Para Mães e Pais dicas para ensaio newborn

Dicas para um ensaio newborn mais tranquilo

24 de fevereiro de 2015

Os ensaios newborn (de recém-nascido) começaram a fazer sucesso há pouco mais de dois anos aqui no Brasil e ainda são muito solicitados. Mas não esqueça: é uma sessão de fotos com um bebê que acabou de chegar ao mundo. Por isso, a fotógrafa Mariana Fiori deu algumas dicas para ensaio newborn que visam tornar este momento mais tranquilo.

Dicas para ensaio newborn

dicas para ensaio newborn

Foto Mariana Fiori

Calcule o tempo

Para que o ensaio fique com a carinha de newborn mesmo, deve ser realizado entre 5 e 15 dias de vida. “Nessa fase, o bebê tem momentos mais prolongados de sono profundo, o que facilita o posicionamento para fotos”, explica Mariana. Depois dessa fase, o bebê passa mais tempo acordado e também pode começar a sofrer de cólicas, o que dificultará a realização das fotos.

Ambiente preparado

O ambiente deve ser aquecido, por volta de 28ºC – temperatura que mantém o bebê confortável. É comum o uso de sons de “frequência branca”, que simulam os sons de dentro do útero, ajudando a acalmar o bebê.  “As fotos podem ser feitas em estúdio, na casa do bebê ou até em locação externa, desde que o clima esteja favorável, dependendo do interesse de cada família. São utilizados pufe, cestos, mantas, roupinhas, acessórios, cenários…tudo pensando no conforto e segurança do bebê.”

Paciência

O recém-nascido é quem manda na sessão, que dura em média quatro horas. Mas pode demorar mais, caso o bebê demore para entrar em sono profundo. Lembre também que podem ser necessárias muita interrupções para troca de fralda, amamentação e outras eventualidades. Por isso, já fique preparada para gastar este tempo.

E calma

“Um detalhe que faz toda a diferença no ensaio é o temperamento dos pais, especialmente a mãe. Se ela estiver nervosa ou ansiosa, esse comportamento vai influenciar o bebê . Por isso é importante que a mãe fique o mais tranquila possível desde um dia antes da sessão para que tudo flua com mais facilidade.” Como vários especialistas já falaram por aqui, o bebê é como um radar que fica mais ou menos agitado de acordo com os sentimentos da mãe. Escolha um fotógrafo que inspire confiança e opte por horário e local que te deixem confortáveis!

Eu ia fazer o newborn agora com a Ana Júlia, mas ela teve uma alergia bem no dia marcado e acabei não conseguindo remarcar. Confesso que não sei se daria certo porque ela sempre acordou fácil, desde bem pequenininha… e vocês, fizeram ensaio newborn?

Confira 5 dicas para fazer fotos durante a gravidez

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados