dar descarga e dar tchau para o cocô.

Furo na fralda

Se a criança não quer tirar a fralda, você pode experimentar fazer um furo na fralda para que o cocô saia no vaso ou no penico. A criança se sente segura com a fralda, mas o cocô cai no vaso e ela dá tchau para ele por lá. Depois de alguns dias, você pode tirar a fralda.

Não castigue

Importante lembrar: nunca castigue ou prive a criança de afeto por não conseguir fazer cocô no vaso ou penico. “Lembre que ela está aprendendo e precisa de toda sua paciência e amor.”

Pode dar recompensa?

O sistema de recompensa pode ser interessante: a criança ganha algo quando fizer o cocô no vaso. Pode ser uma adesivo, por exemplo .Não pode ser nada caro nem elaborado, mas precisa ser incentivador.

Livros sobre cocô para as crianças

É bacana apresentar para a criança livros que falam sobre o tema, como Até as princesas fazem cocô ou Cocô no trono.

Procure ajuda!

Uma coisa importantíssima de lembrar é: será que o desfralde está acontecendo na hora certa? Se tudo estiver fazendo sentido, mas você ainda achar que há algo errado nesse atraso do desfralde do cocô, é importante consultar um médico para que as causas fisiológicas sejam descartadas. Se necessário, o psicólogo pode ajudar.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

PUBLICIDADE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados