Para Mães e Pais desfralde noturno

Como fazer o desfralde noturno

3 de outubro de 2018

Assim como o desfralde diurno, não há uma idade certa para fazer o desfralde noturno. Há quem tire a fralda do dia e da noite ao mesmo tempo, há quem prefira esperar mais. Já ouvi as mais diversas experiências.

Quando fazer o desfralde noturno

Na minha opinião e experiência, sempre esperei para começar a fazer o desfralde noturno depois que a criança passou vários dias sem molhar a fralda à noite. Algumas semanas acordando com a fralda seca é um sinal de que o corpo já está segurando a vontade de fazer xixi mesmo com a criança dormindo.

Aqui em casa, finalizamos o desfralde noturno quando a Ana Júlia estava com quase 4 anos, mais de um ano e meio depois de tirar a fralda do dia.

Sinais de que a criança está pronta para o desfralde noturno

Além de acordar com a fralda seca com frequência, outro sinal de que a criança pode estar pronta para o desfralde noturno é quando ela começa a acordar de madrugada sem motivo aparente. Experimente levá-la ao banheiro quando isso acontecer. Pode ser o corpo indicando para seu filho de que ele precisa fazer xixi!

Como fazer o desfralde noturno

Se você sente que seu filho já está pronto para essa próxima etapa, vá em frente! Existem algumas coisas que podem ajudar nesse processo.

Fazer xixi antes de dormir

O bom de fazer o desfralde noturno após o a criança já ter tirado a fralda durante o dia é que ela já sabe o que é “fazer xixi” e você pode incluir isso na rotina. Antes de ir para a cama, tem que passar no banheiro esvaziar a bexiga.

Diminuir líquido à noite

Outra atitude indicada é diminuir a quantidade de líquido que a criança toma duas horas antes de ela ir dormir. Com a Ana Júlia, eu mantive a mamadeira à noite e não tivemos problemas.

Calcinha/ cueca absorvente

Uma opção interessante é utilizar uma calcinha/ cueca absorvente própria para desfralde. A ideia é que, caso a criança faça xixi à noite, acorde e vá ao banheiro, com o mínimo de bagunça no colchão e nos lençóis. Claro que existem crianças que não acordam mesmo molhadas. Mas são a minoria.

Proteja o colchão

Há lençóis descartáveis, tapetinhos higiênicos de cachorro, protetor impermeável de colchão… Use desses artifícios para diminuir os estragos em caso de vazamentos noturnos! Eles podem acontecer e prevenir é melhor que remediar.

Não brigar

Sei que é difícil e que a gente está com bastante sono, mas, se acontecerem acidentes na madrugada, evite ao máximo brigar. São acidentes! Compreensão e carinho são essenciais.

Leia também:
Quando e como tirar a mamadeira?

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

PUBLICIDADE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 9 anos, e Ana Júlia, 4 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados