Para Mães e Pais quanto tempo o bebê precisa dormir

Quanto tempo o bebê precisa dormir?

16 de outubro de 2018

Dormir é importante demais! Para a saúde do corpo e da mente, para o crescimento e desenvolvimento saudáveis do organismo. Por isso, é muito importante saber quanto tempo o bebê precisa dormir para garantir seu bem-estar geral.

Por que a criança precisa dormir durante o dia?

Dormir de dia, as famosas sonecas, é algo muito importante para as bebês e crianças pequenas, isso porque ajuda a consolidar o aprendizado constante que elas estão recebendo. “A criança está aprendendo a todo minuto. É muita informação e o cérebro fica transbordando e super estimulado. Ao descansar, o cérebro vai poder processar tudo o que ela aprendeu e deixá-la pronta para o resto do dia”, comenta Fernanda Braga, consultora de sono da MomMe Sleep Company .

Ela fez uma comparação muito interessante explicando a importância da soneca diurna: um bebê que fica acordado por cinco horas seguidas é equivalente a um adulto que passa a noite toda em claro. Ou seja, essa pessoa não tem disposição nenhuma e não consegue prestar atenção em nada no dia seguinte. Uma criança que dorme durante o dia aprende melhor, está mais disposta e é mais feliz!

quanto tempo o bebê precisa dormir

Quanto tempo o bebê precisa dormir?

IMPORTANTE: Esses números são apenas uma referência geral, ok?! São um parâmetro para ajudar a entender seu filho e também sinais que podem ser falta de sono – quando achamos que são outras coisas…

Primeiros dois/ três meses: Nos primeiros meses de vida, a criança só fica acordada para trocar a fralda e mamar, basicamente. O resto do tempo será para dormir! É muito comum a gente ouvir que o recém-nascido não dorme, mas é que esse sono é “picado” ao longo do dia.

A sua presença, carinho e conforto vão ajudar o bebê pequenininho a pegar no sono. O mundo ainda é muito novo para ele e a insegurança podem dificultar esse processo.

De 4 a 11 meses: O bebê começa a interagir mais como meio, passa mais tempo acordado, mas ainda precisa de longos períodos de sono. Somando dia e noite, ele irá dormir entre 12 e 15 horas por dia.

De 12 meses a 2 anos: O bebê dormirá cada vez menos durante o dia, fazendo sonecas maiores e mais espaçadas. É comum a criança começar a fazer uma soneca de manhã e outra à tarde e, posteriormente, fazer apenas uma soneca mais longa no meio do dia. No total, somando dia e noite, o bebê precisa dormir entre 11 e 14 horas.

quanto tempo o bebê precisa dormir

Quanto tempo a criança precisa dormir?

Depois dos dois anos, as sonecas de dia vão diminuindo, mas ainda são importantes até a criança completar, pelo menos, três anos.

De 3 a 5 anos: As crianças precisam entre 10 a 13 horas de sono no total (dia e noite). Sendo que a partir de 3 anos, algumas crianças ainda dormem durante o dia, mas não todas.

A partir de 6 anos: As crianças precisam entre 9 e 11 horas de sono no total. Sendo que a partir de 5 anos a soneca de dia já foi eliminada para a maioria delas.

quanto tempo a criança precisa dormir

Sinais de que a criança está com sono

Como comentei, os números são parâmetros gerais e o ideal é observar os sinais de que seu filho está com sono. Quando ele começa a bocejar, esfregar os olhos ou perde o interesse pelas coisas é a hora de levar a criança para dormir – mesmo que ela diga que não está com sono. A gente percebe muito bem que ela está, né?

Um dica básica do sono do bebê é essa: “Se a criança começa a chorar, a hora de fazer dormir já passou. Quando passa do tempo, o corpo produz cortisol que é o hormônio do estresse e que faz o organismo ficar mais alerta e produzir mais energia. Ou seja, seu filho terá mais dificuldade de pegar no sono e de permanecer dormindo. Por isso, é importante não passar muito tempo sem dormir. É uma bola de neve. Ruim durante o dia, ruim durante a noite”, explica Fernanda.

Muitas vezes, em especial com as crianças mais velhas, precisamos observar outros sinais: uma criança muito irritada, fazendo birra, mal humorada, respondona, que não consegue ouvir as ordens, com dificuldade de aprendizado… Esses podem ser sinais de que seu filho está dormindo pouco!

Dicas gerais sobre o sono do bebê e da criança

– Não deixe passar da hora de dormir: crianças muito cansadas dormem mal e dormem menos. Esse é um dos principais erros no sono do bebê.
– Também não coloque a criança para fazer a soneca de dia sem que ela esteja com um pingo de sono. Vai ser estresse para todo mundo.
– Faça um ritual de sono para acalmar a criança e baixar a energia. Crianças superestimuladas terão muita dificuldade de pegar no sono.

A Fernanda é consultora de sono online (Brasil e EUA) e sempre participa do blog com informações relevantes para pais e mães. Você pode acompanhá-la pelo:
Site
 www.mommesleepcompany.com
Instagram www.instagram.com/mommesleepcompany
Facebook www.facebook.com/mommesleepcompany

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 9 anos, e Ana Júlia, 4 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados