Seu filho já tomou a vacina de sarampo? É muito importante que todos estejam vacinados para garantir a saúde de sua família e de todos ao seu redor.
Uma coisa MUITO SÉRIA que muita gente se esquece: talvez você adulto não tenha muitas complicações se tiver sarampo. Porém, você pode transmitir para um bebê que ainda não pode tomar a vacina e levá-lo até mesmo à morte. Tomar vacina é questão de saúde pública! Não brinque com a vida das pessoas.
Os critérios de vacinação são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde. No momento, agosto de 2019, as orientações são:
Se você não tem comprovação ou não lembra de ter tomado duas doses da vacina, deve procurar uma unidade de saúde e atualizar o esquema de vacinação:
Se seu filho tem mais de 15 meses, devem estar registradas duas doses da vacina contra sarampo. Na época da Manuela, o reforço era feito só com 4 anos. Com a Ana Júlia já foi aos 15 meses.
Não! É contraindicado.
As vacinas são injetáveis
As vacinas contra sarampo estão disponíveis nas redes públicas e privadas.
Os principais sintomas são:
Depois, em torno de 3 a 5 dias, outros sintomas surgem: manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Leia também: Remédio antes da vacina é prejudicial
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 11 anos, e Ana Júlia, 6 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.
Saiba mais