Para Mães e Pais relacionamento entre irmãos

Como melhorar o relacionamento entre irmãos

23 de maio de 2018

A gente deseja tanto ver um bom relacionamento entre irmãos dentro da nossa casa, né? Porém, é importante lembrar que vínculos são ligações afetivas. E a gente não pode forçar ninguém a se dar bem ou a amar outra pessoa. O que nós, pais e mães, podemos fazer é criar um ambiente livre de competição e julgamentos e um lar cheio de amor e aceitação. Assim, as crianças serão livres para amar seus irmãos e se tornarem grandes amigos.

Esse processo começa lá na gestação do segundo filho, se intensifica no nascimento do bebê mais novo e continua ao longo da infância. Precisamos eliminar as comparações, respeitar a individualidade, promover momentos em família, valorizar as manifestações de amor mútuo, entre outras atitudes que podem ser colocadas em prática no dia a dia da família.

Confira no vídeo essas e outras dicas para ajudar a melhorar o relacionamento entre irmãos.

Sobre relacionamento entre irmãos, é importante lembrar que ele pode e deve ser construído desde a gravidez – quando o filho mais velho fica sabendo da chegada do caçula.

Na ocasião do nascimento do bebê, os pais devem redobrar os cuidados para que a criança maior não se sinta rejeitada, nem deixada de lado. Se isso não acontecer, a consequência é que o mais velho poderá ver o irmão como alguém que veio para competir com ele. Essa visão é muito perigosa para o relacionamento entre eles e é bastante trabalhoso reverter essa situação – ainda que possível.

Leia mais sobre relacionamento entre irmãos

Confira alguns posts que podem ser interessantes sobre o assunto:

Ciúmes com a chegada do bebê

Ajudando o filho mais velho a lidar com o ciúme na gravidez do irmão

10 atitudes para diminuir o ciúme entre irmãos

A foto destaque deste post é da maravilhosa Adrieli Cancelier – Fotografia de família.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Comentários

  1. Marcos tavares disse:

    Obrigado!
    Eu e o meu irmão brigamos,na verdade ele caiu e se machucou porque eu empurei a mão pra o outro lado sem querer atinjiu ele nao era a minha intensão nos ja nos brigamos uma vez mas eu nao brigo com ele pra fugir da briga eu corre dele ou eu fico afastado dele pra nao arranjar uma confusao,eu tenho 12 anos e o meu irmão tem 11 anos,gostei muito dessas dicas mas uma vez obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados