Assim como o desfralde diurno, não há uma idade certa para fazer o desfralde noturno. Há quem tire a fralda do dia e da noite ao mesmo tempo, há quem prefira esperar mais. Já ouvi as mais diversas experiências.
Na minha opinião e experiência, sempre esperei para começar a fazer o desfralde noturno depois que a criança passou vários dias sem molhar a fralda à noite. Algumas semanas acordando com a fralda seca é um sinal de que o corpo já está segurando a vontade de fazer xixi mesmo com a criança dormindo.
Aqui em casa, finalizamos o desfralde noturno quando a Ana Júlia estava com quase 4 anos, mais de um ano e meio depois de tirar a fralda do dia.
Além de acordar com a fralda seca com frequência, outro sinal de que a criança pode estar pronta para o desfralde noturno é quando ela começa a acordar de madrugada sem motivo aparente. Experimente levá-la ao banheiro quando isso acontecer. Pode ser o corpo indicando para seu filho de que ele precisa fazer xixi!
Se você sente que seu filho já está pronto para essa próxima etapa, vá em frente! Existem algumas coisas que podem ajudar nesse processo.
O bom de fazer o desfralde noturno após o a criança já ter tirado a fralda durante o dia é que ela já sabe o que é “fazer xixi” e você pode incluir isso na rotina. Antes de ir para a cama, tem que passar no banheiro esvaziar a bexiga.
Outra atitude indicada é diminuir a quantidade de líquido que a criança toma duas horas antes de ela ir dormir. Com a Ana Júlia, eu mantive a mamadeira à noite e não tivemos problemas.
Uma opção interessante é utilizar uma calcinha/ cueca absorvente própria para desfralde. A ideia é que, caso a criança faça xixi à noite, acorde e vá ao banheiro, com o mínimo de bagunça no colchão e nos lençóis. Claro que existem crianças que não acordam mesmo molhadas. Mas são a minoria.
Há lençóis descartáveis, tapetinhos higiênicos de cachorro, protetor impermeável de colchão… Use desses artifícios para diminuir os estragos em caso de vazamentos noturnos! Eles podem acontecer e prevenir é melhor que remediar.
Sei que é difícil e que a gente está com bastante sono, mas, se acontecerem acidentes na madrugada, evite ao máximo brigar. São acidentes! Compreensão e carinho são essenciais.
Leia também:
Quando e como tirar a mamadeira?
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais