Sobre Filhos

Verão pede cuidados extras com o bumbum do bebê

17 de dezembro de 2014

O verão pode ser uma delícia, mas também exige mais cuidados com o bebê, principalmente na região da fralda e nas dobras da pele, onde o calo0r, atrito e falta de ventilação favorecem o aparecimento de assaduras e brotoejas. “A assadura é um tipo de dermatite causada pelo contato das fezes e da urina com a pele do bebê, que é extremamente sensível e delicada. Com o calor, essa região, quando muito abafada, sofre ainda mais irritações, inchaços e vermelhidões. Em alguns casos, o problema pode se agravar e chegar até a provocar pequenas lesões na pele”, explica o pediatra Marcelo Reibscheid, integrante da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Já a brotoeja é bem conhecida aqui em casa: são aquelas bolinhas vermelhas que aparecem nas dobrinhas. Basta esquentar um pouco que elas já aparecem: no pescoço na Ana Júlia e na dobra dos braços e pernas da Manuela. O problema é que coçam (a Manuela chega a fazer ferida de coçar) e pode se tornar foco de infecções. “A brotoeja é uma dermatite inflamatória aguda que surge quando ocorre uma obstrução das glândulas de suor da pele, impedindo a saída do mesmo Como o suor é mais abundante no calor, ela se torna mais frequente nessa época do ano”, esclarece o especialista.

Para prevenir a assadura, a troca de fralda frequente é o ideal, sem esquecer da pomada! Segundo a fabricante da Bepantol® Baby, a lanolina da fórmula forma uma barreira protetora transparente no bumbum e a pró-vitamina B5 (dexpantenol) penetra na pele do bebê, deixando-a mais resistente e protegida.

No caso das brotoejas, uma das atitudes é tentar evitar a transpiração e o calor excessivo, escolhendo roupas leves e confortáveis e priorizando tecidos de algodão, que permitem uma melhor absorção da transpiração em relação aos sintéticos.

Em situações de calor excessivo, outra dica é deixar a criança sem fralda durante alguns períodos ao longo do dia. Procure manter a criança em locais frescos e arejados, na sombra e ao ar livre. Vale tudo para cuidar da saúde e do bem-estar do seu filho!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Comentários

  1. Muitooo bom o artigo, ótimo conteudo de fácil entendimento. Obrigadoo pelo conteudo maravilhoso !!!

  2. carla beatriz disse:

    Muito obrigada, eu tava esquecendo de usar pomada!

  3. muito bom o artigo serviu para tirar minhas duvidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados