Para Mães e Pais Quanto tempo a criança precisa dormir

Quanto tempo a criança precisa dormir?

23 de outubro de 2019

Quanto tempo a criança precisa dormir? Esse deveria ser um questionamento importante dos pais, pois proporcionar bons hábitos de sono também é nossa responsabilidade.

Crianças precisam de hora para dormir e hora para acordar, além de boa qualidade de sono. Quando dormem é que crescem e fixam o que aprenderam durante o dia, pois é durante o sono que dois processos importantes acontecem:

– Produção do hormônio de crescimento.

– O aprendizado é fixado na memória.

Como elas estão crescendo bem mais que os adultos e aprendendo, literalmente, o tempo todo, elas precisam dormir muito mais na infância (isso inclui as sonecas do dia para os menores).

Qual é o problema de a criança dormir pouco?

Dormir bem é tão importante quanto a alimentação saudável. A criança que dorme mal pode ter problemas de crescimento e também dificuldades cognitivas, incluindo aprendizagem, atenção e memória.

Dormir bem pode contribuir, até mesmo, para melhor controle emocional e comportamento. Uma criança com sono sempre vai ser mais desafiadora, mal humorada e terá dificuldades de lidar com frustração, tristeza e ira.

Ah, e não é porque ela diz que não tem sono que está tudo bem. O organismo da criança pode estar cansado e defasado mesmo que ela não esteja bocejando, por exemplo.

Então, é fundamental que pais e mães estabeleçam horários para a criança ir dormir. A hora para acordar também é importante, principalmente, para os maiores que gostam de estender o sono pela manhã.

Para aqueles que estudam à tarde, acordar em um horário aceitável afeta diretamente a rotina de estudos. Para todos, entretanto, afeta também a alimentação e, até mesmo, o sono da noite. Porque uma criança que acorda meio-dia terá dificuldades de dormir às 20h, por exemplo.

Quanto tempo a criança precisa dormir?

A tabela abaixo é da Academia Americana de Pediatria. É claro que existem exceções (crianças que dormem pouco e estão super bem em todos os aspectos), mas são exceções mesmo!

Quanto tempo a criança precisa dormir

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 10 anos, e Ana Júlia, 5 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados