Para Mães e Pais soneca da tarde idade

Soneca diurna das crianças: até quando?

17 de fevereiro de 2017

Pouco antes dos três anos, Ana Júlia decidiu que não queria mais tirar a soneca da tarde. Mas, antes dos três anos, ainda é indicado que as crianças durmam durante o dia.

Por isso, aproveitei a situação lá de casa para conversar com a Fernanda Braga, consultora do sono da MomMe Sleep Company, sobre como fazer as crianças dormirem de dia até que idade elas precisam tirar a soneca da tarde.

Por que as crianças precisam dormir durante o dia?

Segundo a especialista, a soneca é super importante para renovar a energia da criança durante o dia, naquelas sonecas da tarde.

“A criança está aprendendo a todo minuto. É muita informação e o cérebro fica transbordando e super estimulado. Ao descansar, o cérebro vai poder processar tudo o que ela aprendeu e deixá-la pronta para o resto do dia”, comenta Fernanda.

Ela fez uma comparação muito bacana: um bebê que fica acordado por cinco horas seguidas é equivalente a um adulto que passa a noite toda em claro: não tem disposição nenhuma e não consegue prestar atenção em nada no dia seguinte. Ou seja, uma criança que dorme durante o dia aprende melhor, está mais disposta e é mais feliz!

Quanto a criança tem que dormir?

Afinal, quanto tempo o bebê precisa dormir? Isso varia muito de criança para criança e, segundo a especialista, o mais importante de tudo observar seu filho. Uma criança que está bem humorada, sorrindo, interagindo é uma criança descansada, ainda que as horas do relógio não batam com “aquela planilha de sono” que você viu na internet.

Ainda assim, Fernanda dá alguns parâmetros para ajudar:

– Nos primeiros dois meses de vida, o tempo que a criança fica acordada é basicamente para trocar a fralda e mamar.
– Um bebê de 4 a 11 meses precisa entre 12 e 15 horas de sono no total (dia e noite).
– Entre 12 meses e dois anos a criança precisa entre 11 a 14 horas de sono no total (dia e noite).
– Entre 3 e 5 anos a criança precisa entre 10 a 13 horas de sono no total (dia e noite). Sendo que a partir de 3 anos, algumas crianças ainda dormem durante o dia, mas não todas.
– A partir de 6 anos, as crianças precisam entre 9 e 11 horas de sono no total, sendo que a partir de 5 anos a maioria não dorme mais durante o dia.

Esses números são só parâmetros gerais. Como a consultora já falou, o mais importante é observar seu filho e os sinais de sono. Quando ele começar a esfregar os olhos, bocejar, perder o interesse nas coisas, é hora de levá-lo para dormir.

“Se a criança começa a chorar, a hora de fazer dormir já passou. Quando passa do tempo, o corpo produz cortisol que é o hormônio do estresse e que faz o organismo ficar mais alerta e produzir mais energia. Ou seja, seu filho terá mais dificuldade de pegar no sono e de permanecer dormindo. Por isso, é importante não passar muito tempo sem dormir. É uma bola de neve. Ruim durante o dia, ruim durante a noite”, explica Fernanda.

Mas meu filho não quer mais dormir…

É normal que, em determinada idade, a criança pare de querer dormir. Ela não quer perder tempo, não quer parar de brincar, mas, pelo menos até os três anos, os pais precisam insistir ao observar os sinais de sono.

“Leve para um lugar isolado, faça um ritual de sono, acalme a criança, tenha paciência”, orienta a especialista.

A soneca da tarde não vai atrapalhar no sono da noite?

De maneira geral, vale pesar matematicamente. Se uma criança precisa de 14 a 15 horas de sono (dia e noite) e faz uma soneca de seis horas, ela vai tirar esse tempo do sono da noite.

“O importante é observar os sinais de cansaço da criança durante o dia e não deixar que ela faça a soneca muito tarde! Eu sempre recomendo que a última soneca seja feita no final da tarde, quando ainda está sol lá fora. A criança dorme e acorda de dia e não de noite”, sugere Fernanda.

Um detalhe interessante que a especialista explicou é que a partir de três meses, o relógio biológico da criança já está, em geral, funcionando de acordo com as 24 horas do dia. Então, fazer as sonecas no “claro”, ainda de dia, ajuda a manter o ritmo.

Lembre-se

– Não deixe passar da hora: crianças muito cansadas dormem mal e dormem menos
– Também não coloque a criança para fazer a soneca sem que ela esteja com um pingo de sono. Vai ser estresse para todo mundo.
– Faça um ritual de sono para acalmar a criança e baixar a energia. Crianças superestimuladas terão muita dificuldade de pegar no sono.
– Até os três anos, insista sempre que possível na soneca durante o dia.

A Fernanda é consultora de sono online (Brasil e EUA) e sempre participa do blog com informações relevantes para pais e mães. Você pode acompanhá-la pelo:
Site
 www.mommesleepcompany.com
Instagram www.instagram.com/mommesleepcompany
Facebook www.facebook.com/mommesleepcompany

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Comentários

  1. Paula S disse:

    Bacana a matéria…
    Mas e aí? O que vc fez?
    Eliminou a soneca da sua filha?
    Estou vivendo a mesma situação.
    Meu filho não quer dormir. Só quer dormir lá pelas 17h ou 18h, mas aí não dá pq ele acorda da soneca e quer dormir lá para a meia noite ou mais.
    Como vc resolveu a situação? Compartilhe sua experiência, por favor.

    1. Melina disse:

      Aqui era a mesma coisa! Daí eu decidi por eliminar. Só nos finais de semana, que não temos rotina à noite, que deixo ela dormir mais para o final da tarde se ela quiser.

  2. Daniela disse:

    meu filho sempre q dormir as 5:00 da tarde e a noite vai dormir muito tarde tem vez q é 00:00 e ele ainda está acordado como faço ele acorda as 7:00 vai na escola e chega as 11:30 e não q dormir aí quando é umas 5:00 ele q dormir ai eu fico doida da vida me ajuda a fazer uma programação para ele eu levo no parte levo pra andar de bicicleta e ele brinca de carrinho aqui no quintal

  3. Luciane Bonfim Betin disse:

    O meu filho tem 2 anos dorme das 15:00 até as 19:30 e a noite ele vai dormir as 23:00 até o outro dia as 9:00 minha sogra fala que ele dorme demais oq vcs acham?

  4. Amanda Cachoeira disse:

    Eu tô sofrendo o mesmo e tava buscando na internet uma solução para este problema. Minha filha cumpriu três anos e desregulou todo o sono. Antes ela tirava soneca as duas da tarde, despertava as cinco ou seis e as dez ia dormir de novo. Agora não quer se entregar ao sono as duas e só cai dura igual pedra as 4ou 5 da tarde. Mas acorda as 7 ou 8 e só volta a dormir às 12 ou 1 da manhã e eu não aguento mais acompanhar este ritmo dela!
    Alguém fez algo em relação a isso?
    E não adianta esta história de “não deixa ela dormir” pq ela cai de sono neste horário de qualquer forma.
    O que eu faço???

    1. Melina disse:

      Quando isso começou a acontecer aqui – a criança capotar de sono na hora que não podia – eu comecei a ver esses sinais e chamar ela para fazer algo que ama bem na hora, tipo ir ao parquinho, daí não tinha como ela dormir…

  5. Gislaine disse:

    O problema de muitas crianças não querer durmir a tarde é pq acorda pela manhã já tarde e aí fica digicil de fato que a criança durma a tarde. Se seu filho já tiver nessa rotina de não dormir a tarde, faça o seguinte. om a minha filha fiz assim, comecei a acordar de manha umas 6:30, mesmo sem ela querer, sei que não é legal, mas foi o que ajudou. Aí quando era por volta de 13:00 depois de tomar banho e almoçar já começava a perceber os sinais de sono, bocejar, coçava o olho e desenteresse, já levava para o quarto, colocava uma musica para dá sono e rapidamente dormia e assim foi indo.

  6. Alê disse:

    Minha filha só dorme depois das 17:00h, depois só vai dormir às 23:00h, ela acorda entre 9 / 10 da manhã todos os dias, essa é nossa rotina e não vejo problemas nisso, ela acabou de fazer 2 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + dez =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados