Para Mães e Pais como ensinar seu filho a fazer cocô no vaso

Como ensinar seu filho a fazer cocô no vaso

6 de julho de 2018

É muito comum ouvir mães falarem que o filho já faz xixi no vaso, mas insiste em fazer cocô só na fralda (ou na calcinha/cueca). Está tendo problemas com o desfralde do cocô? A psicóloga Camila Machuca já falou sobre o assunto por aqui (leia mais) e também deu algumas dicas sobre como ensinar seu filho a fazer cocô no vaso.

Dicas para ensinar seu filho a fazer cocô no vaso

A psicóloga Camila Machuca lembra que a criança precisa aprender e, para isso, não deve ser punida quando erra. Ela precisa de paciência e amor!

Identifique e observe

Tente identificar em qual período do dia o seu filho sente vontade de fazer cocô e fique mais atento nesses momentos para observar os sinais que ele dá de que está na hora.

Leve ao banheiro

Na hora que a criança der sinais de que vai fazer cocô, leve-a ao banheiro. Se ela tiver uma rejeição pelo banheiro, pode colocar o penico temporariamente em outro lugar da casa.

Ofereça distrações

Você pode levar um livro para criança ou mesmo o tablet para que ela se distraia enquanto espera o cocô vir.

Com ou sem companhia

Algumas crianças se sentirão mais seguras nesse processo se o pai ou a mãe ficar junto no banheiro com ela. Outras preferem ficar sozinhas. Observe como seu filho se sente melhor.

Segurança

Verifique se a perna da criança não está balançando mo ar. É importante que os pés tenham apoio em um banquinho ou direto no chão para que seu filho tenha segurança nesse processo.

Não insista no banheiro

Se seu filho demorar muito, não mantenha-o no vaso. É melhor tirar a criança do banheiro e voltar em outro momento.

Cocô escapou na calcinha ou na fralda?

Se a criança fizer cocô na fralda ou na calcinha/cueca, jogue no vaso e chame seu filho para esse processo. Peça para ele dar descarga e dar tchau para o cocô.

Furo na fralda

Se a criança não quer tirar a fralda, você pode experimentar fazer um furo na fralda para que o cocô saia no vaso ou no penico. A criança se sente segura com a fralda, mas o cocô cai no vaso e ela dá tchau para ele por lá. Depois de alguns dias, você pode tirar a fralda.

Não castigue

Importante lembrar: nunca castigue ou prive a criança de afeto por não conseguir fazer cocô no vaso ou penico. “Lembre que ela está aprendendo e precisa de toda sua paciência e amor.”

Pode dar recompensa?

O sistema de recompensa pode ser interessante: a criança ganha algo quando fizer o cocô no vaso. Pode ser uma adesivo, por exemplo .Não pode ser nada caro nem elaborado, mas precisa ser incentivador.

Livros sobre cocô para as crianças

É bacana apresentar para a criança livros que falam sobre o tema, como Até as princesas fazem cocô ou Cocô no trono.

Procure ajuda!

Uma coisa importantíssima de lembrar é: será que o desfralde está acontecendo na hora certa? Se tudo estiver fazendo sentido, mas você ainda achar que há algo errado nesse atraso do desfralde do cocô, é importante consultar um médico para que as causas fisiológicas sejam descartadas. Se necessário, o psicólogo pode ajudar.

Dicas de produtos para ajudar:

Troninho ou redutor de assento com apoio para os pés

Clique na imagem para saber mais e comprar.

Política de transparência: todas as vendas pelo link são comissionadas :)

troninho musical burigotto

O mais legal desse é que vira degrau para usar direto no vaso depois! E a parte interna sai para ficar mais fácil de “dar tchau” para o xixi e cocô e limpar.

 

redutor de assento com escada

Esse dá autonomia, apoio e segurança para a criança e já vai tudo para o vaso!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Comentários

  1. KARINE BIANCHI MACHADO disse:

    Tentei de tudo já Dra Camila… A Bianca vai fazer 4 anos e nada de fazer cocô no vaso nem no penico… Parece que o trauma já chegou por aqui… O desfralde do xixi foi cedo e muito bom.

  2. Eliza teixeira pires disse:

    Boa tarde , Miguel fez 03 anos mês de junho e ainda não faz cocô no vaso , já comprei pinico e escadinha e até agira nada , não sei mas o que fazer.

  3. JANIO disse:

    BOM DIA, MEU FILHO TEM 6 ANOS, E ATE ESSE MOMENTO AINDA NAO CONSGUI FAZER COM QUE ELE FAÇA COCO NO VASO, O QUE POSSO FAZER PRA RESOLVER.

    1. Melina disse:

      Procure um médico especialista e um psicólogo! Eles podem ajudar :)

  4. Rafaela disse:

    Meu filho tem 3 anos e nada de fazer o coco no vaso não sei o que fazer ele tem um problema de ressecamento desde BB sera que ele tem medo por esse problema?

  5. Rosemeire disse:

    Posso estar errada, mas meu Pedro faz no vaso, faz no quintal. Ele tem 2 anos. Peniquinho nem quis saber. Já sabe pedir e arranca a roupa e vai sozinho. Deixei ele livre, pra ser criança, aos poucos vou cortando o quintal, porque é um montinho em cada lugar, depois tenho que sair catando. Mas funciona bem. Talvez seja bom até pra ressecamento. Liberdade é bom demais.

  6. Ederson disse:

    Meu filho tem 3 anos e ele não vai por nada no caso e nem no pinico o que fazer?

  7. Jéssica disse:

    Minha filha vai fazer 4 anos mês q vem não sei mais o q fazer pra q ela faça coco no Vaso ou no penico ela fala q vai doer ….o q fazer ???

    1. Melina disse:

      Procure um médico ou psicólogo para avaliar se está tudo bem e achar estratégias para ajudá-la.

  8. Janaina Gomes disse:

    Meu filho tem 5 anos e tem medo d fazer cocô no vazo, ja comprei peniquinho e ele n quer, prefere ficar sem fazer do q ir ao vazo.

    1. Melina disse:

      Procura um psicólogo infantil para ajudar nesse processo.

  9. JOCELMA APARECIDADE DE LIMA disse:

    As estratégias realmente funcionam, porém, é preciso controlar nossas ansiedades e frustrações. Não privar a criança de qualquer forma de afeto é imprescindível. A criança certamente está bastante frustrada também, e ao ser privada ou castigada pelos cuidadores poderá apresentar outras dificuldades concomitantes.

  10. Aline Oliveira de Azevedo disse:

    Meu filho tem 03 anos e 03 meses e so quer fazer cocô na fralda. Ele passou mal na creche por vergonha de pedir a tia para por a fralda e fazer o seu cocô.

  11. Meu filho tais Cocó na cueca eu sei o que fazer///

    Meu filho ainda tais Cocó no cueca eu no sei o que fazer///

  12. Tatiana Brasil Nascimento disse:

    Minha filha prende o côco o que devo fazer???

  13. Marcielle Coelho Salles disse:

    Meu filho tem 3 anos e 4 meses e somente faz o xixi no vaso, o cocô sempre pede pra por a fralda, nem no vaso grande com redutor, nem no vasinho pequeno, sempre se recusa. O que fazer??

  14. Meu filho tem 3 anos vai fazer 4 em fevereiro a primeira coisa q ele aprendeu foi fazer cocô no vaso mais não seii o q aconteceu q ele não faz mais só xixi e faz na coeca o Coco não sei mais o que fazer

  15. Kamilla machado disse:

    Meu filho tem 3 anos e 6 meses xixi ele faz no vaso agora coco ele não faz de jeito nenhum ele prende e só faz na roupa se eu ou o pai dele segurar a perna pra ele fazer preciso de ajuda não sei mais oque fazer

  16. Tainara disse:

    Meu filho so faz coco na fralda e se eu deixar sem ele suja a cueca mais ñ faz direito, ja não sei mais o q fazer ele tem 3 anos e 9 meses,sento ele no vaso ele chora e no pinico ele ñ faz só enrola fica o tempo td e ñ faz.

  17. Simone disse:

    Não sei o que fazer filho vai fazê quatro anos e não faz coco na cueca ja tentei o pinico e o vaso mais nada deu certo

  18. Michelle disse:

    Meu Filho tem 3 anos e 11 meses não quer fazer cocô no vaso nem no pinico já comprei. Vários redutores para o vaso e tbm Toninhos não tem acordo com ele sempre.segura o cocô ou faz na cueca agora se esconde pra mim não ver não quer trocar a cueca coca bravo converso bastante e ele fala que vai fazer no vaso mas acaba travando ele fez umas três vezes cocô no vaso fiquei tão feliz mas logo depois parou travou novamente não sei mais o que fazer achei que seria fácil porque xixi ele entendeu tão rápido nunca fez xixi na cueca nrm na cama e o cocô foi o oposto tenho uma grande preocupação quanto a isso

  19. Maria Oliveira dos Santos disse:

    Boa noite! Meu filho tem 3 anos e 5 meses faz xixi no vaso mais ñ faz cocô e por ñ querer fazer na cueca qd dar vontade ele prende e acaba que ñ faz o cocô somente suja a cueca e depois de uns 4 dias ele faz bem duro

  20. marela simão disse:

    Olá.. me chamo marcela, sou a mamãe do hugo. tenho problemas em relação a ele fazer coco no vaso.. fico triste e sem saber o que fazer pois ele fica semanas sem fazer coco. optei por levar ele no pediatra e ele me receitou umas ampolas de olho para introduzir nele para poder mandar embora tudo aquilo que está dentro dele.. mais agora o problema é que ele não deixa mais colocar esse óleo e e quando faz coco na cueca faz só uma sujeirinha e se nega fazer coco fica se encolhendo todo para que o coco não saia.. se alguém poder me ajudar agradeço.

  21. jaquelinemichelesalvador@gmail.com disse:

    Estou esclarecendo bastante coisa aqui querida mamãe vou ler sempre

  22. Eliana disse:

    Todas as mamães aí que estão desesperada que seus filhos não faz coco e nem xixi no vaso.
    Mim chama no Whatsapp 94991696293 Eliana
    Que eu ajudo vcs

  23. Sarah Kurzaviski disse:

    Meu filho já tem quase 4 anos e não consigo de jeito nenhum levar ele no vaso ou qualquer outro lugar. Ele senta no chão pra fazer e fica segurando. E depois de muito choro e de muitos dias e faz cocô bem duro. Alguém pode me ajudar.

  24. Dinamara disse:

    Boa noite, alguma mãe conseguiu ajudar seu filho, estou passando pelo mesmo problema, meu filho tem 3 anos e não quer fazer coco no vaso, fica segurando sujando a cueca e depois de uns 4 dias ele faz duro, alguém pode me ajudar

  25. Bia disse:

    Meu filho tem 4 anos,porem nao faz coco no vaso e nem no penico,e ele fala cocô e xixi no vaso,porem so quer fazee coco na fralda.
    Nao sei mais o que fazer.

  26. Lucielia FERREIRA DOS SANTOS disse:

    O meu filho vai fazer 4 anos agora em maio, também não faz cocô no vaso, xixi sim, mais cocô depois que ele quer se sentar no vaso, já tentei de todas as formas possíveis, o xixi também ele demorou pra aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + treze =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados